LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Homem morre em fábrica da Apple por excesso de trabalho

12 de março de 2015 83


Tian Fulei, 26 anos, operário da Pegatron, morreu por excesso de trabalho nas proximidades de Xangai, na China. O homem foi encontrado morto em um dos dormitórios que dividia com outros operários, no dia 3 de fevereiro. Segundo a família, Tian parecia saudável até o dia de sua morte.

Ele trabalhava na produção de iPhones e supostamente sofreu um colapso após trabalhar em turnos de 12 horas diárias num período de sete dias por semana, de acordo com informações divulgadas pelo Mail Online.

A Pegatron, atualmente, é uma das maiores e mais importantes fábricas de produtos da Apple. A empresa nega que o ambiente de trabalho tenha contribuído para o ocorrido, e segundo a irmã da vítima, ZIan Zhoumei, ela não deixou que o jovem guardasse o documento com registro das cargas horárias mensais.

A fábrica havia prometido aos familiares de Tian uma indenização de 15 mil yuans (cerca de R$ 7.400), que após as negociações mediadas pela polícia foi reajustada para 80 mil yuans (ou cerca de 40 mil reais).

A explicação da empresa foi que ele não foi trabalhar naquele dia, porque disse estar com um resfriado e ficaria descansando no dormitório”, disse a irmã do operário em entrevista ao Mail Online. A família do rapaz, no entanto, não se conformou com a resposta da Pegatron.

O operário vem de uma família tradicional de camponeses e recebia um salário mensal (fixo) de 1.800 yuans (aproximadamente R$ 900), mas sempre fazia horas extras para bancar as despesas de seu casamento, que estava marcado para maio deste ano.

A política interna da Apple proíbe que os funcionários ultrapassem a carga de 60 horas de trabalho semanais. No entanto, um relatório divulgado da ONG China Labor Watch (CLW) mostrou que trabalhadores de fábricas da Pegatron ultrapassaram esta marca nos meses de setembro, outubro e novembro de 2014.

O mesmo relatório da CLW mostrou também que muitos funcionários ultrapassaram o limite máximo de 36 horas extras mensais no mês de novembro, chegando até 95 horas extras.


83

Comentários

Homem morre em fábrica da Apple por excesso de trabalho
  • Lucrar e lucrar e lucrar.Esse é o lema da Apple.Nem é mais capitalismo selvagem, é vampirismo isso.

      • Por que será que a Apple não abre fábricas nos EUA, deve ser por que ia ir à falência com o pagamento de multas por infringir as leis trabalhistas.

          • "A política interna da Apple proíbe que os funcionários ultrapassem a carga de 60 horas de trabalho semanais."
            não é obrigado a fazer 60h/semana

              • e mesmo essa política interna da Apple de 60 horas é absurda.

                • enquanto houver terceirização, esses episódios continuarão acontecendo.

                  • Engraçado o fato de que vários chineses morrem pelo mesmo motivo e não da esse alarde todo, mas só pelo fato de ser da Apple (ou qualquer outra marca FAMOSA) todos comentam...

                    • Arei por aqui mas acho que a culpa é da dilma e do pt

                      • Aprendam aí seus noobs China+trabalho= escravidão.

                        • Apple = personificação do capeta.

                          • A Apple também tem responsabilidade moral sobre essa ocorrência. Pelos preços absurdos e mercenários dos seus excelentes produtos para países de 3º Mundo (incluido aí a China) bem que ela poderia, sim, interferir na política trabalhistas das empresas que lhe prestam serviços a fim de garantir aos seus "escravos" um mínimo de condições humanas de trabalho com remuneração condizente a fim de evitar o excesso de horas extras, coisas típicas de países capitalistas que a China finge combater até hoje... Ser Comunista assim é outra coisa, os "cumpanheiros" daqui que o digam...

                              • Oxoxoxoxoxo a Apple ta ganhando dinheiro, pras fabricantes só importa isso, quando vai ver eles nem sabem que tem gente morrendo de tanto trabalhar lá dentro.

                                  • Na China tem muitos habitantes, por isso essa negligência em leis internas da Apple podre...É, não dá para negar que os smartphones da marca são lindos, mais a negligência, é sem pena e sem pudor!

                                  • A Apple vende os iPhones matando gente, lá nas fábricas, os cara morre de tanto trabalhar fabricando iPhones, aqui fora os leigos morrem tentando pagar os iPhones.

                                    • E se alguém deseja saber sobre trabalho escravo no Brasil tem um site bacana que vale a pena sua leitura num dia qualquer: o nome é reportebrasil .

                                        • Muito sensacionalismo isso, pegatron não é da Apple... mesmo coisa que eu ir comprar salada e pensar que alguém está se ferrando na colheita...

                                            • Mas é assim mesmo. As pessoas tem que ser conscientes com essas coisas! E se essa empresa presta algum serviço como terceirizada para a Apple, então a Apple é co-responsável sim. Afinal, ela está terceirizando um serviço que deveria ser da Apple. Portanto, é lógico que a Apple é co-responsável por tudo o que acontece com os funcionários dessa terceirizada! Pelo menos referente aos trabalhadores, incluindo condições de trabalho e horas trabalhados. Assim com o meio-ambiente também. A Apple é co-responsável por tudo isso.

                                              Contudo, só se for um serviço terceirizado pela Apple. Ou seja, um serviço que deveria ser feito pela Apple mas ela não faz e terceirizou isso, contratando outra empresa para realizar esse serviço. Agora, se for apenas fornecimento de peças. Então a Apple não tem culpa nenhuma. Mas se for uma terceirização, tipo, os chips Ax da Apple que é terceirizada pela Samsung, e outras empresas, a montagem dos iPads e iPhones pela Foxconn, tudo o que acontece com os funcionários dessas empresas que na verdade estão terceirizando para a Apple, a Apple é co-responsável pelos funcionários e o meio-ambiente também.

                                                • Ninguém falou que é dela e sim uma das maiores produtoras que se tem na China '-'

                                                • E se alguém deseja saber sobre trabalho escravo no Brasil tem um site bacana que vale a pena sua leitura num dia qualquer:

                                                    • Eu acho que a pessoa pode ser o que ela quiser, desde quê na sua trajetória de vida, ela não impeça e nem prejudique o desenvolvimento da outra. Essa questão da escravidão com o que os trabalhadores são submetidos na China já é de conhecimento de todos, a não ser que vc caro amigo não goste de se vestir com aquela roupa de marca , aquele Smartphone da modinha e acha que tá tirando onda. E não faz questão de saber de onde vem aqueles produtos , já que o importante é só consumir, o dinheiro é meu e os outros que se fodam , agora a real mesmo é que Nós sabemos que muita gente se fode legal para que o nosso mundinho seja mais interessante. Então quer dizer que eu não vou poder usar a minha roupa de marca e meu Smartphone , porque eu descobrir que criancinhas da china estão trabalhando feito animais e morrendo de tanto trabalhar , ai eu penso aonde chegamos com isso , o porque disso , pessoas sofrendo de uma forma desumana, e muitos reclamando da vida, com comida fresquinha da mamãe e chocolate quente a noite. O mundo é isso , toda essa ostentação sem significado algum, é viver na loucura sem enlouquecer, e o que nós fazemos de melhor, reclamar e pensar nos nossos próprios umbigos, e o pior tb é ver fanboy defendendo essa maldita.

                                                        • Se você usa Nokia em seu nick, como chamar os outros de Fãboys?
                                                          Advinha porque a NOKIA transferiu todas as sua fábricas para a China?
                                                          Cada ideia...

                                                            • E outra coisa , casos assim suicídio e mortes e más condições de trabalho foram relacionados aos produtos produzidos para a Apple, pelo menos os mais expostos pra mídia, eu nunca ouvir falar sobre o mesmo problema com a Nokia pois se isso nunca ocorreu com certeza a Nokia deu um respaldo maior para os funcionários, coisa que a apple não faz, então acho que vc tá meio desinformado Estanduarte, é cada ideia.!!!

                                                                • cara vc é um vacilão, olha uma citação da matéria: um trabalhador sofreu um colapso após trabalhar em turnos de 12 horas diárias num período de sete dias por semana, de acordo com informações divulgadas pelo Mail Online !! E vc me perguntando porque eu uso um Nick com nome Nokia , eu não sei de onde vc é, mas eu acho que vc é meio sem noção, que eu saiba o que eu escrevi em nenhuma parte eu defendi marca alguma , eu me referi completamente sobre a matéria e sobre o absurdo de estarmos vivendo tudo isso a troco de uma vidinha mais decente, onde que do outro lado da corda, sempre terá alguém se ferrando para que isso funcione , e com certeza ninguém, além de vc EstanDuarte sabe das movimentações do mundo, é cada um que aparece aqui.

                                                                    • Pois é né cara

                                                                      • Só li verdades

                                                                        • Sério isso '-'? Apple e suas escravidões!

                                                                            • Como são as coisas né, o cara trabalha para uma empresa que deve entregar um serviço a Apple, mas o pessoal culpa a Apple por que a empresa para entregar tais serviçoes realiza este trabalho "escravo", sendo que ninguém é obrigado a fazer isso, não aguenta? pede demissão... isso é muito diferente de trabalho escravo, a culpara não é a Apple mas sim a gestão dessa pegatron que quer economizar com mão de obra, e como se isso não acontecesse no Brasil ou em outras empresas mundo a fora.

                                                                              • A Apple é completamente responsável por isso. Já que eles estão trabalhando para a Apple. Cada produto Apple que está na loja, tem o sangue de algum chinês mal pago e agora, como se não bastasse o trabalho excessivo, péssimas condições de trabalho e salário de fome, eles morrem, literalmente!


                                                                                Ou seja, agora há "sangue" em cada produto Apple disponibilizado no mundo. E olhe que os produtos não são nada baratos!

                                                                                  • ela q resolveu contratar a foxconn a empresa mais suja q temela faz os funcionarios de escravos, e nao e so na fabricação da apple é em tudo o q ela faz. eles tratam mal até os br não é so nachina

                                                                                  • Sob o chicote.

                                                                                      • E o pior é que, além de trabalhar demais, eles ganham uma miséria por dia de trabalho. E a Apple vende por um preço exorbitante seus produtos. Maldita Apple! E as pessoas não veem isso. Lamentável.

                                                                                          • TRABALHO ESCRAVO apple

                                                                                              • VAMOS TODOS ESCREVER "TRABALHO ESCRAVO" EM QUALQUER NOTÍCIA DA APPLE NOS FÓRUNS!

                                                                                                • Enquanto isso... No outro lado do mundo quando se fala da Apple a única palavra que vem na mente (vazia) de alguns é: OSTENTAÇÃO.

                                                                                                  MALDITOS DESGRAÇADOS!!!

                                                                                                    • Na china né....

                                                                                                      • Q coisa triste. O pior é q não vão fazer nada, eles tratam essas pessoas como se fossem um material descartável e q pode ser substituído a qualquer momento. Ate q ponto essa empresa vai chegar

                                                                                                        • morreu por ser escravo da Apple... LAMENTAVEL !!!

                                                                                                          • a apple deve ter um pacto com o Demo.
                                                                                                            contrato: Me de todo o sucesso do mundo que eu te dou uma alma por mês.
                                                                                                            kkkkkkkkk

                                                                                                            ta na hora de alguém por um fim nisso. O que mais falta acontecer pra alguma autoridade fazer algo a respeito ?

                                                                                                              • Nestante chega o Vanilla aqui pra defender a Apple. Se fosse qualquer outra fabricante eu não iria me surpreender, já que todas só vizam dinheiro, mais a vagabundagem dessa Apple e a cara de patife do CEO dela, é incomparável com qualquer outra fabricante.

                                                                                                                  • Já está na hora da ONU se manifestar

                                                                                                                      • ONU só existe para os EUA negligenciar seus próprios atos, frear e espionar outros países. Quem não sabe disso...

                                                                                                                          • A ONU foi criada por seis americanos.

                                                                                                                              • A ONU foi re-criada em 1945 pelos Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia e República da China, em substituição à falida e fracassada Liga das Nações que se afundou na 2ª Guerra Mundial. É por essas e outras que os fundadores não aceitam mais ninguém no Conselho de Segurança que é representado hoje por 15 membros, mas apenas 5 tem o poder permanente de veto, e como não poderia deixar de ser são, novamente: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (ex-União Soviética) e a República Popular da China, que vivem fingindo inimizades entre eles, mas que na verdade são os donos absolutos do Mundo chamado Terra, até quando Deus assim o permitir...

                                                                                                                              • realmente! Já chega dessas noticias

                                                                                                                                • A maçã podre não liga a mínima para seus trabalhadores, ela só quer dinheiro e fama. Ela já é conhecida por esse tipo de prática a tempos, e se não fiscalizarem essa maldita isso não vai mudar nunca.

                                                                                                                                    • Não é à toa que essas empresas justificam os altos impostos e encargos trabalhistas brasileiros como explicação para não terem fábricas no nosso país. Eles não fariam isso aqui. Bom, isso enquanto não mudarem a CLT...

                                                                                                                                      • ESCRAVOS DA MAÇÃ

                                                                                                                                          • Maldita empresa!!! Malditos adoradores dessa maldita marca!!!

                                                                                                                                              • NUSSAQUERO VER AGORA !!!COMPREM SEUS PRODUTOS APPLE PATROCINADOS PELA ESCRAVIDÃO!ESCRAVIDÃO!!!!

                                                                                                                                                  Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                                                                                                  Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                                                                                                  Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                                                                                                  iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo