LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Eis o motivo do relógio inteligente da Apple não se chamar iWatch

14 de abril de 2015 4

A possibilidade da Apple lançar um relógio com funções similares às presentes no iPhone e iPad é antiga. A companhia sediada em Cupertino, Estados Unidos, se tornou a marca mais valiosa do mundo, portanto é normal querer participar da maioria dos segmentos da tecnologia. Como já atua no mercado de dispositivos móveis há algum tempo, seria sensato imaginar um acessório inteligente com o logotipo da maçã estampado em sua traseira. Isso realmente aconteceu, porém a existência de tal produto rompeu um paradigma praticado severamente pela empresa cofundada por Steve Jobs.

iPhone, iPad, iPod... É comum associar os eletrônicos que começam com a letra 'i' à Apple. Entretanto, seu primeiro gadget vestível estreou comercialmente com o nome de Watch, contrariando o famoso padrão da gigante norte-americana. Antes mesmo do lançamento do pequeno aparelho, os vazamentos o tratavam como iWatch, algo que se torna comum ao analisar a história da criadora de Macbooks. A mudança repentina não aconteceu por acaso, foi mais como uma obrigação por parte da Maçã. Pelo menos é o que indicam as últimas informações sobre o assunto.

O feitiço se volta contra o feiticeiro... Ou melhor, feiticeira

Nas informações primordiais sobre o primeiro relógio inteligente da Apple, o modelo foi chamado de iWatch por quase todas as fontes envolvidas na grande quantidade de vazamentos. Watch, entretanto, foi a conclusão.

Apple é conhecida por sempre estar envolvida em uma disputa judiciária por causa de patentes. Seja contra corporações sérias ou até mesmo 'patent trolls', que registram documentos apenas para lucrar depois, a gigante de Cupertino bate de frente quando quer utilizar uma tecnologia. Todavia, essa é justamente a razão do Watch possuir tal nome. Acontece que em 2012, a companhia OMG Electronics decidiu se inscrever no escritório de direitos autorais dos Estados Unidos da América a fim de obter a licença do 'iWatch', pois estava buscando fundos publicamente em um projeto de relógio no IndieGoGo, site similar ao KickStarter.

O registro impossibilitou que um iWatch fosse lançado pela Maçã, usando o genérico de Apple Watch em todos os locais onde atua oficialmente. Na Suíça, por outro lado, uma fabricante de relógios de luxo, Leonard Timepieces, detém o título 'Apple Watch', fato que causará o adiamento das vendas do gadget vestível com iOS no país. Nos demais países, como nos EUA, onde a pré-venda já começou, já é possível reservar uma unidade do dispositivo diminuto, com preços partindo de US$ 349, ou R$ 1.090 na cotação atual, desconsiderando os impostos brasileiros. É, parece que o feitiço se virou contra a feiticeira.


4

Comentários

Eis o motivo do relógio inteligente da Apple não se chamar iWatch

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo