LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iOS 9 e Touch ID têm falha que permite a qualquer um ver seus contatos e fotos

22 de setembro de 2015 5

Uma falha de segurança envolvendo um iPhone com iOS 9 e o Touch ID, sensor biométrico da Apple, foi encontrada por Jeff Benjamin do site iDownloadBlog e pode preocupar (bastante, diga-se de passagem) proprietários do dispositivo. Mesmo com código de bloqueio e com o Touch ID para liberar o acesso ao celular, a falha permite que qualquer usuário tenha acesso às suas fotos, mensagens e aos seus contatos, mesmo sem desbloquear o dispositivo.

Como citado por Benjamin, os editores do site relutaram em publicar o artigo informando que a falha existe por causa da repercussão que isso pode ter e, é claro, pelo fato de que usuários maliciosos podem aplicar a técnica apenas para obter acesso a informações privilegiadas.

Todo o tipo de informação que pode ser visualizada pelo iPhone rodando iOS 9, no entanto, não pode ser compartilhada por este método, que apenas as exibe aos usuários em uma interface limitada. Os vídeos continuam restritos, embora sua biblioteca de fotos fique exposta.

Por ser um processo extremamente simples, certamente algumas pessoas irão utilizá-la para o mau. Assim como o artigo original, considere esta uma informação de interesse público para que os usuários fiquem alertas com seus iPhones. Benjamin também publicou um vídeo mostrando que a falha realmente existe e que pode ser algo muito prejudicial.

Existe uma maneira de evitar o problema

Se você possui algum modelo do iPhone com Touch ID, a recomendação é não ficar em pânico e mantê-lo por perto, é claro, evitando sempre deixá-lo na mão de estranhos. Mas se você é do tipo que sempre pede aos amigos para darem uma "olhadinha" no seu iPhone enquanto faz alguma outra coisa, existe um método capaz de evitar constrangimentos.

Você precisará desativar a Siri na tela de bloqueio para que o problema seja evitado. Como visto no vídeo acima, a assistente virtual é essencial para que a façanha aconteça. Para isto, vá em "Ajustes" e em seguida na opção do Touch ID e de senhas; lá você encontrará um botão para ativar ou desativar a Siri enquanto seu celular está bloqueado. Basta revogar o acesso a este recurso e pronto, você estará seguro.

Imagem: iDownloadBlog.

É claro, os usuários não viverão para sempre com o peso deste bug em seus dispositivos. Se você é do tipo que utiliza a Siri enquanto o celular está bloqueado por longos períodos de tempo, naturalmente está esperando que a Apple lance em uma futura atualização, talvez antes do iOS 9.1, uma correção para o problema.


5

Comentários

iOS 9 e Touch ID têm falha que permite a qualquer um ver seus contatos e fotos
  • Engraçado, a lady caga não aparece agora, né?
    Filho feio não tem pai.

      • Pelo menos nesse caso só é possível ver fotos e contato, e para resolver é só desativar a Siri na tela de bloqueio. Ainda sim é uma falha bem chata, mas o Android esses dias também teve a mesma falha descoberta, mas um pouco mais grave pois permite desbloquear completamente o aparelho.

          • Todo e qualquer tipo de bug que afeta diretamente os usuários se torna bem chato. Vamos torcer pra que este, pelo menos, seja corrigido rapidamente.

              • Pois, como usuário de ambos os sistemas, confesso que me sinto mais seguro no ecossistema da Apple, mas ambos OS moveis estão deixando a desejar no quesito segurança com as recentes versões.

                Realmente é torcer, e esperar o melhor.

                Um grande ponto negativo, e que muita gente não vê, é que são 200 pessoas projetando o melhor para nosso uso e segurança, porém, são 200k procurando brechas pra se aproveitar do dinheiro dos outros.

                  • Exatamente! Como num artigo que publiquei hoje cedo, onde uns pesquisadores estão oferecendo um prêmio de US$ 1 milhão pra quem conseguir encontrar brechas no iOS 9 pra hackear o sistema sem ser por jailbreak.

                Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo