LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple pede desculpas após acusações de racismo com seis estudantes australianos

12 de novembro de 2015 8

As imagens divulgadas na última terça-feira (10) de um incidente no shopping Highpoint, em Melbourne, Austrália, vem provando uma série de discussões nas redes sociais. Um gerente da equipe da Apple Store local é visto dizendo claramente que está preocupado com a segurança do local após seis estudantes, todos eles negros, entrarem na loja.

No vídeo, que pode ser assistido logo a seguir, o representante da Apple diz duramente que os rapazes precisam deixar a loja porque ele tem medo de que alguns itens sejam roubados. O aluno que fez a filmagem, Francis Ose, publicou em seu Facebook: "Simplesmente racismo". Até o momento de publicação deste artigo, o vídeo continha mais de 62 mil visualizações no Facebook e desencadeou um debate tanto na rede social quanto no Twitter.

Um outro jovem que estava envolvido no incidente, Mohamed Semra, disse posteriormente no Facebook que a Apple e o gerente pediu-lhes desculpas pelo acontecimento e que os jovens estavam tranquilos em relação a isto. "[...] não há necessidade de levar isso adiante", escreveu ele.

A parte mais interessante do curto vídeo é que os jovens tentam protestar quanto a ação do funcionário da Apple, mas ele diz aos rapazes que aquilo não seria mais discutido e que eles precisavam deixar a loja. É possível ver de maneira clara que os jovens ficaram surpresos com tudo aquilo.

Todos os seis alunos estão matriculados no 10º ano do Colégio Maribyrnong, em Melbourne.

Nas redes sociais, usuários comentam que a Apple precisava se explicar rapidamente sobre o ocorrido e que isto não foi nada legal. Outros perguntam "e se eles fossem brancos?", pressupondo que os rapazes só foram expulsos da loja por um ato racista.


8

Comentários

Apple pede desculpas após acusações de racismo com seis estudantes australianos
  • O mais legal é o termo "A Apple precisa se explicar", como se fosse uma regra da Apple que toda vez que entrar um negro em uma loja, ele seja retirado dela.

    Quem tem que prestar satisfação é o gerente preconceituoso. E não só prestar satisfação, como também deve ser afastado e processado.

    Qualquer um que já trabalhou com público, sabe como tem gente preconceituosa, tanto por parte de funcionários, quanto por parte dos clientes. Cabe quando for por partes dos clientes, a polícia ser chamada e o cliente denunciado, e por parte da empresa, a mesma ação, e a demissão do funcionário.

      • Infelizmente o séc. XXI ainda não nos apresentou as suas verdadeiras evoluções. Do que adianta um mundo moderno se não existe pessoas "humanizadas"?

          • Ao invés do seu Cook ficar ficar metendo malho no produto dos outros dizendo que é ilusão. Deveria olhar pro próprio umbigo e sair da ilusão de que a Apple é uma empresa sensata e livre de certos preconceitos. Gerir a empresa e deixar de proferir falácias que acrescentam em nada.

              • E como a empresa vai prever ações futuras de funcionários amigo? Independente de qual seja a empresa, ela só pode tomar ação quando sabe de algo.

                  • Pode sim. Ela não é a sra. da justiça social? Empresa verde do milênio? Gasta milhões pela causa LGBT? Então pode sim investir em treinamentos de seus funcionários para que isso não ocorra.

                      • Nossa cara, que irracionalidade.

                        Desde quando uma empresa pode definir comportamento de alguém? Desde quando treinamento impede de alguém ser preconceituoso? Corrupto? Ladrão? Assassino?

                        Se é tão fácil assim, basta fazer um cursinho para ser um cidadão exemplar, estamos perdendo o tempo com cadeias e hospícios...

                          • Verdade. É irracionalidade quando se trata de Apple. A empresa perfeita. Que gasta milhões em causas Verdes, LGBT, sustentabilidade, justiça social...

                              • É irracionalidade quando se coloca a culpa sobre qualquer pessoa/coisa que não seja a causadora do problema. Simples assim.

                                Mas fazer o que, da mesma forma que empresas não mudam cabeça de funcionário que não pensa antes de falar ou agir, não sou eu que vou conseguir mudar seu pensamento.

                        Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                        Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                        Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                        iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo