
15 Janeiro 2016
22 de novembro de 2015 0
De acordo com um relatório da Wired, um manual foi descoberto por pesquisadores pela academia militar de West Point em fóruns on-line, usados pelos partidários do ISIS, com uma série de maneiras que os membros da rede terrorista poderiam evitar serem detectados. O manual parece ter sido inteiramente copiado do trabalho feito por um grupo de segurança do Kuwait para aconselhar os jornalistas e ativistas que trabalham na faixa de Gaza.
Os conselhos do manual de OPSEC (da sigla Operations Security) reproduzem em grande parte o conselho geral dado para quem quer evitar ser hackeado, seja por agências governamentais, malware, hackers, ladrões de identidade ou mesmo redes de publicidade que buscam criar o perfil de seus usuários.
Em grande parte, o manual faz o mesmo conselho dado em um guia de autoria da Electronic Frontier Foundation contra o uso de alguns dos mais utilizados provedores americanos de VPNs, ferramentas de bate-papo criptografado e outros serviços, particularmente o Instagram porque seu dono — Facebook — tem um histórico negativo sobre privacidade.
Da mesma forma o guia desaconselha o uso do WhatsApp, também do Facebook, que tem sido apontado por funcionários do governo como um dos serviços utilizados pelo ISIS para evitar a vigilância. Apesar do uso de criptografia pelo app, a Wired observou que uma firma de segurança alemã anteriormente relatou problemas com a forma como ela é implementada.
Os serviços desaconselhados são o BlackBerry Messenger; Messenger e WhatsApp do Facebook; Chat e Hangouts da Google; Skype da Microsoft; Secret; SnapChat e Yahoo Messenger. iMessage da Apple e FaceTime são "a melhor das opções de mercado de massa".
Embora os serviços da Apple sejam os mais recomendados, não há muita evidencia de que os membros do ISIS sigam à risca o conselho porque o grupo opera em regiões onde iPhones tem pouca penetração. Ainda que a Apple seja recomendada por grupos terroristas por oferecer maior proteção de dados nas comunicações, a companhia continua firme em afirmar que o terrorismo não é uma justificativa para abrir criptografia ou fornecer dados de usuários para o governo.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários