LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, OS X! Apple muda nome do sistema para macOS e anuncia Siri

13 de junho de 2016 6

A Apple anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (13), durante a WWDC 2016, a nova versão do sistema operacional para computadores Mac. Entre as mudanças, tivemos a confirmação da mudança do nome comercial, conforme apontavam os rumores. O OS X agora será conhecido por um nome mais parecido com outros sistemas da Apple: macOS. E a nova versão, a primeira a ser conhecida com a nova ordem, será o Sierra.

Quanto às mudanças na interface do usuários, a principal é a integração da Siri aos desktops e notebooks. Sim, a assistente virtual vai oficialmente se expandir, chegando ao último sistema da Apple onde ainda estava ausente. Também foram anunciadas inclusões no sistema, como um esquema de abas em todos os aplicativos, Auto Unlock, melhorias no iCloud, Universal Clipboard, Optimized Storage, Apple Pay e Picture in Picture. Então vamos explorar cada uma dessas oito novidades mais a fundo!

Siri chega à tela grande

Siri chega ao Mac

A apresentação deixou esta novidade por último, justamente por ser a mais importante. A Siri já estava presente em todos os outros sistemas da Apple. Ela nasceu no iPhone, e migrou para todos os dispositivos móveis com iOS, depois foi para o tvOS e para o watchOS. Faltava o Mac. Não falta mais.

O funcionamento é bastante parecido com o que o usuário já está acostumado da assistente virtual nos dispositivos móveis. Porém, por se tratar de um sistema mais complexo, o macOS confere um poder um pouco maior à Siri. É possível fazer buscas mais específicas por arquivos, e incluí-los em um programa facilmente. Ou faça uma busca por imagens na internet e inclua em uma apresentação, por exemplo. O envio de mensagens, emails e basicamente tudo o que já era feito no iOS estão presentes na tela grande. Basta pedir à Siri, presente como uma opção na barra de menu.

Outras novidades

Novidades o macOS Sierra

Entre as sete outras novas ferramentas ou melhorias apresentadas está a inclusão do Apple Pay no Mac. Claro que você não vai usar o computador para fazer compras no supermercado. O sistema será simples, facilitando as compras online. Como medida de segurança, a compra deverá ser autorizada pelo iPhone, via Touch ID, ou no Apple Watch. Simples e rápido.

As outras seis mudanças são:

  • Auto Unlock: o macOS Sierra será desbloqueado facilmente. Basta abrir o notebook ou ligar o computador com o Apple Watch em pulso e usar. Sem necessidade de digitar a senha.
  • Universal Clipboard: permite copiar um texto ou imagem no iOS e colar diretamente no computador.
  • iCloud: maior integração dos sistemas. Quer um desktop igual no Mac e no Macbook? Pronto. Que tal no iOS? Também é possível!
  • Optimized Storage: apague arquivos temporários, como cache de navegadores, com apenas alguns cliques. Remova arquivos antigos para a nuvem e libere espaço para arquivos novos. Ativar o recurso amplia o espaço no iCloud de 20 GB para 150 GB!
  • Picture in Picture: agora será possível assistir vídeos em um reprodutor flutuante, inclusive aqueles do YouTube! Redimensionável e sempre por cima de todos os outros programas.
  • Abas: nada mais de um monte de janelas de um mesmo aplicativo abertas. Tudo será nativamente organizado em abas, igual o que já acontece nos navegadores. E é nativo, não há necessidade de os programadores incluírem nos apps.

O macOS Sierra será lançado como prévia de desenvolvedores ainda hoje. O beta púbico estará disponível em julho e a versão pública será disponibilizada no outono do hemisfério norte, primavera aqui no Brasil. Será compatível com todos os Macs de 2010 e posteriores.


6

Comentários

Adeus, OS X! Apple muda nome do sistema para macOS e anuncia Siri

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo