LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasileiros desenvolvem aplicativo que permite acompanhamento de gastos de deputados

13 de julho de 2016 6

Para nos deixar informados dos gastos governamentais foi criado o Portal da Transparência, mas muita gente não o conhece e o Portal acaba sendo pouco utilizado. Para facilitar essa fiscalização, alunos da PUC-RS desenvolveram um aplicativo chamado "Meu Deputado".

Através do app, o usuário pode acessar todos os gastos como combustível, hospedagem e passagens aéreas, ver informações sobre a presença nas sessões, votos em algumas leis, comparar o comportamento dos deputados e acessar um ranking com filtros personalizados que permite visualização dos maiores gastos mensais em cada área.

Também é possível visualizar as notas fiscais e enviar um email com texto pronto indagando o político sobre seus gastos. As informações são públicas e atualizadas mensalmente.


O Meu Deputado foi desenvolvido depois de uma tarefa na Faculdade de Informática da PUC-RS em conjunto com o Instituto Eldorado. A ideia por trás da aula era construir apps que fossem de alguma forma úteis para a sociedade. O desenvolvimento aconteceu durante o programa da Apple Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD).

Segundo Claudio da Silva Dias Junior, um dos desenvolvedores do Meu Deputado,

A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações.

O aplicativo está na versão 1.2.1 e só é possível baixá-lo através de um aparelho com iOS. Não sabemos quando (e se) será desenvolvida uma versão para Android.


6

Comentários

Brasileiros desenvolvem aplicativo que permite acompanhamento de gastos de deputados
  • Começou bem, agora falta aprimorar, parabéns pela iniciativa! Com o tempo ele vai ficando melhor e mais completo, fazendo com que as "raposas" prestem mais atenção!
    Toda forma de fiscalizar é válida, o que não é válido são acéfalos imbecis que nada fazem para melhorar, a não ser criticar..
    No mínimo deve viver de bolsa família..

      • E o que tem de bom nisso!? Nessa bosta! Vai mostrar a roubalheira também?? Já sei vai acabar com a corrupção. Putz... Nego vagabundo sem ter o que fazer inventa cada uma.

          • Oh seu ignorante, você leu a parte que diz "O Meu Deputado foi desenvolvido depois de uma tarefa na Faculdade de Informática da PUC-RS"? Pelo visto não, né, burro? Nego vagabundo é quem fica sentado atrás do computador pagando de herói, entendido em tecnologia e que critica o trabalho alheio... Eles fizeram muito mais que você que deve estar aí só coçando e arrotando merda pela internet. Aliás, se o app é essa "bosta" que você diz, simplesmente não o baixe, ignorante. É por cause de gente como você que o Brasil está do jeito que está.

            • O que adianta só olhar se eles sempre escapam.

                • E o que vai dentro de meias e cuecas? Vai ter jeito? hehehehe

                  Cada deputado teria que andar com vários sensores e câmeras gravando tudo o que ele faz para a gente acessar a qualquer momento.
                  Tomara que a tecnologia chegue a esse ponto e que vire lei.

                    • Que preconceito é esse???
                      Deveria lançar nas duas plataformas!!!

                        Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                        Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                        Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                        iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo