LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Hissgate: este é o provável motivo de o iPhone 7 estar emitindo um barulho irritante

23 de setembro de 2016 33

Uma semana depois do início oficial das vendas do iPhone 7 nos primeiros países, é bem possível que você já tenha visto algo sobre o que ficou conhecido como #hissgate, um problema que acontece quando o aparelho, seja na versão básica ou na variante Plus, trabalha em carga máxima. O primeiro a trazer a questão à tona foi o podcaster Stephen Hackett, que postou um vídeo com o barulho gravado. Se você ainda não viu, confira abaixo:

A Apple até agora não se manifestou sobre a questão, e não há como saber ao certo o que está causando o problema. Porém, o site PhoneArena realizou uma análise dos componentes do iPhone 7 e, baseado em conhecimentos de eletrônica para tentar identificar a possível origem do barulho.

Primeiramente, vamos observar a placa de circuitos do smartphone da Apple. Nesta imagem, cortesia do desmanche do aparelho realizado pelo iFixit, podemos ver como o processador e outros chips ficam posicionados na placa-mãe. Abaixo do A10 Fusion, o “cérebro” do dispositivo, temos o modem, que faz a comunicação do dispositivo com a rede de dados móveis, enquanto os pequenos chips na parte de baixo são responsáveis por amplificar diversos sinais diferentes. Explica o PhoneArena:

Chips, no entanto, não podem trabalhar sozinhos. Eles são auxiliados por elementos externos – mais especificamente, os pequenos componentes pretos e marrons vistos na placa do iPhone. Eu não posso apontar o dedo a um culpado, mas é possível que um ou vários deles sejam a fonte do barulho indesejado.

Os dois lados da placa-mãe do iPhone 7

Continuando com a explicação, o texto cita que há um tipo específico de capacitores – os tais componentes pretos e marrons – que são “propensos à vibração”. São os capacitores cerâmicos de classe 2, que vibram quando a eletricidade está passando por eles. No caso de a intensidade do fluxo de eletricidade ser alto, a vibração de um ou mais capacitores pode acabar por causar um barulho perceptível pelo ouvido humano.

Devo reiterar que não estou completamente certo se um capacitor de baixa qualidade está por trás do #hissgate. A teoria acima é baseada em evidência e sintomas compartilhados online por usuários do iPhone 7, assim como meu conhecimento de como os eletrônicos funcionam.

O que o PhoneArena pode garantir é que, se sua teoria estiver correta, só há uma solução para o problema: trocar o dispositivo. Ao que parece, a Apple já está aceitando realizar a substituição caso o usuário leve o iPhone até uma assistência técnica se queixando do barulho, mesmo sem ainda saber exatamente o que está causando o chiado.

É bom notar, ainda, que este não é o único problema encontrado no iPhone 7 até o momento. Também há relatos de problemas envolvendo os novos fones de ouvido lightning e seu adaptador e perda de sinal nos iPhone 7 e 7 Plus, além da baixa qualidade nas chamadas de voz. Por enquanto, não parece haver nenhum caso sério que possa levar a um recall dos aparelhos, mas parece ser mais reclamações do que o normal para um aparelho recém-lançado. Vamos aguardar a manifestação da Apple sobre as questões e ficar de olho em quaisquer novidades.

  • O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

33

Comentários

Hissgate: este é o provável motivo de o iPhone 7 estar emitindo um barulho irritante

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo