LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Segredo revelado! iPhone 7 conta com mesma GPU usada na geração anterior

02 de dezembro de 2016 43

Apple nunca foi de passar detalhes técnicos sobre os seus produtos. Durante evento de anúncio do iPhone 7 e 7 Plus, a empresa apenas informou que seus novos smartphones trazem um novo chipset, o A10 Fusion, que promete um processador com o dobro de desempenho bruto e uma GPU 50% mais rápida comparada à geração anterior.

Após uma análise realizada pelo grupo The Linley, foi constatado que o iPhone 7 conta com a mesma GPU PowerVR GT7600 estreada no iPhone 6s. Para oferecer um ganho de 50% nesta geração, os engenheiros da Apple realizaram overclock nos seis núcleos gráficos da GPU fazendo com que a unidade atinja a velocidade máxima de 900 MHz.

O problema é que a GPU do iPhone 7 não consegue segurar esta velocidade por muito tempo. Quando o chipset começa a esquentar, o controlador térmico reduz a velocidade de operação, mesmo que você esteja rodando algum benchmark para medir o desempenho – como vimos em nosso teste. Este controle é bem agressivo e normalmente entra em ação após um minuto da GPU atingir a velocidade máxima.


Na próxima geração dos smartphones da Apple é esperado vermos a linha PowerVR 8 ser estreada pela empresa, que promete um salto maior em desempenho com grande foco em VR e suporte à API gráfica Vulkan. No entanto, Apple não demonstrou ter muito interesse nesta API, mesmo que ela seja a promessa para gráficos de consoles em smartphones.

Os engenheiros da Apple preferem modicar a PowerVR, produzida pela Imagination Technologies para tirar melhor proveito da API Metal da Apple, o que ajuda a otimizar o desempenho em jogos e adicionar efeitos mais realistas normalmente ausentes em títulos desenvolvidos com base no OpenGL ES.

No entanto, de acordo com o grupo The Linley, a PowerVR GT6700 modificada do iPhone 7 oferece um desempenho inferior ao da GPU Adreno 530 da Qualcomm encontrada no Snapdragon 820 e 821. De acordo com eles, a Adreno é capaz de oferecer uma melhor relação de desempenho-consumo.

Apple vem buscando atingir o mesmo nível de otimização com sua GPU como conseguiu com a CPU do A10 Fusion. Provavelmente veremos um salto muito maior em desempenho com o iPhone 8 que virá com o chipset A11 fabricado a 10nm.

  • O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

43

Comentários

Segredo revelado! iPhone 7 conta com mesma GPU usada na geração anterior

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo