LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ficção científica? Pesquisadores criam câmera menor que grão de sal

29 de junho de 2016 4

É comum ver micro câmeras em filmes de ficção científica e agora uma universidade está fazendo delas uma realidade. Cientistas da Universidade de Stuttgart desenvolveram um protótipo com três lentes e que possui 0,1016mm, o que a torna menor do que um grão de sal.

A micro câmera ganhou vida através de uma impressora 3D e possui revestimento em fibra ótica com a largura de dois fios de cabelo. Foi informado que o design, produção e primeiros testes levaram apenas algumas horas e ela é capaz de focar em objetos a apenas 3mm de distância.


Seu uso é esperado principalmente no campo médico, mas, devido às limitações de produção, foi dito que as lentes ainda não podem ser tão pequenas quanto necessário. No futuro, é esperado que seja possível injetar a micro câmera no corpo humano para verificar com maior precisão diversos órgãos e até mesmo o cérebro dos pacientes.

Além disso, também poderia ser utilizada como câmera de segurança, já que seu tamanho a permite ser implementada em monitores, drones, robôs e outros dispositivos. Por ainda estar em fase de testes, ela conta com problemas de fabricação e possíveis bugs, mas uma versão pública não deve demorar para ser anunciada.

Os pesquisadores da Universidade de Stuttgart também acreditam que impressões em 3D vão abrir portas para a criação de diversos outros dispositivos minúsculos. Sobre isso, o professor Harald Giessen disse:

O tempo da ideia, dos designs ópticos, modelos CAD, impressões em 3D de micro objetos será daqui a menos de um dia. Nós vamos abrir potenciais assim como os computadores fizeram na engenharia mecânica alguns anos atrás.


4

Comentários

Ficção científica? Pesquisadores criam câmera menor que grão de sal
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista