LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google cria esquema especial para "converter" interessados em grupos terroristas

07 de outubro de 2016 3

Ao invés de proibir os vídeos postados por grupos extremistas, como Estado Islâmico (EI), o Google tem uma nova estratégia: tentar mudar a mente de quem considera uma boa ideia se tornar um terrorista.

Gestado dentro do Jigsaw, uma espécie de think thank do Google, o projeto existe há um ano e foi batizado de Redirect Method (algo como "Método de Redirecionamento", em tradução livre).

E como funciona? O método usa uma combinação de algoritmos do Google e YouTube e graças ao Redirect Method disponibiliza anúncios customizados juntamente com resultados obtido ao buscar palavras-chave e frases que, segundo o Jigsaw, refletem interesse pelo EI.
Chefe de pesquisa e desenvolvimento de Jigsaw, Yasmin Green, resumiu a iniciativa:

A ideia surgiu quando observamos que há uma grande demanda de material na Internet sobre o EI, mas também há muitas vozes importantes que condenam esse discurso.

Esses anúncios redirecionam os usuários a canais do YouTube em árabe e em inglês que oferecem listas de reprodução de vídeos cujo objetivo é contrapor a "lavagem cerebral" do grupo extremista. Entre os vídeos, estão: depoimentos de ex-combatentes, declarações de líderes religiosos muçulmanos que denunciam a leitura radical do EI sobre o Islã, imagens gravadas às escondidas dentro do califado do grupo no norte da Síria e no Iraque e que mostram uma visão pouco romantizada de como se vive em lugares controlados pelo EI.

Os terroristas, inclusive, tentam também recrutar jovens através de chats em games. Telegram, Facebook e WhatsApp também costumam ser usados pelo criminosos.

O Google afirma que os resultados do projeto foram positivos: durante dois meses, mais de 300 mil usuários foram atraídas aos canais anti-EI no YouTube. A gigante tecnológica, inclusive, planeja agora ampliar o projeto para todas as ameaças extremistas nos Estados Unidos, tanto de potenciais recrutadores do EI quanto de supremacistas brancos.


3

Comentários

Google cria esquema especial para "converter" interessados em grupos terroristas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista