LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Matérias sobre "direito de ser esquecido" podem ser removidas de resultados de buscas da Google

20 de agosto de 2015 2

Parece que as matérias jornalísticas sobre o "direito de ser esquecido" podem também ser esquecidas pelo mecanismo de busca da Google. Nesta semana, a gigante de buscas recebeu uma ordem para remover links de algumas novas matérias sobre a lei que dá o direito de esquecimento, válida para cidadãos da União Europeia.

A lei europeia dá aos europeus o direito de pedir à gigante para remover links sobre eles, caso considerem conter informações inadequadas e irrelevantes. Porém, isso está se tornando polêmico e dando à companhia de Mountain View algumas dores de cabeça.

Um homem anteriormente pediu para a Google remover links que davam acesso a informações sobre ele, incluindo uma condenação por um delito de quase uma década atrás. A Google cumpriu a regra do velho continente e removeu de sua base de dados os tais links para os sites contendo essas informações.

Acontece que algumas matérias sobre a lei do "direito de ser esquecido" mencionaram o caso e, claro, o sujeito em questão. Ou seja, não adiantou muita coisa e o cidadão deve essas informações expostas, talvez de forma ainda pior. Ao buscar o nome do sujeito, essas matérias aparecem nos resultados.

Então, claro, o cidadão pediu para que a Google também removesse esses links. Mas há um problema, por que tratam-se de artigos jornalísticos que a companhia de Mountain View considera relevantes, e ela recusou-se a excluir dos resultados de buscas.

Segundo o órgão do Reino Unido que enviou a ordem à Google, a pessoa entrou com o pedido para remover apenas os links que mencionam o seu nome. Daí, vale chamar a atenção dos jornalistas europeus que não querem ter suas matérias sobre o assunto removidas das buscas da Google: não mencionar nome de pessoas que querem ser esquecidas.

A Google ainda teve que lutar contra o pedido da França, que queria que a companhia aplicasse globalmente medidas da lei do "direito de ser esquecido"


2

Comentários

Matérias sobre "direito de ser esquecido" podem ser removidas de resultados de buscas da Google
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista