
25 Outubro 2015
O Facebook continua a tentar implementar o seu polêmico projeto batizado de Internet.org, desta vez o novo vice-presidente de políticas de acesso móvel e global da rede social, Kevin Martin, explica que o Brasil está entre os candidatos paraa testar a tecnologia de acesso a partir de veículos aéreos não tripulados, ou drones. Ele também revelou que o anunciado projeto conjunto com o governo brasileiro ainda não avançou.
“Esses UAVs (do inglês unmanned aerial vehicles) podem ficar entre dois ou três meses sem pousar e ficam circulando sobre áreas permitindo a conectividade em áreas bem remotas. Procuramos um país para fazermos testes de três meses e o Brasil pode ser esse país. E mais até que um teste, é um país onde essa tecnologia faz sentido”, disse Martin em entrevista para o site Convergência Digital.
É bom lembrar que há pouco tempo, o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, se encontrou com Dilma Rousseff para discutir a implementação do projeto. Que já se faz presente na comunidade de Heliópolis, e que tem sido espalhado em diversas partes do mundo. Na ocasião do encontro, uma carta de repúdio escrita por diversas entidades e apresentada ao governo, pedindo que o mesmo respeitasse o Marco Civil da Internet e não permitisse que a iniciativa do Facebook fosse aplicada ao país.
O Facebook viola a neutralidade da rede com a sua proposta, ao distribuir uma internet que não é simplesmente livre, mas onde apenas certos sites são acessíveis. O grande problema é que existe uma distorção na forma como o Facebook está conduzindo o seu projeto. A rede social não é um serviço que a empresa de Zuckerberg nos oferece de maneira gratuita, muito pelo contrário, para cada usuário utilizando o Facebook a empresa ganha muito dinheiro em propaganda e serviços em cima dele.
Quando o Facebook distribui uma internet gratuita que tem como princípio só permitir que o usuário entre no próprio Facebook (e sites afiliados) ele está fazendo apenas propaganda de si mesmo e aumentando os números de sua receita. São as pessoas que acessam esse serviço que geram dinheiro para a rede social e não o contrário. Por esta razão, toda a filantropia por de trás da ideia de levar a internet as pessoas menos favorecidos acaba se tornando uma mentira, que foi contada tantas vezes que é possível que Mark realmente acredite nela.
Em todos os países onde o Internet.Org chega ele é rechaçado pelas instituições mais democráticas, que o enxergam como uma das maiores ameaças a neutralidade da rede.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários