LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Segundo IDC Brasil, vendas de tablets caíram em 20% este ano

25 de junho de 2015 5

Vários analistas já alertaram sobre a queda nas vendas de tablets no mercado mundial. A situação parece também incluir o Brasil, onde, de acordo com a IDC Brasil, as vendas destes produtos caíram em 20% no começo de 2015. Podemos culpar a alta do dólar, as diminuições do crédito e também a falta de confiança dos brasileiros na economia brasileira. O levantamento revela que entre os meses de janeiro e março foram vendidos 1,7 milhão de unidades no país, ou seja, aproximadamente 390 mil unidades a menos do que o mesmo período do ano passado.

“O número está abaixo dos dois milhões previstos para o período. Porém, diante do cenário econômico brasileiro, o resultado foi positivo”, afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil. Segundo ele, a alta do dólar gerou repasse de preços de até 17% em relação ao quarto trimestre de 2014, afetando as vendas para o consumidor final e para o mercado corporativo. “A tendência é o preço continuar subindo e as vendas caindo”, completa Hagge.

Temos que levar em conta que este tipo de produto não desperta mais tanto interesse nos usuários. A tendência atual do mercado é investir em smartphones com telas maiores, chamados de phablets, que cumprem o papel de celular e tablet em um só. “Temos visto que a procura pelo produto tem diminuído ao longo dos meses. Isso acontece por dois fatores: a má experiência de uso e a canibalização do mercado devido aos phablets e outros dispositivos com tela grande”, confirma Hagge. Claro, isso não significa que este tipo de produto vá, simplesmente, sumir do mercado. O analista da IDC Brasil alega que crianças e o setor de educação ainda são um público forte que investe neste tipo de produto.

A pesquisa da IDC também revela que do total de tablets vendidos no primeiro trimestre do ano, 41 mil unidades são do tipo híbrido – aqueles que servem como notebook e tablet. Esta categoria teve crescimento de 115% no último ano e deve continuar atraindo ainda uma boa quantidade de brasileiros. Deste total, 94% foram para o consumidor final, enquanto 6% voltado para o empresarial. A pesquisa também mostra que 70% dos tablets vendidos estão na faixa de preço de 500 reais ou menos.

Até o final do ano, a consultoria prevê que sejam vendidos 8,1 milhões de tablets e notebooks 2 em 1 com tela destacável, 14% a menos na comparação com o volume comercializado durante todo o ano de 2014. “Outra razão que fez com que revíssemos as nossas projeções foi o cancelamento de projetos de educação por parte do governo”, finaliza Hagge.


5

Comentários

Segundo IDC Brasil, vendas de tablets caíram em 20% este ano
  • Prefiro usar tablets para leitura. Não tenho a menor noçao de quantos livros comprei, entre laser e profissional, desde que comprei meu primeiro tablet. O problema é que os tablets não evoluem. É o mesmo snap 1,2 ghgz + 1 (ou 1,5) gb de ram + camera de 3 mb frontal, capacidade de armazenamento ridícula e toda a dificuldade do android de mover app + data para o sdcard (quando ele existe). Aí não dá mesmo vontade de atualizar.

      • e vai cair mais, eu mesmo nunca comprei um e nem penso em comprar.

          • Claro que irá cair e irá cair ainda mais, por isso a Microsoft apostou nos híbridos e se eu não me engano, ela foi a pioneira neste sentido, ou posso estar enganado, os Surface estão vendendo muito mais. Tablet Android que mais vendem são os de baixo custo, o meu sobrinho ganhou 3, porém não durou nada, e eram lentos, e só servia para jogos e nada mais, não tinha nada de especial, o povo viu que era jogar dinheiro fora, por isso estão investindo ou em Tablet híbridos, ou investindo em Phablet, que pelo menos tem uma proposta mais honesta.

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista