LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Segundo IDC Brasil, vendas de tablets caíram em 20% este ano

25 de junho de 2015 5

Vários analistas já alertaram sobre a queda nas vendas de tablets no mercado mundial. A situação parece também incluir o Brasil, onde, de acordo com a IDC Brasil, as vendas destes produtos caíram em 20% no começo de 2015. Podemos culpar a alta do dólar, as diminuições do crédito e também a falta de confiança dos brasileiros na economia brasileira. O levantamento revela que entre os meses de janeiro e março foram vendidos 1,7 milhão de unidades no país, ou seja, aproximadamente 390 mil unidades a menos do que o mesmo período do ano passado.

“O número está abaixo dos dois milhões previstos para o período. Porém, diante do cenário econômico brasileiro, o resultado foi positivo”, afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil. Segundo ele, a alta do dólar gerou repasse de preços de até 17% em relação ao quarto trimestre de 2014, afetando as vendas para o consumidor final e para o mercado corporativo. “A tendência é o preço continuar subindo e as vendas caindo”, completa Hagge.

Temos que levar em conta que este tipo de produto não desperta mais tanto interesse nos usuários. A tendência atual do mercado é investir em smartphones com telas maiores, chamados de phablets, que cumprem o papel de celular e tablet em um só. “Temos visto que a procura pelo produto tem diminuído ao longo dos meses. Isso acontece por dois fatores: a má experiência de uso e a canibalização do mercado devido aos phablets e outros dispositivos com tela grande”, confirma Hagge. Claro, isso não significa que este tipo de produto vá, simplesmente, sumir do mercado. O analista da IDC Brasil alega que crianças e o setor de educação ainda são um público forte que investe neste tipo de produto.

A pesquisa da IDC também revela que do total de tablets vendidos no primeiro trimestre do ano, 41 mil unidades são do tipo híbrido – aqueles que servem como notebook e tablet. Esta categoria teve crescimento de 115% no último ano e deve continuar atraindo ainda uma boa quantidade de brasileiros. Deste total, 94% foram para o consumidor final, enquanto 6% voltado para o empresarial. A pesquisa também mostra que 70% dos tablets vendidos estão na faixa de preço de 500 reais ou menos.

Até o final do ano, a consultoria prevê que sejam vendidos 8,1 milhões de tablets e notebooks 2 em 1 com tela destacável, 14% a menos na comparação com o volume comercializado durante todo o ano de 2014. “Outra razão que fez com que revíssemos as nossas projeções foi o cancelamento de projetos de educação por parte do governo”, finaliza Hagge.


5

Comentários

Segundo IDC Brasil, vendas de tablets caíram em 20% este ano
  • Prefiro usar tablets para leitura. Não tenho a menor noçao de quantos livros comprei, entre laser e profissional, desde que comprei meu primeiro tablet. O problema é que os tablets não evoluem. É o mesmo snap 1,2 ghgz + 1 (ou 1,5) gb de ram + camera de 3 mb frontal, capacidade de armazenamento ridícula e toda a dificuldade do android de mover app + data para o sdcard (quando ele existe). Aí não dá mesmo vontade de atualizar.

      • e vai cair mais, eu mesmo nunca comprei um e nem penso em comprar.

          • Claro que irá cair e irá cair ainda mais, por isso a Microsoft apostou nos híbridos e se eu não me engano, ela foi a pioneira neste sentido, ou posso estar enganado, os Surface estão vendendo muito mais. Tablet Android que mais vendem são os de baixo custo, o meu sobrinho ganhou 3, porém não durou nada, e eram lentos, e só servia para jogos e nada mais, não tinha nada de especial, o povo viu que era jogar dinheiro fora, por isso estão investindo ou em Tablet híbridos, ou investindo em Phablet, que pelo menos tem uma proposta mais honesta.

            Economia e mercado

            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos