LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasília estudará maneira de fiscalizar o Uber; motoristas podem ser autuados pela polícia

06 de agosto de 2015 20

Imagem: Agência Brasília (Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg).

Em Brasília, o Projeto de Lei que previa a proibição do Uber e de aplicativos similares foi vetado pelo governador do Estado, Rodrigo Rollemberg. A decisão do chefe do Executivo também traz uma comissão que será constituída por vários órgãos do governo e estudará a possibilidade de regulamentação do serviço de transporte particular.

O objetivo é convidar a sociedade civil organizada para discutir não apenas questões que envolvem o Uber, mas também toda a legislação que norteia o transporte privado remunerado.

Nos próximos três meses o grupo selecionado tentará propor uma solução para a funcionalidade do aplicativo no Estado. Mas, apesar do Projeto de Lei ter sido vetado, isto não significa que os veículos do Uber estejam autorizados a circular em Brasília.

O Uber não é regulamentado, e como previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro, o transporte remunerado de pessoas para esse fim é definido como infração média. Assim sendo, os motoristas que continuarem transportando as pessoas pelo serviço poderão ser autuados pelas autoridades de trânsito.

O Detran e a Polícia Militar continuarão com a fiscalização do serviço, e como estabelecido pelo artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro, sanções como multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) serão aplicadas aos motoristas do serviço se autuados transportando pessoas particularmente sem licença.

Como citado pela Agência Brasília, o "governo de Brasília destaca que, apesar da restrição ao Uber, não permitirá qualquer tipo de violência contra motoristas e passageiros, seja qual for o serviço de transporte utilizado." Pra quem tem memória fraca, na segunda-feira (3) um grupo de manifestantes obrigou um casal a descer de um carro da Uber para entrar em um táxi durante uma manifestação no Distrito Federal, com graves ameaças de quebrar o carro do motorista.

O passageiro que estiver transitando dentro de um carro da Uber que for parado por alguma autoridade de trânsito de Brasília não sofrerá nenhum tipo de sanção, mas o motorista será autuado com base no artigo 231, que estabelece retenção do veículo e multa.


20

Comentários

Brasília estudará maneira de fiscalizar o Uber; motoristas podem ser autuados pela polícia
  • O serviço é uma carona, o cliente faz uma doação diramente para o uber via cartão de crédito, já que o dinheiro não passa na mão do motorista, não deveria ser caracterizado crime...

      • normam-bates, ilegal é ameaçar a integridade física e moral dos outros no meio da rua.

        então antes de ficar falando de ilegalidade, observe um pouco o outro lado da moeda.

        Abraços

          • Tem é que banir esse serviço pirata.

              • Tem que banir uma pinóia! Tem é que ganhar força! A proibição do serviço implicaria (indiretamente) no livre direito de ir e vir E (diretamente) no livre direito de escolha que estão previstos em lei por sinal!

                  • Sai daqui taxista, vai melhorar seu serviço...

                      • Então para ser contra o uber tem que ser taxista?
                        C é inteligente ein.

                          • Banir porque?

                              • Simplesmente porque não é regulamentado então faz concorrência desleal, se chegar a ser legalizado aí é outro assunto.

                                  • E pra você tudo tem que passar pela burocracia estatal? Sabe quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil? Se for regulamentado como você fala, cairão milhões de encargos, taxas, permissões e tributos que farão o custo do serviço ir para as alturas. Quem são taxistas para falarem sobre concorrência leal? Eles tem várias isenções de impostos na co.pra do carro novo ( coisa que motoristas do Uber não tem), se juntam com o governo e impedem a abertura de concorrência e tabelam preços. Se taxistas querem concorrência leal, eles que lutem pela diminuição de impostos e dos custos dos alvaras ( ou pela total extinção destes). Mas sabe porque os taxistas não lutarão por isso? Porque mancomunados com o governo eles podem impedir a total abertura de concorrência e oferecer o serviço porco, caro e precário que sempre ofereceram.

                                    • Whatsapp também não é regulamentado e traz concorrência desleal também contra as operadoras, quer o bloqueio do whats? Eu posso citar aqui diversos serviços do tipo que vieram pra facilitar a vida das pessoas e que não são regulamentados, a diferença desses serviços e que mesmo regulamentados, eles são e serão superiores aos serviços de táxi e mensagens de texto.