LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia N9 hands-on: o design é incrível, e o MeeGo também

27 de julho de 2011 108

O primeiro Windows Phone da Nokia deve chegar na europa até o final do ano, e no Brasil em no primeiro trimestre de 2012. Mas enquanto isso, os fãs da gigante finlandesa tem um novo gadget para se divertir: o Nokia N9, o primeiro e provavelmente último smartphone da empresa baseado no sistema operacional MeeGo.

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
Durante o Nokia Talk, evento que aconteceu ontem em São Paulo, pudemos passar um tempo com o aparelho e conhecer mais sobre ele e seu sistema. Há muitas coisas que gostaríamos de ter mais tempo para testar (quem sabe em breve), mas já conseguimos ter uma boa ideia de como ele se comporta e o que ele promete para o mercado. Vamos lá!

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
Para começar, aquilo que muita gente quer saber: preço e data de lançamento. Ele deve chegar em pré-venda pela loja da Nokia já em meados de agosto, mas no varejo e operadoras só em setembro. O preço não foi definido, mas a informação que temos é que ficará na faixa dos R$ 2.000 - o que o faz concorrer diretamente com tops de linha como o Galaxy S II.

Design
Quanto ao design, somos categóricos: o N9 é o smartphone mais bonito que já vimos, e seria ótimo se o Windows Phone Sea Ray tivesse o mesmo visual. O corpo é uma peça única feita todo de policarbonato e, segundo um funcionário da Nokia, é a prova de riscos, mesmo que você bata ele na mesa e arranque um pedaço, ele continua com a mesma cor. Obviamente não fizemos esse teste lá, então fica a palavra da Nokia.

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
Hardware
A tela AMOLED de 3,9" dá um toque especial ao design principalmente porque o aparelho não tem botões físicos na parte frontal, o que dá a sensação de que a tela simplesmente não acaba, apenas "se mistura" com o corpo. A câmera traseira tem resolução de 8 megapixels com as famosas lentes Carl Zeiss.

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
Ainda na parte do hardware, ele terá até 64 GB de memória, além de ser compatível com a tecnologia NFC. O processador, um ARM Cortex A8 OMAP3630 de 1GHz não é um dual-core, mas veremos a frente que isso não é um problema. Ele tem GPU PowerVR SGX530 e 1GB de RAM.

Software
A Nokia não deve lançar outros smartphones com MeeGo, como já sabemos, mas não exclui a possibilidade de utilizá-lo em outros dispositivos no futuro. Deixando isso um pouco de lado, vamos focar na experiência de uso do sistema.

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on

A tela inicial bloqueada mostra apenas um relógio. Com dois toques na tela, é exibido o wallpaper e já algumas notificações, como e-mails, mensagens ou ligações perdidas. Basta rolar o wallpaper para cima para desbloquear, ou ainda arrastar a notificação para o lado - dessa forma, o sistema já direciona automaticamente para as mensagens recebidas ou ligações perdidas.

Multi-tarefa
Os ícones arredondados são bem parecidos com os do Symbian Anna. Rolando a tela para o lado, vemos todos os aplicativos abertos. Basta clicar nele para restaurá-lo. O multi-tarefa do MeeGo não tem limitações, ou seja, você pode abrir quantos apps desejar de uma só vez. No aparelho que testamos, havia mais de 10 apps abertos simultaneamente, e ele não parecia engasgar ou ficar mais lento - o fato do processador não ser um dual-core não parece ter feito diferença nenhuma.

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on

A primeira vista, o multi-tarefa do MeeGo parece ser bem melhor do que o dos concorrentes como Android, iOS e Windows Phone, mas precisaríamos testá-lo melhor durante um tempo.

A transição entre os aplicativos é algo que gostaríamos de ver em outros sistemas. Mesmo enquanto você usa um aplicativo, por exemplo rodando um vídeo, basta deslizar o dedo para o lado e ver uma outra tela com todos os apps abertos, enquanto o vídeo continua tocando em metade da tela. Veja a imagem abaixo para entender melhor.

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
Mudando de tela, basta deslizar o dedo novamente para voltar ao vídeo, que estará ali, esperando para ser tocado novamente. Para fechar aplicativos abertos, basta tocar e segurar por dois segundos, e um "x" vermelho aparecerá em todos os apps abertos, para serem fechados.

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
Com um movimento de dois dedos pinch to zoom, você pode organizar essa tela em duas ou três colunas.
Sem botões
Apesar de conferir um design único ao N9, a ideia de um celular sem botões na parte frontal pode não ser muito prática. Como já estamos acostumados com isso, custou um pouco para entender como o MeeGo pode gerenciar a tarefa. No fim das contas, não é tão complicado assim - basta apenas se acostumar com os gestos.

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
Para voltar ao menu principal, por exemplo, basta rolar a tela para o lado. Para ter acesso a ícones de atalho, basta rolar a tela um pouco para cima, e 4 ícones já aparecem no rodapé, como se substituissem os botões físicos.

Aplicativos
É aqui que está o maior problema do Nokia N9 e do MeeGo. Sendo esse o único smartphone com a plataforma, não veremos uma boa quantidade de apps compatíveis com o sistema, mesmo que para desenvolvê-los os programadores possam usar o QT, mesmo software utilizado para o Symbian e outras plataformas.

Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
O Nokia N9 vem com bons apps já pré-instalados, como já detalhamos aqui. Por isso, a falta de apps pode não ser um problema para usuários finais que não tem o costume de sair procurando por novidades nas lojas de aplicativos.

Outros problemas
Além de não possuir um ecossistema forte, há alguns problemas que poderiam ser resolvidos no MeeGo. Não é possível ,por exemplo, criar pastas para organizar os aplicativos. Se você tiver muita coisa instalado, o menu principal vira uma bagunça. A tela inicial também não oferece muitas opções de customização. Por fim, o preço elevado no Brasil não deve atrair muitos consumidores.

No final, fica a sensação de que a Nokia até poderia ter apostado mais no MeeGo, em detrimento do Symbian, mesmo apesar de não ser ainda uma plataforma madura, que precisa de ajustes. Mas como sabemos que esse não será o caso, torcemos para que a empresa faça um bom trabalho e ajude a melhorar ainda mais o Windows Phone.
  • O Nokia N9-00 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia N9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

108

Comentários

Nokia N9 hands-on: o design é incrível, e o MeeGo também
  • Pelos comentários e pelas especificações, o N9 parece ser muito bom. Pena que conforme percebi, ja foi fabricado morto-sem intenção de dar continuidade ao meego. O problema que vejo ta é ai... Apesar de me parecer ser um excelente smart, tem vida curta sem o devido investimento expansivo no meego, que pelos comentários poderia mesmo ser continuado em segundo plano e focando o wp7 como o primeiro para os top de linha. Vamos vê no que da por que o android ja está comendo boa parte da fatia no mercado mobile. A nokia até pode se erguer novamente, pena que eles não se decidem logo. E com isso os outros SO GANHAM TERRENO, he he he!

      • A galera tá mais acostumado com um teclado, então creio que os netbook e notes irão desenvolver muito substituindo os pcs antes que um celular ter um i7 gtx570 com 6g ddr3 corsair 3x2 triple-channel =P

          • Não duvido nada, afinal o MeeGo é baseado em Linux... =P

              • A Microsoft não é mais poderosa que a Nokia a Nokia tem dinheiro suficiente pra comprar a Samsung, Lg e a Sony Ericsson num só golpe ...



                eu nunca vi um aparelho abrir infinitas tarefas será? ...

                mesmo não tendo Dual Core ele não fica lento imagine se tivesse ... vamos fazer esse teste na não dos consumidores ...



                a tecnologia de celular está perto de processadores de 2GHz ou 3GHz com Quad Core e GPU 10vezes mais potentes ... eu espero ...

                  • vou comprar o meu N8 que eu acho ele melhor que este tal N9 e ainda mais com o ANNA vai ficar show!!!

                      • sabem de uma coisa ,acho que não há porcaria de parceria nenhuma a microsoft comprou a Nokia e só não admitiu pra evitar confusões judiciais ou algo do gênero,e quem tomou prejuizo foram os clientes e apreciadores da Nokia!!!ou seja NÓS!!!

                          • De nada adianta voce ter um celular cheio de funcionalidades quando a sua bateria nao é capaz de acompanhar, isso é um problema que precisa ser visto, mas quanto ao SO, apostar no windows como plataforma é um tanto arriscado, afinal,nunca foi bem visto, mas vou aguardar ansiosamente o lançamento =D . A Nokia realmente deveria parar de atirar para todos os lados e se decidir de uma vez,pq isso acaba afetando as vendas,quer dizer, voce compra um lançamento e nao sabe se foi uma boa escolha porque a nokia nao se decide.Éprejuizo na certa.

                              • Para quem gosta da Nokia, como eu, o problema do N9 esta na oferta de aplicativos, não vejo ninguém falando sobre os APP para Meego, alguém tem idéia disso?

                                  • Seria muito bom mesmo eles investirem mais no Meego, parece que eles acertaram um pouco ai, arm 1g (processador do celular do Dino da Silva Sauro) e memoria 1g é ótimo para qualquer usuário, mesmo não sendo dual-arm um sistema linux (exeto o android) sempre gerencia bem qualquer recurso...

                                      • eu acredito que a Nokia é o melhor em termo de celulares

                                          • Antes da resposta dos amigos, já vou adiantando, não tenho marca favorita. Já tive Nokia, LG, Samsung e Sony/Ericsson. Neste caso estou defendendo a Nokia por achar as acusações infundadas. Pra provar, não sei qual colega da enquete falou que o Iphone 5 vai ser um lixo. Peraí gente, um Iphone nunca vai ser um lixo. Com certeza ele vai bater de frente com Nokia N9, Galaxy SII, Xperia Duo entre outros. Pelas especificações, todos os Smartphones de ultima geração são excelentes, portanto parem de defender uma marca ou outra e comparem antes de falar!!!!!

                                              • já disse em outra enquete, tem gente que não analisa as especificações técnicas dos aparelhos, e faz seus comentários apenas com o coração. Não lembro qual colega falou que quem usa Nokia é só por ser fã da marca. Mas e quem usa Android? Só sabem dizer que é melhor, mas não dizem porque. Isso não é ser fã de marca? Todos estão falando em declínio da Nokia. Pra vocês, como explicam a Nokia ter vendido 97 milhões de celulares no 2° trimestre de 2011 enquanto que a 2° colocada vendeu 69 milhões? Quase 30 milhões a menos? Então Ezequiel e amigos, comentem com o cérebro e nao com o coração. Contra números não há questionamentos.

                                                  • Cacerola!!!

                                                      • NaO vou pq esse WP7 tem meu nome e meu soubre nome ^^ e meu numero d sorte

                                                          • Perdeu.rsrsr

                                                            então pode esquecer o WP7

                                                              • ai pessoal nao ganhei me dei mau a mega sena acumolo por sera q o WP7 nao vai se melhor tambem mas tenho fé no WP7 ate o final

                                                                  • Will

                                                                    vai ganhar!!!

                                                                    kkkkkkkkkkkkkk

                                                                      • sera entao vou joga na mega sena hoje ^^

                                                                          • Se vc acerta isso,com certeza vai acertar os números da loteria.rsrsrsrs

                                                                              • Pra mim tb.rsrsrsrs

                                                                                  • will, pode me prever os numeros da loteria tbm?

                                                                                      • entao fica olhado em 2012 que o android vai fica pra traz nao sei se a nokia vai lança celular bom mais sei que outros marca vai entao o WP7 vai mostra a força que ele tem

                                                                                          • O WP7 nunca vai ser melhor q o Android

                                                                                              • Will Não entendi nada

                                                                                                  • quero disse que o WP7 vai se bem melho que o lixo d android e no mercado em 2012 vai d muitos mais pra mim o melhor vai se WP7

                                                                                                      • RSRSRSRSRS

                                                                                                          • will, continuo sem entender. rs

                                                                                                              • eu falei que o WP7 vai se muito melhor que muito no mercado ai fica de olho

                                                                                                                  • will o que?traduz pra mim tb

                                                                                                                    Concordo mais com o Mateus

                                                                                                                    O Windows em smartphones nunca fez sucesso,acho q não fará só por rodar em um smartphone da Nokia.

                                                                                                                      • (voltando) Andei lendo umas coisas e acho que o que salvará a Nokia será o N9.

                                                                                                                          • will, traduz?

                                                                                                                              • entao fica d olho que o WP7 vai cala sua boca pq ele nao vai so um sitema e sim tudo no mundo virtual voce sai d casa com seu computado e quando chega esta aind ligado no mundo virtual esse vai se o WP7 em 2012

                                                                                                                                  • Vi em sites,q a Goolge q não aceitou a Nokia utilizar seu sistema operacional..

                                                                                                                                    Não sei se é verdade,mas o WP7 na minha opinião não fará muito sucesso e a única saída será o Android

                                                                                                                                      • Creio que todos estão de acordo, a nokia está atirando para todos os lados e não acerta ninguém, gostaria de saber como é uma reunião com os executivos que ganham milhões para dirigir a empresa, como eles explicam o declínio da nokia, Lembrando que o presidente sa companhia disse que Android era como fazer xixi na calça no frio.

                                                                                                                                          • No meu milestone1 eu consigo conectar qualquer coisa,usando como roteador,e isso é o padrão do android..Então vc deve esta fazendo alguma coisa errada

                                                                                                                                              • Iai Eduardo blz! Aki tem um macete ne alguns celulares, por exemplo no N8 tem o recurso de economia d energia, ajuda mas não resolve; legal o Iphone é o 4? Em termos de recurso ele perd pra todos ele é praticamente indpendente! Agora o N8 e Galaxy S, q isso o roteador do S é indecente eu ligo meu PS3 nele e o pau quebra, e compatibilidade dos aparelhos da Samsung, clientes Brasileiros tem q pensar em aparelhos" bakanas" não q tem acessorios tudo caro Mac é tudo caro. Gostei na hora q vc falou haja hora extra, eu faço d mais. Siga um padrão q t ajuda o bichinho da maçã só tem nome. Me descupe a franqueza. Abraços...

                                                                                                                                                  • Legal a sua opinião, ainda mais pelo fato de ter experimentado outros aparelhos. Comp já escrevi nesse blog várias vezes, sempre conotei Nokia. A minha decepção com o N8 foi tamanha que vendi e comprei um IPhone.

                                                                                                                                                    A minha critica e com relação a duração da bateria, nos recursos que o aparelho oferece ele entrega com uma excelência.

                                                                                                                                                    Um dia se o meu bolso deixar, quero um galaxy. Falam tanto dele que despertou uma curiosidade. Haja hora extra...

                                                                                                                                                      • Ow tipo assim já tive varios celulares" da Nokia" inclusive tenho o N8 e Galaxy S! Melhor empresa é a Nokia, muito mais recursos da show nas outras, mais acessorios! Ela pensa nos seus clientes!

                                                                                                                                                        E o sistema operacional num é tão ruim assim!!!! rsrsrs



                                                                                                                                                          • A falta de planejamento estratégico da Nokia faz com todos temam em comprar um produto caro e correr o risco do mesmo tão logo ser descartado.

                                                                                                                                                              • Não faz sentido comprar esse aparelho morto-vivo. Bom só para fanáticos por Nokia e desinformados.

                                                                                                                                                                  • Nego fala de 4 gigahertz de clock, 8GB de RAM, e o caralho a quatro, mas e a BATERIA? A autonomia destes aparelhos? Um notebook tem pelo menos uns 7200mAh, o que gera umas 5-6 horas de uso MODERADO. Nunca vi um aparelho ter pelo menos 2000mAh de bateria, espero que esses Samsung fodásticos venham com uma bateria decente, o fato de não ter bateria boa foi o que me levou a abandonar smartphones e fragmentar seu uso entre diversos aparelhos.

                                                                                                                                                                      • O design quadradão tá feio demais mesmo, parece até um PSP. O SO deve ser bom, mas vai ter pouco suporte, ou seja, poucos app e jogos. Agora falar mal do hardware é exagero de ista. um smart com essas specs (independente se ja tem outro com specs superior) tem poder de processamento para qualquer coisa. Um ponto positivo para os aparelhos nokia é a opmização e o uso da bateria, com esse não deve ser diferente.

                                                                                                                                                                          • É um belo aparelho, mas nessa faixa de preço eu não compraria.

                                                                                                                                                                            o hardware bota ele na faixa de 1500-1700 reais porem o risco do sistema meego ser descartado é grande e para compençar isso so reduzindo ainda mais o preço.

                                                                                                                                                                            no final das contas lentes Carl Zeiss não são tão importantes assim.

                                                                                                                                                                              • Com overclock ele chega a a 1.5ghz,muito potente mesmo

                                                                                                                                                                                  • Para mim nem nokia e nem galaxi. E sim motorola astrix isto sim é um celular um note, um net, tablet...

                                                                                                                                                                                    Eu recomendo este smartphone é mais poderoso na atualidade vale a pena ter um..

                                                                                                                                                                                      • Concordo

                                                                                                                                                                                          • Pois é. Gosto desse blog porque aqui eu tenho informações do mercado de celulares como um todo. Agora algumas pessoas que aqui frequentam viajam demais. Sabe aqueles fâs de uma marca, que pode essa marca lançar um lixo, mas eles defendem com unhas e dentes. Os fâs da Nokia são os piores...

                                                                                                                                                                                              • Eduardo até q enfim alguém realista aq.

                                                                                                                                                                                                Seria muito melhor se a Nokia investisse no Meego e deixasse de lado esse WP7 horrível...

                                                                                                                                                                                                  • Esse N9 se fosse lançado agora ja estaria atrasado. O mercado já vem com diversas novidades, e em 2012 a Apple ja infestou o mercado com o novo Iphone.

                                                                                                                                                                                                    Parabéns a Nokia pela excelente estratégia, em 2012 ela estará contabilizando mais uma vez o tamanho do rombo de suas contas.

                                                                                                                                                                                                      • Olha vou disser uma coisa eu sempre usei celulares nokia, desde os mais antigos, tinha uma certa paixao pelos aparelhos, omeu ultimo foi o n958G, porem comprei o n8, nao so pela belaza, mas sim por tudo aquilo que ele falou que fazia, e pelo n95 que e excelente, porem este aparelhol e um fiat 147! bateria nao dura 1 dia inteiro de uso, ( agenda, internet, gps, video, camera) a bateria foi mal dimensionada para o aparelho, o som e baixo e traseiro o que dificulta mais ainda, nossa eu enumerei 13 falhas e mandei pra nokia, que em email se lamentou!

                                                                                                                                                                                                          • como é bom ter profetas por aqui...

                                                                                                                                                                                                              • Se for igual o N* to foraa, trava direto, bateria de pouca duracao, e mais uns 13 itens que precism ser revisto, pra quem quer ter um telefone para se exibir ta de bom tamanho, mas para quem usa todas as suas funcoes o n8 deixou muito a desejar, so a camaera salvou o aparelho

                                                                                                                                                                                                                  • No começo não,no final ou no começo mesmo

                                                                                                                                                                                                                    A Samsung não perde tempo,diferente da Nokia

                                                                                                                                                                                                                    Já pesquisei em vários sites e todos dizem o mesmo,ele lançará o galaxy s3 para competir com o lixo do iphone 5...Mas para mim nem é necessário pq o galaxy s2 é muito melhor,e se contando de iphone q não inova mais sei q o galaxy s2 já é melhor mesmo antes do lançamento

                                                                                                                                                                                                                      • P.S: Independente do valor de ambos !

                                                                                                                                                                                                                        Afinal qualidade impar tem seu preco e os nomes Nokia e Sony Ericsson sao mais do que garantias disso !!!

                                                                                                                                                                                                                          • Eu mesmo, serei um que investirei em um Xperia Duo e um N9!

                                                                                                                                                                                                                              • Tinha tudo pra levantar a nokia de vez, o meego me surpreendeu, seriamente. Não esperava muito do N9, mas isso foi muito bom, uma pena ser o único smart com meego, e a nokia não pretender fabricar mais, se ela soubesse o mal que esta fazendo, mas creio que isso é uma jogada de marketing, se o aparelho vender bem, ela lança outros parecidos hehe. Só que como o pessoal aqui do tudo celular já disse, o n9 está com um preço muito elevado, R$2.000 mesmo que ele seja muito fod#, ta puxado, pouca gente apostaria no meego por esse preço, compraria um galaxy sII, ou xperia duo, htc sensation, dual cores com android e uma grande gama de apps. Mas acho que tem aqueles que confiam na qualidade nokia, por isso ele deve ter boas vendas, nada absurdo, mas venderá bem.

                                                                                                                                                                                                                                  • tudo isso q o n9 faz o n900 já faz.

                                                                                                                                                                                                                                    se a nokia não tivesse um cavalo de tróia entre seus executivos, um agente da MS, não estaria fazendo a bobagem de abandonar o meego.

                                                                                                                                                                                                                                    e se a comunidade linux não estivesse tão mesmerizada com o android abraçaria o maemo, que é a base de toda essa inovação aí

                                                                                                                                                                                                                                      • com especialistas falando isto nao tem o que pensar , foi assim nos blogs dos EUA na EUROPA e teria que ser no Brasil este e unanime, considerado em todos os lugares como o melhor ja lançado , poupa bateria o processador da conta do recado pois o sietema meego hartman e eficaz com pouca consumo de energia parabens a nokia que conseguiu apos tempos e tempos inovar outra vez

                                                                                                                                                                                                                                          • quando chegará nas lojas de porto alegre, o novo nókia n9 e qual seu valor?



                                                                                                                                                                                                                                              • Galera,

                                                                                                                                                                                                                                                O N9 vai custar por volta de R$ 2.000,00 no seu lançamento, sim. Também acho ele salgado e acredito que a Nokia atrasou muito o seu lançamento. Isso ocorreu depois que o protótipo deles vazou e eles tiveram que recomeçar a desenhá-lo. Fizeram algumas novas implementações, é verdade, mas...



                                                                                                                                                                                                                                                Mas, mesmo com tudo isso, e mesmo considerando que o Meego está fadado a desaparecer (como, aliás, foi o caso do Maemo) acho ele um celular bem interessante e com recursos fantásticos.



                                                                                                                                                                                                                                                Com relação ao processador, oras, isso é relativo demais!!! Se o seu SO consome todos os recursos de processamento, sobrando poucos para os demais aplicativos, você precisa de mais poder de CPU. Basta comparar o Windows com o Linux. Ou o Meego com o Android, neste caso. Com isso, acho que a discussão do processador fica resolvida.



                                                                                                                                                                                                                                                Pra finalizar, só espero que a Nokia não faça como fez com o N900 no Brasil, ou seja, lançou e logo em seguida tirou de linha. Nem se preocupou em traduzir o SO para o Português Brasilieiro, meteu lá o Português de Portugal e pronto. Lamentável e uma falta de respeito com o consumidor, na minha opinião.



                                                                                                                                                                                                                                                Abraços a todos.

                                                                                                                                                                                                                                                  • O N9 não custara R$ 2000,00.

                                                                                                                                                                                                                                                      • Na verdade will, ele vai até 64GB de memória INTERNA. mas tambem há versões de 16GB

                                                                                                                                                                                                                                                          • E UM BELO CELULAR E AGORA DPOIS Q VI O VIDEO QUE O RODRIGO FEZ ENTEDI A CAMERA LA EM BAIXO MAIS O Q EU ACHEI RUI NAO TER ENTRADA PRA CARTAO E SO TER 16gb MEU TENHO O NOKIA N97 E TO QUAIS USADO TODO OS 28gb DELE PQ PODI TER LA 32 MAIS SO FUCIONA 28gB ISSO QUE NAO ENTEDO MAIS TUDO BEM UERO VER QUANDO A NOKIA LANÇA MESMO UM CELULAR TOP D LINHA COM WP7 PQ E ESSE Q EU QUERO E ESPERO TER UM CAMERA BOA COM FASH XENO E MAIS QUE 16gb E ENTRADA D CARTAO

                                                                                                                                                                                                                                                              • Em relação ao ezequiel, acho que ele não ta lendo as minhas respostas ou não se convenceu de que a Nokia com o N9 ta fazendoum otimo trabalho, e não tá precisando de processador dual-core pra tornar o N9 rápido, com um processsador de 1Ghz o N9 não fica lento tem com 20 aplicativos abertos, como foi dito no post da própria Tudocelular

                                                                                                                                                                                                                                                                  • Pois é UELITONSALVES, ele foi buscar refugio num LG, marca pouco destacada no mundo dos smartphones. A proposito, a LG tem pelo menos um OS próprio? O ezequiel já colocou respostas sem mesmo conhecer muitos aparelhos por aqui na TudoCelular. Parece mais que ele quer convencer a si mesmo de que essas outras mnarcas são, generalizando,melhores que a Nokia, pois, não tem como nos convencer sobre isso.

                                                                                                                                                                                                                                                                      • Eu tenho um Atrix e uso como segundo smart um N8 que é maravilhoso em acabamento e outros detalhes que não o deixam pra traz, então caro amigo em muitos detalhes a Nokia vai sempre continuar no mercado de celulares, no topo ou pelo menos em segundo ou terceiro lugar, e isso eu falo por que já tive varios aparelhos da Nokia 5610, E63 e o maravilhoso N900.

                                                                                                                                                                                                                                                                          • Ezequiel vc deve ser um desses rapaizinhos meio Iphonimaniacos que pouco entendem de smartphones, então fica quieto garotão.

                                                                                                                                                                                                                                                                              • Lg optimus 2x custa 1,299.00 no Mercado livre ,até menos e é dual-core/1G ram.Câmera de 8MP fullhd,tela de 4 polegadas(para mim esse é o tamanho minimo de uma tela para smartphone).

                                                                                                                                                                                                                                                                                Então nunca q eu deixarei de comprar um aparelho desses para comprar o N9 por 2.000,00

                                                                                                                                                                                                                                                                                  • Entao me diz que celular com android 2.3.4 ou windows phone 7 barato que existe.

                                                                                                                                                                                                                                                                                      • Não chamo esses aparelhos de 300,00 reais de smartphone nem é...o N9 é

                                                                                                                                                                                                                                                                                        Nokiamaniaco!!!!!





                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Ezequiel



                                                                                                                                                                                                                                                                                            Vc fala que smartphone da nokia é caro



                                                                                                                                                                                                                                                                                            Tem smartphone da nokia por R$ 300,00, vc acha caro?



                                                                                                                                                                                                                                                                                            Você poderia se posicionar o que vc quer afinal?, quantos celulares nokia vc ja teve? Ninguem ta te obrigando a comprar o n9.

                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Apps pouquissimos pra nokia acho que não se falarmos de jogos posso concordar, dual core nao significa muita coisa, do que adianta ser dual core e bateria durar pouco ou nao ter apps que necessitem de tanto processador, ja existem jogos que precisem de dual core? Não sei por que criou-se esse mito se é Android é bom se é Nokia nao presta. A maioria dos que defendem o Android gostariam de ter um Iphone.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • Se custar este valor q eles dizem é muito caro sim,pq os com android tem processador dual-core.Para quem gosta de jogos,com esses feitos para os dual,acho q não compensa.Tb apps para ele tem pouquissímo.Se a Nokia investir nele ai será diferente,tb no hardware..

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      • O rodrigo toledo a pouco tempo falava mal da nokia, agora como a nokia esta o apoiando comecou a falar bem de novo.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Caro d acho que não, quanto custa um telefone com windows phone 7, e um com android 2.3.4 ou um iphone 4, quando comprei meu n8 era o sistema atualizado mais barato.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • ezequiel, rodrigo falou que o aparelho vai chegar pelo preço do n8 quando lançou rs

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • Não vi o vídeo,mas mesmo sendo bom eu não pagaria o valor de 2.000,00.Menos de 1.000,00 eu até pagaria é muito para um aparelho com um sistema operacional q será deixado de lado,prefiro o meego q o WP7,mas a Nokia prefere ao contrario..

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Os smartphones da Nokia são caros de mais

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Quero ver o review..



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      • o rodrigo stoledo falou bem do aparelho... mostrou em video... e mudou minha opiniao sobre o aparelho rs

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Nossa, percebi no seu texto também afirmação que ele tá ultrapassado em relação à concorrência, como assim, se ele ainda não começou a ser vendido nem na Europa?

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Ezequiel, mais uma vez te presencio abaixando o nivel de conversa da maioria dos "comentaristas" aqui na TudoCelular. Gosto, é gosto como você disse no decepcionante comentario seu em outro topico sobre a Nokia, e vejo que você não tem argumento para defender sua amada empresa, a Samsung. A opinião de uma "empresa" especializada em celular é muito mais informativa e tem mais conhecimento que a sua, a respeito da beleza do Nokia N9, não só no aspecto opinativo, mas na tendência e na preferência da maioria dos consumidores, que ajudou a produzir o MeeGo e o design, ao contrario do que você disse, uma tela APENAS para os aplicativos abertos com certeza mostra organização, tendo toda uma função somente para esse proposito, e torna a interação muito mais humana, se você consegue entender, do que ficar pressionando aqueles obsoletos botões, que a Nokia já conseguiu eliminar. Também acho que você não leu o artigo, não sei porque, talvez tenha medo de mudar de opinião,mas como o postador da TudoCelular disse, o processador de apenas 1Ghz não travou em momento nenhum com mais de 20 aplicativos abertos, o que não foi nenhum problema para o desempenho, entenda que, a Samsung só está aumentando a capacidade de seus procesadores, porque mesmo um dual-core não está aguentando, enquanto a Nokia, faz tudo isso com um processador comum.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • Anderson, só vamos comentar o Alien Dalvik quando pudermos testá-lo. Esse tipo de software é sempre duvidoso. Depois você descobre que só apps X, Y ou Z é que rodam no aparelho, ou que tem tais condições, ou que ele não roda de maneira otimizada, etc.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    A ideia é interessante, mas só se for muito bem implementada.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      • Eu vou compra-lo porque eu venho acompanhando o Meego a muito tempo muito antes de ele ser falado assim, Antes do nokia N9 quase ninguém sabia o que era o Meego. Gostei bastante do aparelho sem duvida vou comprar.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          • de fato a nokia quer uma plataforma pela qual possa se destacar entre ela,como Symbiam! e nao uma plataforma que coloque seu nome a baixo do Sistema de uso do aparelho! concordo plenamente com a nokia de nao aderir o Google Android em seus Smartphones...se nao existisse o nokia N900 com MAEMO,por exemplo,o que sria da programacao Linux em celulares?

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Não vi ninguem por aqui comentar

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                "A ideia é que o aparelho também execute aplicativos Android, através do aplicativo Alien Dalvik, ampliando de forma considerável as possibilidades do aparelho. O aplicativo pode utilizar as características de hardware do N9, realizando a integração dos dois sistemas para rodar os aplicativos Android."

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • Falou tudo Luiz Gustavo... Parabéns !

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Apenas uma pequena correção em seu comentário !

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    A CPU integrada ao N8 tem um clock de 680 Mhz... E o mesmo conta com a "excelente" GPU Broadcom BCM 2727 !!!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      • hj o povo fechou os olhos pra android e ios agora q tem os dois badalados do momento qualquer lançamento q nao seja deles sao ultrapassados principalmente da nokia. falam tanto em processador dual core quad core gente estamos falando de celular e nao de pc o n8 com seus humildes 660 mhz fica de igual pra igual com muitos 1ghz andoid entao gente para com essa babozeira e desse ódio da nokia!!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        vlw

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Horrível de mais...

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Anderson concordo,acho q esse será o principal motivo da não aceitação do público...

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • Alguem sabe como istalar drive de placa de rede usb no n8?

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      • Vou esperar pra trocar meu n8 por um n9, sempre gostei da nokia mesmo sabendo dos defeitos do symbian. Ja tive o nokia 6600(ninguem sabia o que era smartpohne na época), e65, e50, e51, n78, n93, n85, 5530, tablet n800 e n810 agora o n8. nao gosto da interface do windows phone aquilo tudo dividido em quadrados com fundo azul ou verde me da arrepios. A interface tem que ser transparente ao usuario. Alguem discorda?

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Daniel,



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            No evento que ele foi apresentado tinha muita gente que sabe bastante da área, vários especialistas. O consenso geral foi "esse poderia ser meu sistema operacional favorito, se rodasse todos os apps do Android ou iOS".

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Obrigado, Tonobohn por esclarecer a resposta do Tudocelular. Queria saber se você tem alguma noção sobre a aceitação do publico em relação ao MeeGo. Eu jávi muitos videos hands -on e estou convencido e irei comprar.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • sem comentarios simplesmente PERFEITOOO

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      • kkkkkk Galaxy SIII no começo de 2012? fica esperando.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        o SII praticamente acabou de ser lançado, outro não vai aparecer cedo assim.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        eu não acho que a Nokia esteja muito atrasada, smartphones com 1GB de RAM surgiram a pouco tempo, processadores dual-core também, videos provaram de o N9 é potente mesmo sem um Dual-core, a câmera do Galaxy SII não tem lentes Carl Zeiss.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        a Nokia deveria olhar melhor para o MeeGo pois é uma ótima plataforma.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        talvez a mão da microsoft esteja na questão da Nokia não olhar melhor para o MeeGo. uma pena!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          • O Hardware e o design, parece que realmente ele é incrivel, mas não consigo entender como a Nokia pode apostar num smartphone tão bonito com um sistema podre que é esse meego com cara de symbianta, como vou arriscar em pagar 2.000 reais em um aparelho que é limitado e engessado em aplicativos. prefiro mil vezes comprar o galaxy SII. só me arrisco no nokia quando já vier com o mango. mas por enquanto estou tendendo a comprar o SII.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Final do ano ou no inicio de 2012 será lançado o galaxy s3 quad-core 1.8ghz/Nexus 3 e por ai vai.Quando falo q a Nokia esta atrasada,é pq está mesmo..

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • mais eu acho q a nokia e burra D so vai lança so no final d ano sera q vai vende quando isso eu vou quere ver ate o final d ano o samsung galasx S2 vai esta mais barato sei q samsung nao tem um otima camera mais a nokia esta traz deles

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      • Uma coisa é certa, não muitos que irão levar para casa esse N9 por esse preço sabendo que a concorrência por essa faixa de preço tem muito que oferecer.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Você Apenas Constataram o Que Todos Já Sabiam... O Nseries N9 é Excelente ! Seu Valor Realmente Está Salgado... Porém Devemos Lembrar Que é Um Lançamento ! Até Dezembro Seu Valor Deverá Desvalorizar e Se Fixar Em 1700 Reais... Valor Justo a Ser Cobrado Pelo Mesmo ! No Mais é Esperar Seu Lançamento e Todos Babarem Por Este Excelente Aparelho !



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            P.S: Só Resta o Xperia Duo e IPhone 4S ou 5 Para Termos os Grandes Smartphones do Ano de 2011 !!!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • olha dp de todos os videos do meego, realmente ele está a frente dos concorrentes e não precisou ter um dual core pra ter respostas rápidas, além disso ele tem a camera mais rápida isso é um fator interessante, o resto o meego tá ahe pra nos mostrar uma nova experiência, resumindo meu nokia N8 mais o nokia N9,, e ainda vem o windows phone 7 , velho 3 super nokias nas minhas mãos!!!!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Windows

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista