LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo, TIM e Oi recebem autorização para compartilhar rede 4G

14 de dezembro de 2015 3

Vivo, TIM e Oi recebem permissão para compartilhar a infraestrutura de redes 4G nesta segunda-feira (14). A aprovação foi dada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que permite que as três operadoras possam reduzir consideravelmente os gastos com a expansão da tecnologia em território nacional. A Anatel vem exigindo que a tecnologia tenha maior expansão em 2016, levando internet de alta velocidade para uma maior quantidade de brasileiros. Sendo os custos de infraestrutura, com a instalação de novas torres e antenas, a principal barreira para um grande avanço no setor.

A notícia foi dada pelo portal G1 e mostra que este compartilhamento será mais abrangente do que já foi visto pela parceria entre Oi e TIM que utilizam a mesma rede 4G para oferecer os seus serviços em diversos municípios. Com a Vivo também entrando neste acordo, ficará mais fácil para cada empresa cumprir os prazos determinados pela Anatel. Todas elas precisam usar os lotes de frequência 4G de 2.600 MHz para cobrir todos os 136 municípios com mais de 200 mil habitantes ainda neste ano.

“As requerentes declaram que ao vencer a licitação assumiram inúmeros compromissos de abrangência envolvendo a construção, operação e manutenção da rede necessária para cumprir tais obrigações, bem como para atender de forma adequada aos novos clientes da tecnologia 4G, implicando investimentos substanciais”, diz trecho do despacho do Cade.

Quem mais sai ganhando com esta nova parceria é a Oi que vai poder usar a rede 4G da Vivo que já cobre 169 municípios com a frequência de 2.600 MHz – enquanto Oi conta com apenas 45 cidades cobertas. A TIM, mesmo ainda precisando atingir a meta da Anatel, conta com a maior cobertura atualmente, sendo 306 municípios no total – mas grande parte usando a antiga faixa de frequência de 1.800 MHz (que não está incluída na meta da Anatel).

Claro não se interessou por dividir a sua rede 4G com as demais. De acordo com os últimos números da Teleco, a empresa conta com cobertura maior que a da Vivo, levando 4G para 169 municípios. Analisando apenas a área de cobertura, Claro continua líder no mercado onde leva internet de alta velocidade para 48% da população.


3

Comentários

Vivo, TIM e Oi recebem autorização para compartilhar rede 4G
  • O 4G precisa sair das capitais e chegar as medias cidades com mais de 100 mil habitantes ate 500 mil habitantes (Anapolis, Londrina, Maringa e Santa Maria).

      • Aqui em Santos a Oi só tinha 3G. Mas quinta-feira passada notei que meu celular indicava sinal 4G. Testei a velocidade e deu 30 MB de download e 18 MB de upload. Muito bom, pois alcançava no máximo 6 MB e 1 MB quando tinha H+. Mas, com este compartilhamento de rede duvido que isso se manterá. Vejamos, o novo plano pós da Oi diz que a velocidade máxima do plano é de 5 mb! Acho que já estão prevendo essa saturação.

          • telecoteco.

              Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

              TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

              TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais