LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Testamos o BlackBerry 10. Ele é realmente impressionante

07 de novembro de 2012 59

Ontem, 6 de novembro, a RIM realizou mais um de seus eventos para chamar e treinar os desenvolvedores para o BlackBerry 10. Nós, junto com outros jornalistas, estivemos por lá e colocamos as mãos no smartphone que é utilizado pelos developers para testes de seus apps, que rodam no novo sistema operacional. Ao brincar com o aparelho por alguns minutos, fiquei com o seguinte pensamento: ele é outro BlackBerry.

BlackBerry 10
Tela de apps do BlackBerry 10

A interface quadradona que existe no BlackBerry OS até o momento, ficou de lado. Se você já utilizou o PlayBook, deve encontrar várias semelhanças entre o BB 10 e o tablet da empresa canadense. Diferente de todos os BlackBerry lançados até hoje, os aparelhos com o BlackBerry 10 não contarão com botões físicos na frente, da mesma forma como acontece com os Androids mais recentes, que trabalham apenas com botões virtuais.

BlackBerry 10
Protótipo com o BlackBerry 10

Porém, o BB 10 não traz nem botões virtuais. Todos os comandos, como o de voltar para home e para abrir o menu dos apps, é realizado com movimentos pelas laterais. De fora da tela para dentro, da mesma forma como acontece com o PlayBook.

BlackBerry 10
Protótipo com o BlackBerry 10

Todos os apps abertos ficam em uma área separada, como acontecia com o webOS e o MeeGo. Esta área apresenta os apps minimizados, com uma prévia de onde você o deixou quando saiu. É mais ou menos o que acontece quando você passa o mouse nos programas minimizados do Windows, no Windows Vista e 7. Só que no BB 10 a prévia aparece o tempo todo.

BlackBerry 10
Protótipo com o BlackBerry 10

O teclado é realmente um dos pilares em que a RIM deve se apoiar para chamar atenção dos usuários. Ele vai dando sugestões do que você quer escrever, com base em palavras mais comuns que você utiliza em redes sociais e e-mails. Além disso, a sugestão de texto também funciona em mais de um idioma ao mesmo tempo e sem a necessidade de alterar algo nas configurações. É só começar escrevendo em outro idioma, que o sistema operacional percebe isso e altera as sugestões.

BlackBerry 10
Protótipo com o BlackBerry 10

Um recurso que nos foi apresentado à exaustão foi o "peek". Com ele você puxa a lateral esquerda da tela e ele mostra uma lista de mensagens recebidas, de fontes como redes sociais e e-mails, corporativos ou não. É possível apenas dar uma olhada, puxando de leve, sem sair do app aberto, ou ainda puxar de vez para abrir a lista de mensagens novas.

BlackBerry 10
Protótipo com o BlackBerry 10

As notificações são exibidas quando o usuário puxa a tela de baixo, da mesma forma como ocorre nas mensagens. Basta puxar, olhar o que há de novo, e soltar para voltar ao app que estava aberto.

A empresa canadense garantiu que este hardware das fotos não é, nem de longe, o mesmo que será lançado no ano que vem. Por curiosidade, este aparelho conta com um processador de dois núcleos, rodando a 1 GHz e tela de 4,2 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels. Segundo a RIM, a resolução e tamanho físico de tela serão os mesmos do aparelho final, o restante não. Mesmo com "poucos" hertz, o sistema rodou liso, sem travar em momento algum. Os primeiros aparelhos, até o momento, contarão com dois formatos e duas resoluções de tela. Uma de 720 x 720 pixels para o modelo com teclado físico, e 1280 x 720 pixels para o que conta apenas com a tela de toque.

Além disso, o OS apresenta certos detalhes pequeninos, como puxar a tela de cima pra baixo, quando ela estiver bloqueada, que um modo "noturno" é ativado. Neste modo, é exibido um relógio com o mínimo de brilho, além de uma opção para configurar um despertador apenas por rodar o ponteiro do alarme pelo relógio virtual. Simples assim. Infelizmente não pudemos abrir outros recursos, como tocador de música, vídeos ou o serviço de mapas.

E os BlackBerry de hoje?

Pois é, a RIM deixou claro que o foco do desenvolvimento está no BB 10 e não mais nas versões anteriores. O BlackBerry OS 7.1 vai ficar neste número mesmo, sem qualquer mudança e não receberá o BlackBerry 10. Segundo a empresa, estes aparelhos serão os BlackBerry de baixo custo, enquanto - ao menos neste momento - os BlackBerry 10 serão os smartphones high-end da marca canadense.

Eventuais atualizações poderão aparecer para corrigir bugs ou falhas de segurança, sem qualquer novidade como ferramenta nova, ou recurso inédito.


59

Comentários

Testamos o BlackBerry 10. Ele é realmente impressionante
  • não é novidade nenhuma para ninguém a BlackBerry estar lançando sempre novos modelos, novas tecnologias, e novos produtos, pena que o mercado da RIM caiu um pouco e já não acham o nome BlackBerry tão grande como antigamente, mas como todo fanático pela BlackBerry estou contando os dias para ter mais um BB 10 em mãos

      • Têm muita gente que se contenta com qualquer pirulito!

          • QUANTO CUSTA?

              • Hlio, concordo contigo em alguns pontos! Mas interface infantil e ainda bastante imaturo é do WP! Sinto muito!

                  • E pelo visto o WP8 incomoda muita gente né? KKKKKKK é igual o Iphone, antes de qualquer lançamento já começa a enxurrada de blá blá blá dos faboys do Android e haters em geral, mesmo sem em saber sobre o que estão criticando, gente, primeiro testem, depois critiquem.

                      • Nunca vi nenhum WP travar, nem reiniciar, e a fluidez dele é incomparável, mas eu prefiro o desempenho a interface (Gosto da Metro), mas se as pessoas preferem um OS todo bugado com uma interface infantil e poluída não posso fazer nada, gosto é gosto, mas pelo menos o WP está evoluindo, tem uma grande integração, já o Android é mais do mesmo todo ano.

                          • Fabio Silveira, concordo totalmente. Esse OS pode se resumir em um monte de quadrados visualmente poluentes.

                              • A propósito o WP8 é realmente ridículo! Concordo plenamente com as opniões de Giba e ezequiel! Sistema imaturo, feio! Não sei como o Lumia ganhou o prêmio de melhor design ou o 920 esgotou tão rápido na pré-venda! O povo deve ser doido né? pfv...

                                  • Meego? É você meu filho?

                                      • Quem deve adorar esse Windows Phone deve ser o pessoal da banda restart. Aliás, o WP e os aparelhos igualmente colorido demais que saiu com esses novos WP8!

                                          • Esse Metro é ridiculo! Vou repetir pelo milésima vez, parece que foi feito para crianças de até 8 anos brincarem! Muito sem graça, nada profissional. Mas acredito no futuro da Microsoft, só que isso é para o futuro!

                                              • ... MS ja fez isso, e a Nokia ja (tinha) aquela interface 'sem botões físicos' q é o (também finado) Meego (q agr deve ta nas mãos da Samsung).

                                                Enfim, prefiro meu Lumia com WP u.u

                                                esse BB ficou mto do lindo *------------*

                                                  • "Hub Social", todas as msg em um só lugar... Tipo, na tile "Eu" do Windows Phone, Facebook, Twitter, (finado) Windows Live, Linkedin, etc...

                                                      • Ao meu ver, alguém que menospreze o Wp de forma bastante firme, não admira tecnologia e sua evolução, até porque, a era "Smart " tem o UI e a estrategia do mesmo como base.

                                                          • Acho Wp bastante superior sobre o BB10 nos principais aspectos, principalmente quando olhamos no mercado corporativo. A integração do Wp como: Iniciar um trabalho no seu Pc e finaliza-lo no seu Smart, elevou o sistema da MS sobre outros.



                                                            Tecnologia evolui de maneira bastante exponencial e progressiva, a MS deu um grande passo com o design (ex-metro), que demonstra o futuro do Touch, e integração entre serviços e outros, na minha visão, não, o Android não é superior ao Wp (somente nos seus 6xx mil apps, sendo que 90% não passa de lixo)

                                                              • Prefiro o Cometa de Pégaso ;-p Kkkk

                                                                  • kkkkkkkkkk! Renan, desenterrou hein! Bons tempos esses.



                                                                    Realmente esse bb10 parece ser melhor que o WP8. Para variar um pouco, a tela é pequena para mim. rsrsrs. Mas tem gente que gosta e com certeza fará sucesso! ótima qualidade.

                                                                      • Minha lista em ordem preferencial para o ano que vem:



                                                                        Blackberry 10 iPhone 5 HTC 8X

                                                                          • é, o meego tambem era impressionante...

                                                                              • Quis dizer "anos".

                                                                                  • Claro que o Android é o iOS também tem problemas, não existe sistema livre de falhas. Mas mesmo assim esses dois estão a alguns anis a frente dos outros.

                                                                                      • Pelo jeito o ANDROID incomodam muita gente, não só a "toda poderosa" Apple! Porque alguém chegar e dizer que WP é melhor que o Android, é lasca! Smartphone, eu disse smartphone, só Android, de preferência a linha Nexus! E iPhone! O resto não passa de bebês que ainda usam fraldas.

                                                                                          • Muito melhor que o WP8. Isto sim é revolução. Tomara que a BB se erga novamente com o BB 10.0.



                                                                                            Aveeeeeee Fêniiiixxx!!!!!

                                                                                              • Tem outro detalhe.... Preço né... Bb costuma ser muito mas muito Caro...

                                                                                                  • SE FOR BOM....ADIOS GALAXY S2 E ANDROID....VOLTO PRO BB...MAS AINDA É CEDO...MUITO CEDO....A QTD DE APLICATIVOS QUE EXISTEM PARA O ANDROID NAO TEM PARA BB....NEM EM SONHO....COMO VOU COMPRAR ANO QUE VEM UM NOTE 2 ....O BLACKBERRY FICA PARA A PROXIMA TROCA "se" ME CONVERCER.......

                                                                                                      • Esse sistema da RIM é incrível!

                                                                                                          • Quero muito que a Nokia continue com o MeeGo...

                                                                                                              • Desconsiderem o "Da"

                                                                                                                  • Noosaa, Esse BlackBerry 10, deixa os outros SOs parecendo da Mega Ultrapassados... Incrível Mesmo...

                                                                                                                      • Testou o N8 com Belle? Com Anna e ^3 é uma coisa, com Belle é muito diferente.

                                                                                                                          • Esse post não fala da RIM, com o seu BB10?

                                                                                                                            Não sei porquê os caras falam de outros OS e telefones!

                                                                                                                              • OS nada original, cópia descarada e vagal de todos os OS's atuais.

                                                                                                                                  • A fluidez do WP é admirável, assim como a estabilidade do ios (antigo). A apple caiu muito naquele quesito BUSCA POR PERFEIÇÃO. Hoje lançam produtos menos estáveis e mais caros. A fluidez do WP é boa, mas o sistema exige muito hardware e lhe oferece poucas possibilidades: gerenciamento de sistema, praticidade e qualidade dos recursos individuais nos apps são horríveis.

                                                                                                                                      • Da uma olha lá

                                                                                                                                          • Só colocar ezequielgervasio na URL do YouTube ,depois da /..

                                                                                                                                              • Rafael

                                                                                                                                                Troco de sistema,customizo e mexe em tudo do sistema.

                                                                                                                                                Adoro fazer isso..

                                                                                                                                                Aliás,meu tablet é incrivelmente leve e rápido.

                                                                                                                                                Pode vê os videos dele no youtube

                                                                                                                                                  • Alias,milestone 1 é de 2009

                                                                                                                                                    550Mhz e 256 de ram

                                                                                                                                                      • Hélio meu Milestone 1 é muito melhor q o Nokia N8

                                                                                                                                                        Se não me engano a comparação do N8 com o Milestone foi feito pelo tudo celular ou tekimobile.

                                                                                                                                                        Leigaram o jogo NFS no N8 e no Milestone

                                                                                                                                                        Enquanto o jogo estava iniciando e já sendo jogado,o N8 ainda estava carregando.

                                                                                                                                                        O N8 é bom somente para fotos.

                                                                                                                                                        Aliás,o q adianta ter funções se ela não é boa?

                                                                                                                                                        O symbian pode ter as mesmas funções, mas quero vê se é bem feita igual no Android

                                                                                                                                                          • Mas aí é que está Ezequiel, você nâo pode criticar algo que não conheçe. Meu X8 era antigo, mas meu conecido tem um tablet com Ice Cream Sandwith e mesmo assim não gostei, não é tão fluído, atraênte e confortável quanto o WP. Acho que se você mexer uma vez no Lumia 920, vai se apaixonar à primeira vista, como aconteceu comigo e o Lumia 710.

                                                                                                                                                              • Ir0nkiller



                                                                                                                                                                Um OS que trava toda hora, reinicia, é todo bugado, mais lento com um mono-core de 1Ghz que um Nokia N8 com ARM 11 é um lixo.

                                                                                                                                                                  • Gosto muito do Android e de suas possibilidades de customização. Se você liberar o acesso ao root e souber uns comandos e scripts, vai longe e pode gozar de toda liberdade permitida pela plataforma. Porém, tenho que admitir: As travadinhas e os erros de apps são podres! Exige muito hardware pra rodar bem, e olhe lá se não travar mesmo assim. Esse BB10 se tornou meu sonho de consumo, ao lado do Nokia N9... o meego foi morto pela nokia, mas continua vivo na comunidade.

                                                                                                                                                                      • Eziquiel, me cite exemplos, é você que está dizendo que o WP não tem funções, me diga qual lhe faz falta, ou sera que você nunca usou o WP e está falando só por falar?



                                                                                                                                                                        PS: A maioria das funções do Android está no Symbian bem antes do lançamento do Android.

                                                                                                                                                                          • Muito bom, finalmente a RIM vai ficar a altura de seus concorrentes, boa sorte.

                                                                                                                                                                              • Acho q o BB não tem mais suporte para rodar apps do Android

                                                                                                                                                                                Lembro q vi isso em algum lugar

                                                                                                                                                                                  • Apps do android rodam no BlackBerry. Parece ser interessante, o problema é o preço. Ele é mais caro que o iPhone, por exemplo.

                                                                                                                                                                                      • Quem acha o Android um lixo deve fumar maconha

                                                                                                                                                                                          • Rafael,

                                                                                                                                                                                            Já usei vários sistemas

                                                                                                                                                                                            Até os q nem existe mais..

                                                                                                                                                                                            Os únicos q não testei foi o WP

                                                                                                                                                                                            Mas nem quero

                                                                                                                                                                                            Pq desde 2010 uso o Androd,desdes lá testei vários,mais o único q vi q servia para tudo e achei mais completo,foi o Android....

                                                                                                                                                                                              • Acho que se os usuários Android e iOS tivessem a oportunidade de experimentar o Windows Phone e o BB10, veriam o mercado de outra maneira...

                                                                                                                                                                                                  • A BB vai crescer muito com essa nova fase. Admiro a RIM, que não se rendeu ao Android ou Windows Phone e manteve seu sistema original, como a Nokia deveria ter feito com o Symbian. Quanto mais alternativas ao Android melhor pois vai incentivar o fim do monopólio do Google e Apple do mercado de smartphones e acabar com essa palhaçada de Guerra de patentes. o Windows Phone 8 será um grande concorrente do BBOS 10, o que vai ser muito bom, já que o WP8 é bem fluído, confortável e intuitívo. Espero que as grandes fabricantes: Nokia, Motorola, Blackberry, deêm a volta por cima e derrubem a Samsung e Apple.

                                                                                                                                                                                                      • O WP parece um sistema de sopinha de letras..

                                                                                                                                                                                                        Só vejo uma tela preta cheias de letras......

                                                                                                                                                                                                          • Hlio,Me diga quais são as funções q tem no WP..

                                                                                                                                                                                                            As funções q forma colocadas no WP8 já existem para Android fazem anos e anos..

                                                                                                                                                                                                            E ainda nem tem a metade q existe no Android...

                                                                                                                                                                                                            Mas como eu disse

                                                                                                                                                                                                            Esse bb10 tem tudo para ser tornar a terceira melhor opção se tratando de sistema

                                                                                                                                                                                                            pelo menos ele tem muitas funções,e não é inacabado igual o WP

                                                                                                                                                                                                            Só não gosto de muitas transições de talas..É enjoativo

                                                                                                                                                                                                              • Eziquiel, me diga uma super útil função que não existe no WP8 e que existe nos outros OS, e me diga como você pode avaliar um OS sem por as mãos nele.

                                                                                                                                                                                                                  • Legal esse BB10. Muito mais bonito que os do android, e certamente não vai ficar engasgando e dando os "aplications errors". Agora sim temos um trio dos sistemas mais seguros para o mercado( IOS,WP e BB)



                                                                                                                                                                                                                    E bem lá traz, temos o android...tadinho

                                                                                                                                                                                                                      • Esse é o caso

                                                                                                                                                                                                                        Falta bons apps.Mas não é só isso q faz o sistema fazer sucesso

                                                                                                                                                                                                                        Tb tem o sistema e suas funções

                                                                                                                                                                                                                        O WP não tem nada ainda,e a concorrência tem muitas funções e app.

                                                                                                                                                                                                                        O WP ainda é muito inacabado.Mas ao meu vê,esse é superior e muito ao WP....

                                                                                                                                                                                                                        talvez fique até em terceiro lugar,afinal WP ainda é um fantasminha camarada no meu do grandes sistemas...

                                                                                                                                                                                                                          • Não se trata só de ser bom, o que importa hoje é o ecossistema, veja o caso do MeeGo, é um bom OS mas não tem ecossistema, e veja o caso do Android, é um lixo mas tem ecossistema.

                                                                                                                                                                                                                              • Blackberry, meu sonho de consumo. *-*

                                                                                                                                                                                                                                Chega logo 2013.

                                                                                                                                                                                                                                  • Esse BlackBerry, Deve ser irado.

                                                                                                                                                                                                                                      • Esse BlackBerry, Deve ser irado.

                                                                                                                                                                                                                                          • Parec ser legal

                                                                                                                                                                                                                                            Só não gostei do menu de app,la os apps ficaram feinhos

                                                                                                                                                                                                                                            Cuidado Windows phone

                                                                                                                                                                                                                                            Isso pode atrapalhar seus planos de ficar em terceiro lugar..

                                                                                                                                                                                                                                              Android

                                                                                                                                                                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                                              Android

                                                                                                                                                                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                                              Windows

                                                                                                                                                                                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                                                              Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista