LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Review: Sony Xperia ZQ

12 de junho de 2013 30

Lá em fevereiro, a Sony apresentou ao mundo uma série de novos smartphones durante a Mobile World Congress, que aconteceu em Barcelona. Um deles era o Xperia ZL, que por aqui chegou com o nome de Xperia ZQ (dizem as más línguas, que o motivo seria o ZL de "Zona Leste" de São Paulo). Esta variante do ZL traz um processador Snapdragon S4 Pro quad-core de 1.5 GHz, 2 GB de memória RAM e tela de cinco polegadas com resolução Full HD - e aí está o seu calcanhar de Aquiles, já que a tela tem um péssimo ângulo de visão.

Clique aqui para ler o review completo do Xperia ZQ!

O Sony Xperia ZQ ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

30

Comentários

Review: Sony Xperia ZQ
  • smart perfeito muito bom o wi-fi dele com a versão 4.2 do android foi corrigido só esperando para ver o que a versão 4.3 ira trazer de novo.

      • Exatamente o que penso, o problema maior de qualquer sistema operacional é o usuário! Assim, por se tratar de um "código aberto", o Android acaba pagando um preço ao alto, frente aos demais S.O.
        Muitos usuários se esquecem que existe uma infinidade de modelos e marcas que utilizam o Android, assim o desenvolver dos apps acaba por "criar" algo na maioria das vezes, "mediano" no intuito de atender o maior número de usuários possível. Mas isto já vem melhorando, pois muitos desenvolvedores estão "profissionalizando" a coisa e trazendo apps muito consistentes. É como vc disse, basta o usuário, ter senso crítico e não ter preguiça para ler as especificações do App.
        Mas em que pese estes desacertos, muitos criticam, mas eu acho essa ideia da Google de manter a "Google play" "aberta" muito interessante, pois estimula aquele pequeno empreendedor. O problema é que o pessoal na hora de comentar/avaliar um App, geralmente só sabe falar que é uma bos... Ou uma mer... Sem especificar o que acontece para que o desenvolvedor possa melhorar o produto.
        Bom enfim, apesar de todos os percalços, ainda acho o Android muito a frente dos concorrentes, tanto na ideologia, como na praticidade do dia a dia.
        Ou seja, ao contrário do que ocorre no IOS por exemplo, o usuário do Android é quem manda no aparelho e não o contrário.
        Sei que muitos fanBoys de Apple discordam, mas já tive IPhone e até mesmo um Macbook e sei muito bem como é. Prova disso é uma simples pergunta, como vcs "transferem" seus arquivos? (MP3 por exemplo)
        Vão me desculpar, mas qualquer coisa que se faça no IOS é uma beleza quando se tem um Macbook, um IPad e um IPod por perto. Mas no dia a dia, é um completo "saco" onde eu só posso fazer aquilo que o IPhone deixa e não o que eu quero.

          • @Vlucas
            Bacana a edição da sua resposta, especificou bastante coisa e provável que vai ajudar bastante gente na escolha dos smarts, concordo com você, o iOS é um sistema muito limitado a quem gosta de personalização e talz, o WP está começando no caminho certo, acho ele um SO muito fluído e rápido, mesmo em hardwares mais fracos, mas, o Android é uma experiência sem igual nos smartphones, o pessoal reclama muito de travamento e talz, só que no meu ponto de vista o Android se torna lento e fica travando graças as porcarias que o pessoal vai instalando sem saber o que é, quais recursos o app necessita e assim por diante. Eu tenho certeza que se instalassem apenas apps de editores confiáveis o SO não seria um SO fluído e rápido como o WP.

              • Opa, bom meu nobre? É acho que é bem por aí, galera parecer quem tem prazer em por defeito nas coisas.

                  • Concordo com você, infelizmente sempre algum smartphone vem com problema de fabricação, isso acontece em todas as marcas, aí vão espalhando que 1 deu defeito e no fim todos acham que realmente o defeito está em todos os smarts...

                      • Respeito a opinião dos nobres acima, mas permitam-me discordar em alguns pontos:

                        1- Quem disse que o sinal WI-FI do ZQ cai? Pessoal precisa de mais "coerência" nas afirmações. Tenho um a 3 meses e o wi-fi dele nunca, nunca caiu. Mas nunca mesmo, e olha que fico praticamente o dia inteiro no Wi-fi. Nota-se que o ícone da barra de tarefas regra geral abaixa "1 ponto" quando você desbloqueia a tela ou roda outras aplicações simultaneamente, mas isto não influencia em nada o desempenho e na verdade não alterou em nada a velocidade de download, (tinha esta impressão e fiz alguns teste com aqueles medidores de velocidade de internet). Ele está muito mais rápido e estável do que meu antigo S3. P.s. Meu sócio adquiriu um a cerca de 20 dias e tbm não notou qualquer problema no Wi-fi.

                        2- Como assim o verdadeiro Xperia Z é o "Z"? Comprei o Z importado no início do ano e o troquei a 3 meses no ZQ nacional, motivo: ZQ tem o mesmíssimo hardware do Z, a atualização dele (Z) não melhorou nada em questão de tela, contraste etc.. Continuou a mesma tela linda de sempre, com cores mais reais e sóbrias, com único ponto negativo do angulo de visão. Mas nunca foi problema para mim.
                        Além do 4G do ZQ que funciona no Brasil, e do ZQ ser menor, pois o Z além de maior é muito menos ergonômico na "pegada" devido a traseira Lisa e reta. E no caso, o fato do Z ser a prova d'água é sim uma opção muito inteligente e que ao meu ver deveria ser estendido para todos os modelos de todas as marcas, mas que não é para mim fator preponderante para a escolha.

                        3- Ao meu ver a melhor tela que temos no mercado nacional, é a "True HD IPS da LG" sem sombra de dúvidas, pois é muito mais limpa e realista do que a AMOLEDS (onde tudo parece desengo animado) e Retina (que são lindas, mas não tem o ângulo da IPS da LG).

                        4- Como assim "pena ser android"? Como disse respeito a opinião do próximo, mas felizmente já tive IPhone 4s (não consegui ficar mais do que 3 meses com ele, muito limitado é só para quem gosta ou buscar Status, pois na prática é muito mais "restrito e limitado" do que o android ), Galaxy Nexus X e Nexus 4, LG 4x HD, Samsung Galaxy Note, Motorola Razr HD, Samsung S3 e Samsung S4 (este que para mim não trouxe nada muito diferente do S3 e que pecou feio em não trazer rádio FM), LG Optimus G e hoje tenho um Sony Xperia ZQ e um Nokia Lumia 920, e posso afirmar que o "melhor" sistema sem dúvidas ainda é o Android, mas o Windows Phone está no caminho certo, tanto em desempenho, quanto interface. Ainda acho o Android "puro" (dos Nexus) mais bonito e "rápido", mas está nova interface da Sony ficou muito bonita e sóbria, apesar de menos fluída.

                        5- Por fim, como assim a câmera do ZQ é ruim? Como disse, tive praticamente todos os todos "bons" smartphones, até finalmente encontrar ao meu ver a combinação perfeita, qual seja, Sony Xperia ZQ + Nokia Lumia 920, e um dos fatores preponderantes, foi a câmera de ambos, que sem duvidas são as melhores do mercado brasileiro até o presente, seguidas de Samsung S4 e IPhone 5. Quem disser o contrário, ou não entende de fotografia ou não sabe configurar a câmera. Sendo que a do Lumia 920 ainda leva uma vantagem em relação às demais sabendo utilizar a mesma, principalmente a noite, sem igual. A do S4 como disse tbm é excelente, mas sua qualidade é sim inferior, gahando apenas na quantidade de recursos/firulas que ela possui. Mas uma coisa eu afirmo, tanto a câmera do ZQ, quanto a do Lumia 920, são de longe, muito mas muito melhores do que a do Razr HD, aliás de todos os tops de linha que tive, a câmera do Razr HD foi a pior delas.

                        Este comentários estão me cheirando aqueles "virais" onde um fala uma besteira e os outro vão só replicando sem o menor embasamento, sendo que na maioria das vezes nunca tiveram os aparelhos aos quais julgam ruins.

                        Abraços!

                          • Se for comprar o ZQ temos o menor preço. Acessa aí: https://www.pvmshopping.com.br/EuQueroOXperiaZQ - Abraços.

                              • Se for comprar o ZQ temos o menor preço. Acessa aí: https://www.pvmshopping.com.br/euquerooxperiazq Abraços.

                                  • S4. Sem dúvida. Agora, uma dica: compre o S4 4G, que vem com processador Quad-Core Snapdragon 600, pois o S4 3G com processador exynos octa-core aquece muito.

                                      • qual o melhor? xperia zq x samsung galaxy s4 , tou pensando em comprar e tou com duvida nesses dois

                                          • qual o melhor? xperia zq x samsung galaxy s4 , tou pensando em comprar e tou com duvida nesses dois

                                              • Pra mim ñ vai fazer diferença,tamanho,ser resistente a agua ou não,android,angulo de visão,nada vai mudar minha ideia de comprar ele

                                                  • LeonardoVeloso

                                                    Pelos comparativos na internet, os dois tem diferenças mínimas, o Xperia Z se sobressai no quesito de resistência a água e poeira, mas nao pega a frequência do 4G brasileiro que tem no ZQ, o Xperia Z tbm tem o corpo maior do que o ZQ devido a tela preencher a maior parte do aparelho no caso no ZQ, mas de resto eles são idênticos, tanto em tela quando em hardware.

                                                      • comentário #2 tem toda razão, é um dos motivos pelo qual eu vou comprar o aparelho fora do Brasil ... Aversão Z é melhor em tamanho designe principalmente na localização da camera frontal ... Um aparelho show ...

                                                          • Eu iria comprar um mais pelo fato do wifi dele fica oscilando e cai a conexão, vou desistir e vou comprar outro, que pena sony, um smartphone ta lindo com um erro desses..

                                                              • kkkkkkk pelo o windows phone não e copia do IOS como o tal de an?droid

                                                                  • Smartphone excelente, só possui 2 defeitos: tela e Android...

                                                                      • que maquina...AINDA bem que é com ANDROID PQ se fosse o sistema da MS a SONY já teria falido a muito tempo...

                                                                          • se esse sony fosse windows phone e eu comprava

                                                                            mais como e android passa a vez

                                                                              • se esse sony fosse windows phone eu coimprava

                                                                                  • Com ctz um ótimo aparelho, esse erro do ângulo de visão e o contraste foram melhorados no Z com um novo firmware. Vamos ver se atualiza o zq também. Desisti da compra pela câmera, afinal, o s3 ainda tem uma das melhores câmeras do android.

                                                                                      • Xperia ZQ é sensacional, lindo, bem construído e com uma ótima performance, mas de fato o seu display e principalmente sua câmera deixam a desejar, ela é tão fraca como a presente no Razr HD e Lumia 920, mas para quem não faz questão de desempenho fotográfico, ele vale cada centavo investido!

                                                                                          • Mas, dependendo da posição do aparelho, o ângulo de visão atrapalha muito até o próprio usuário em si.

                                                                                            É complicado. Meu Razr Maxx tem um ótimo ângulo de visão, e isso ajuda muito na experiência do usuário.

                                                                                              • Eu não faço questão de ótimos ângulos de visão, quero mais que os xeretas não consigam enxergar o que está no meu celular.

                                                                                                A Sony parece estar se reencontrando, a LG e Motorola estão lançando bons aparelhos com preço baixo no Brasil. Acho que o domínio da Samsung na plataforma Android deve diminuir.

                                                                                                  • esse smart é muito bom mais é android.

                                                                                                      • A bateria e a tela em TFT(!!!) Mataram esse belo aparelho.

                                                                                                          • Cara, que negócio legal este controle remoto universal.
                                                                                                            Me lembro deste recurso em palmtops na década de 90, via infravermelho... nostalgia heheh

                                                                                                              • Que vontade de ter um Sony, pena que só rodam Android
                                                                                                                :-(

                                                                                                                  • otimo aparelho só podia ser sony

                                                                                                                      • Ótimo aparelho. Mas é uma pena o verdadeiro "Xperia Z" não ter vindo pro Brasil, esse sim é ótimo de verdade, Não é o mais poderoso do mundo mas seria minha opção se eu fosse trocar de smart agora

                                                                                                                          Android

                                                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                          Android

                                                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                          Windows

                                                                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                          Economia e mercado

                                                                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista