LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PlayStation NEO: especificações vazadas revelam que PS4K realmente será poderoso

19 de abril de 2016 30

Diante de tantas informações sobre um novo PlayStation 4, parece que uma versão turbinada do console da Sony realmente sairá do papel este ano. Seu nome ainda não foi definido, sendo chamado por alguns de PS4K e por outros de PS 4.5. Recentemente até vimos informações sobre jogos exclusivos para esta versão, como God of War 4, sem esquecer que o preço sugerido para o novo aparelho será o mesmo praticado no lançamento do PS4.

Agora temos a notícia dada pelo site Giant Bomb que o novo console nipônico está sendo chamado internamente de ‘NEO’ pela Sony. A parte mais interessante são as especificações finalmente reveladas, mostrando que o novo console não será apenas uma versão repaginada com design diferente e capacidade de rodar filmes Ultra HD. Ele realmente contará com hardware mais forte, com GPU até duas vezes mais potente para lidar com jogos em alta resolução.

Confira o comparativo de especificações entre as duas versões do PS4:


Ambos os modelos devem contar com a mesma arquitetura de CPU, AMD Jaguar, porém o novo virá com chipset fabricado a 14nm garantindo elevar a frequência para 2,1 GHz, contra os 1,6 GHz do atual. Em termos de GPU teremos um novo chipset gráfico da linha Polaris da AMD também fabricado a 14nm, entregando o dobro de unidades de controle (36 vs 18), também o dobro de unidades de processamento (2.304 SP vs 1.152 SP) e trabalhando em velocidade superior (911 MHz vs 800 MHz). Estas especificações seriam similares à Radeon R9 480 (mas com pequenas reduções para garantir baixo consumo). Para fechar o pacote teremos 8 GB de memória GDDR5 a 6.812 MHz com barramento a 256 bits entregando um total de 218 GB/s, enquanto o atual entrega 176 GB/s (velocidade de 5.500 MHz).

Mesmo o hardware prometendo o dobro do desempenho da atual geração do console da Sony, o site acredita que o novo PS4 não deverá rodar jogos nativamente em 4K. Não ficou clara qual será a resolução nativa do console, mas parece que tal escolha ficará a cargo dos desenvolvedores. O que importa para a Sony é que a imagem de saída esteja em Ultra HD. Assim, jogos podem rodar em Full HD ou mesmo Quad HD e passarem por processo de upscale para entregar a resolução prometida.

Confira também: PS4 vende mais do que Xbox One em março nos EUA, diz consultoria

Talvez essa medida seja adotada para garantir muitos títulos rodando a 60 quadros por segundos, já que esta velocidade é necessária para o uso do PlayStation VR, evitando um menor cansaço visual ou até mesmo enjoos. Ainda não há informações confirmadas pela empresa e nem uma data certa para o lançamento, mas cogita-se que o PS4 chegará no início do quatro trimestre do ano por US$ 399.


30

Comentários

PlayStation NEO: especificações vazadas revelam que PS4K realmente será poderoso
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista