LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo pode lançar planos com franquia de dados em até dois anos, diz presidente

19 de abril de 2016 11

A operadora de telefonia Vivo pode criar planos com franquia limitada de internet fixa em um ou dois anos, afirmou o presidente da companhia Amos Genish.

A declaração foi realizada em um fórum de empresários na última segunda-feira (19). Como justificativa para essa postura, o executivo disse que 4% da base de usuários da Vivo no país consomem 25% da capacidade estrutural da empresa, enquanto outros 20% consomem apenas 5%.

"É injusto que pessoas que usem pouco paguem o mesmo que as pessoas que usem muito", disse Genish durante evento. De acordo com ele, caso a cobrança fosse feita de acordo com o consumo, não seria necessário que houvesse uma valor médio para todos. "Franquias podem ajudar a quem não tem condições de pagar o preço médio (pela banda larga)", completou.

O chefe da Vivo disse ainda que, atualmente, a Vivo não possui nenhum plano com franquia (provavelmente se referindo aos planos que utilizam a tecnologia de cabos em fibra ótica, e não o antigo Speedy). Mas que esse modelo pode ser insustentável no futuro, já que “cada megabyte enviado para fora do Brasil é pago em dólar”, segundo Genish.

Reação dos internautas

As informações da Vivo chegam após uma série de ações tomadas pelos internautas e por entidades de defesa do consumidor. Um abaixo-assinado, por exemplo, reuniu mais de 1 milhão de assinaturas. A operadora Vivo passou ainda a ser boicotada nas redes sociais.

A Anatel, inclusive, já se posicionou sobre o caso. A agência bloqueou a utilização de franquias até que suas exigências sejam atendidas.

Além disso, um novo projeto de lei poderá impedir que qualquer adoção de franquias entre em vigor no Brasil. A iniciativa parte do Portal e-Cidadania, que inicia projetos populares muito diferentes das petições tradicionais, sendo levado diretamente para senadores quando atingir uma quantidade expressiva de assinaturas dos brasileiros

A Proteste, organização que sempre luta pelos direitos dos consumidores, alega que amudança é ilegal e não trará benefícios para o usuário. Além disso, ela também criou uma petição online para analisar a opinião dos usuários sobre o assunto.

Outra iniciativa contra a imposição dos limites surgiu no Facebook e Twitter. A página Movimento Internet sem Limites divulga informações e tenta avisar aos internautas o que está acontecendo. Com apenas alguns dias de existência, a página já possui mais de 370 mil curtidas no Facebook.


11

Comentários

Vivo pode lançar planos com franquia de dados em até dois anos, diz presidente
  • Essa e a pior operadora que existe...mas se o fitado diz que brasileiro só sente no bolso a dor...então pra elas também existe uma dor...No Lucro.

    Boicotem essa porcaria de operado pra ver se ela não volta atrás...deixem os acionistas dessa porcaria recolherem centavos pra ver...nesse meio tempo alguma operadora não vai se curvar e vai querer ganhar grana aproveitando da situação...e ai que a "vivo" vira "morta"

      • Gente vamos pra ir para a rua temos que fazer alguma coisa ja vimos que Anatel não irá fazer nada criei um grupo no zap quem quiser participar manda um Oi para o numero 98 991623840 e adiciono vocês não devemos ficar apenas parando apenas olhando o tempo passa quando acordamos estaremos offline!

          • Se esses 4% usam muito... Peguem o trafego excedente dels e usem como base. Querem capar a internet por baixo.

            Se o cara gasta 20tb por mes... Limite a 2... Agora vir com 10gb...

              • "É injusto que pessoas que usem pouco paguem o mesmo que as pessoas que usem muito", pior é ser limitado o uso e continuar pagando o mesmo que pagava ilimitado!

                  • Mais concorrência. Urgente isso.

                      • Esse Genish vai insistir nessas desculpas esfarrapadas até quando?! Cara de pau. Retrocesso. Boicote total à Vivo.

                          • Ontem mesmo vi que meu plano da NET já tem essa franquia há muito tempo. Tenho 80GB mensais para usar (coisa que nunca usei tudo em um mês) e se passar minha velocidade é diminuída.

                              • Jovem, entenda, você nunca passou do limite até agora, mas vai passar com toda a certeza do mundo. Pois o tempo da internet discada ou da de um mega por segundo passou. O futuro é tudo conectado.

                                • Concordo se a Vivo lançar planos alternativos sem mexer na plano ilimitado.
                                  Aí, sim ela estaria fazendo bonito.
                                  Assim, que usa pouco, escolheria um plano limitado, mas pagando menos.
                                  Simples assim.
                                  Só não não faz cagada no Plano Ilimitado como ele sempre foi e como ele é hoje.

                                  Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                  TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                  TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais