Sony 16 Mar
Lembra-se que, em 2013, a Sony se gabava do fato de o PlayStation 4 permitir ao usuário jogar um título conforme o baixava? E que isso levou a muitas piadas dos fãs da Sony com os proprietários do Xbox One? Pois tudo não passou de uma grande mentira.
O site Tweak Town trouxe novamente à tona essa história, que frustrou muitos entre os primeiros compradores do PS4, que se deparavam com menus incompletos e cenas que se repetiam à exaustão ao baixar um jogo na esperança de jogar enquanto o download era concluído.
Eu me lembro de baixar todos os 50GB de Wolfenstein: The New Order no PS4 em junho de 2014 e meu PS4 literalmente mentindo para mim e dizendo que o jogo estava “instalado”.
Cerca de 20 minutos de gameplay e fui interrompido por uma mensagem avisando que a instalação não estava completa. Você tinha que navegar por um monte de menus para ver qual era o real progresso do download.
Bom, de acordo com Jim Sterling, do canal Jimquisition, essa teria sido uma exigência da Sony aos desenvolvedores: mentir sobre o progresso de instalação para fingir que os jogos podiam ser jogados enquanto os arquivos eram salvos no armazenamento do videogame. Nas palavras do próprio Sterling:
De acordo com uma fonte que tenho em uma desenvolvedora, a Sony mandou que os jogos não podiam anunciar que não estavam prontos para jogar. Assim, os desenvolvedores tiveram que colocar um aviso de que o jogo estava pronto mesmo que não estivesse.
A ideia por trás disso era para a Sony manter a aparência de cumprir a promessa de jogar os games antes que estivessem completamente baixados.
O problema, basicamente, se deve ao fato de os consoles não terem acesso à internet tão bom quanto um PC. E os desenvolvedores, segundo Sterling, não estão mais preocupados em comprimir os arquivos para facilitar o download e a instalação como antes. Eles liberam arquivos enormes para você baixar em seu console.
Ou seja, não é possível que você comece um download e já possa dar início ao jogo. Seu progresso vai ser mais rápido do que a velocidade de instalação. Mas a Sony tinha que manter as aparências, então obrigou os desenvolvedores a oferecerem alguma coisa ao jogador para ele pensar que já podia começar a história antes de tudo estar pronto.
Felizmente, a Sony acabou desistindo de manter a farsa, e hoje em dia a barra de progresso de instalação mostra quanto do jogo de fato já está pronto no HD do PS4.
Veja o episódio completo do Jimquisition em que ele fala sobre o assunto. Porém, um aviso: ele tem um forte sotaque britânico, o que não seria tanto problema se usasse gíria em praticamente toda frase.
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