LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Japão quer construir o supercomputador mais potente do mundo

27 de novembro de 2016 6

Cientistas do Japão anunciaram um plano para construir o supercomputador mais rápido do mundo em uma tentativa de reafirmar o país como um líder no avanço tecnológico. Se tudo correr de acordo com o planejado, o "monstro" tecnológico custará US$ 173 milhões e será constituído por 130 quatrilhões de cálculos por segundo, segundo a Reuters.

Atualmente, as empresas japonesas têm de terceirizar o processamento intensivo para empresas como a Microsoft e o Google. A licitação para o projeto já foi inaugurada e terminará em 8 de dezembro. O trabalho deve começar já no próximo ano.

As configurações do PC são extremamente avançadas, sendo que o supercomputador planeja relógios em 130 petaflops, que ultrapassaria decididamente o mais rápido do mundo - o chinês Sunway Taihulight, que atinge 93 petaflops.

O computador ainda não construído será chamado ABCI, um acrônimo para AI Bridging Cloud Infrastructure. Espera-se que ele concorra com sistemas de aprendizagem profunda como o programa DeepMind AI (Inteligência Artificial, na sigla em inglês) do Google e estará disponível para empresas privadas mediante pagamento de uma taxa.

Os supercomputadores

Os Estados Unidos e a China são os países que mais mantém supercomputadores. De acordo com a 48ª edição do ranking Top500, o país asiático registra 167 sistemas e os Estados Unidos 165. As chinesas Sunway TaihuLight e a Tianhe-2 encabeçaram a lista de supercomputadores, mantendo a liderança que os sistemas tinham há seis meses, de acordo com a listagem. Com 32 sistemas na lista atual, a Alemanha vem após, seguida pelo Japão com 27, França em 20, e o Reino Unido com 17.

O Google, aliás, já está testando a segurança quântica em seus produtos. É o caso da aplicação da tecnologia no Chrome, navegador que pode ficar mais seguro após os experimentos.


6

Comentários

Japão quer construir o supercomputador mais potente do mundo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista