LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm cria tecnologia capaz de ensinar câmeras a reconhecer elementos do cenário

22 de junho de 2015 0

A indústria da fotografia tem recebido alguns grandes avanços do mundo da tecnologia, e uma delas facilita muito a catalogação e organização das imagens - o reconhecimento automático de objetos nas imagens. Recentemente, o Flickr incluiu sugestões de tags para serem incluídas nas fotos armazenadas e o novo Google Photos também permite que as buscas pelas imagens sejam feitas através de palavras-chave, sendo possível encontrar fotos mesmo sem etiquetas.

Essa mesma tecnologia, que está sendo utilizada em muitas outras aplicações, também começa a chegar nas próprias câmeras digitais. A Qualcomm está trabalhando no SceneDetect, um novo sistema que permite às câmeras identificarem os elementos que existe no cenário que estamos focando com as lentes dos aparelhos.

Nossa ideia é fazer dispositivos "mais inteligentes" permitindo que eles processem dados sensoriais e combinem padrões de dados, de modo semelhante que nosso cérebro biológico processa coisas como imagens ou sons e responde a mudanças nesses dados

Esse vídeo de demonstração mostra o sistema da Qualcomm identificando objetos nos cenários bem rapidamente, enquanto gera as tags correspondentes com palavras-chave:

Por enquanto, o SceneDetect funciona completamente no dispositivo, ou seja, não é necessário se conectar a algum serviço na web, por exemplo. Ele também é capaz de aprender a melhorar a identificação de objetos enquanto o usuário fotografar cada vez mais. A tecnologia deverá chegar ao mercado de dispositivos móveis e câmeras digitais nos próximos anos.


0

Comentários

Qualcomm cria tecnologia capaz de ensinar câmeras a reconhecer elementos do cenário
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista