LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

OmniVision revela sensor de câmera para smartphones capaz de gravar em 4K a 60 FPS

13 de novembro de 2015 15

Os sensores de câmera da Sony são bem populares no mercado de smartphones. Provavelmente o seu celular deverá contar com algum membro da linha Exmor da gigante japonesa. Um relatório aponta que 40% dos últimos flagships lançados conta com sensor da empresa, mas há outras brigando por seu espaço. A OmniVision é outra com grande participação no segmento, com sede na Califórnia, a companhia vem abocanhando 16% do mercado, enquanto Samsung vem em terceiro com 15% representado pelo ISOCELL. Além delas temos várias outras que não chegam a 10%.

OmniVision sabe que precisa investir pesado para concorrer com a Sony e acaba de anunciar o seu novo sensor para flagships. Ele conta com resolução de 16 megapixels, o que pode parecer pouco para os padrões atuais do mercado, mas traz tecnologias que prometem uma qualidade de imagem inigualável. Revelado como OV16860, a novidade traz um sensor de 1/2.4” com dimensões de 10,5 x 10, 5 mm e altura de 5,8 mm. Assim, com tal tamanho ele consegue acomodar pixels de 1,3 microns, sendo maior que muitas câmeras dedicadas que encontramos no mercado.


O que um sensor tão grande poderia garantir para o seu futuro smartphone? A empresa promete que o OV16860 permita uma maior entrada de luz, o que garante melhor desempenho mesmo em cenários que a iluminação é bastante precária, sem falar que reduz a vibração de imagem e também o efeito crosstalk por pixel (que interfere nas cores que são capturadas pelo sensor). Há também suporte para o foco de detecção automática de fases, HDR, e vídeo em câmera lenta.

Como esperado, o novo sensor da OmniVision tem capacidade de gravar vídeos na resolução Ultra HD, mas chegando a estáveis 60 FPS, enquanto as demais soluções do mercado ainda oferecem gravação a 30 FPS nesta resolução. O Snapdragon 820, anunciado esta semana pela Qualcomm, promete capacidade de lidar com vídeos em 4K a 60 FPS, mas é necessário o lançamento de algum smartphone que traga um sensor com tamanha capacidade, como este novo da OmniVision.

Claro, Sony deverá ampliar tal suporte com a chegada do Xperia Z6 com Snapdragon 820 no começo de 2016, o que intensificará ainda mais a disputa entre as empresas. Qual entregará a melhor qualidade de imagem?


15

Comentários

OmniVision revela sensor de câmera para smartphones capaz de gravar em 4K a 60 FPS
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista