
Economia e mercado 27 Mar
Os Estados devem retomar a discussão do aumento de 17% para 25% na alíquota de ICMS cobrada sobre compras feitas nos sites que aderiram ao programa Remessa Conforme.
Segundo informações levantadas pelo Valor, o tema está na pauta das reuniões ordinárias do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz) e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Os debates devem acontecer nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12) na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Fontes informaram que há um consenso entre os estados para que a nova alíquota de 25% seja aplicada em 2025.
Essa "pressa" para aprovar o aumento de imposto é justificada no trâmite que precisa acontecer após a votação no Comsefaz. Isso porque a maioria dos estados precisa homologar a nova taxa por meio de votação nas Assembleias Legislativas estaduais.
Em diversos estados, o trâmite pode ser simplificado porque alguns governadores já aprovaram a mudança antes.
No entanto, conforme explicam analistas, essa nova taxa de 25% só poderá ser implementada em 2025, uma vez que há o princípio da anterioridade.
De toda forma, a mudança deve garantir um aumento de arrecadação para os estados e desincentivar ainda mais os consumidores, uma vez que o ICMS é cobrado de todas as compras internacionais.
Essa medida ainda poderá reduzir a pressão para que o governo federal também implemente uma taxação em todas as importações.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários