LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Claro, TIM, Oi ou Vivo? Veja qual operadora tem a melhor internet móvel no país

26 de julho de 2016 37

Uma pesquisa foi realizada pela Open Signal para determinar qual é a melhor operadora em termos de desempenho considerando seis critérios específicos. A grande campeã foi a Vivo, que se saiu melhor em quatro desses critérios: velocidade de download 4G; velocidade de download 3G; velocidade de download em geral e disponibilidade do sinal 4G.

Com 85 milhões de medições realizadas ao longo de três meses, entre fevereiro e abril, em 45 mil smartphones espalhados por todo o país, a pesquisa mostrou que em segundo lugar ficou a TIM, líder em três critérios, dois deles empatados com a Vivo: velocidade de download 3G; latência em 4G; e disponibilidade do sinal 4G.

Oi, Claro e Nextel foram as melhores em um critério cada, como podemos ver detalhado a seguir.


O ranking de velocidade média de download na rede 4G, segundo o levantamento, mostra a seguinte pontuação: Vivo vence com 18,57 Mbps; a Claro fica em segundo lugar com 11,63 Mbps; seguida pela Oi com 11,36 Mbps; e TIM na lanterninha com 8 Mbps.

Em comparação à edição anterior da pesquisa, publicada em fevereiro passado, a velocidade média da Vivo mostra um crescimento de 3 Mbps; a Claro ficou estagnada; enquanto Oi e TIM registraram quedas entre 1 e 2 Mbps.

Quanto à disponibilidade da rede 4G, a colocação ficou: Vivo e TIM tecnicamente empatam na liderança, com 56,8% e 56,1%, respectivamente; Claro ficou com o terceiro lugar com 52,9%; seguida pela Oi com 47,4%.

A latência, tempo que leva para um pacote de dados ser transportado entre dois pontos da rede, coloca a Oi e TIM na frente em média na rede 4G: ambas empatam com 74,77 e 74,07 milissegundos, respectivamente; a Claro ficou em terceiro lugar com 82,5 ms; e a Vivo, em quarto com 103,9 ms.

Já em termos de velocidade média de download na rede 3G, três operadoras empatam em primeiro lugar: Vivo, com 2,43 Mbps; Claro, com 2,36 Mbps; e TIM, com 2,24 Mbps. A Oi vem em seguida, com 1,64 Mbps e a Nextel aparece em último, com 1,11 Mbps.

Mas em latência na rede 3G, a Nextel, que não aparece nas comparações das redes 4G porque possui LTE apenas no Rio de Janeiro e São Paulo, foi a campeã isolada com 103,1 ms. Depois vieram TIM, com 148,4 ms; Claro, com 162,3 ms; Vivo, com 168,3 ms; e Oi, com 172,5 ms.

E na velocidade média geral de download, independentemente do tipo de rede, o ranking traz a seguinte colocação: Vivo em primeiro lugar com 5,75 Mbps; seguida por Claro, com 4,65 Mbps; TIM, com 3,53 Mbps; e Oi, com 3,19 Mbps.

No entanto, a Open Signal destaca que a média nacional ainda é considerada baixa em comparação com os países vizinhos da América latina e o resto do mundo.


37

Comentários

Claro, TIM, Oi ou Vivo? Veja qual operadora tem a melhor internet móvel no país
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista