LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft libera build 14328 para Windows 10 e Mobile; veja novidades e problemas

22 de abril de 2016 213

A Microsoft está em ritmo alucinante de desenvolvimento para o Windows 10, liberando agora uma nova compilação do sistema tanto para dekstops quanto para smartphones por meio do Fast Ring do programa Insiders. Trata-se da build 14328, que como muitos devem ter percebido é apenas um número acima da versão lançada ainda nesta quarta-feira para o Windows 10 Mobile, o que demonstra que não foram adicionadas muitas correções e novidades para o sistema voltado aos dispositivos móveis. Devido a isto, a Microsoft decidiu informar apenas as novidades, correções e problemas ainda presentes na versão do sistema para desktops, dando a entender que nada de novo realmente chegou à sua edição mobile.

O que há de novo

Windows Ink

A novidade apresentada ainda durante a BUILD 2016 finalmente pode ser experimentada por desenvolvedores e entusiastas do Windows 10. Com ele, você poderá tirar total proveito de dispositivos compatíveis com entrada por meio de canetas stylus, criando uma experiência similar ao que você teria se estivesse interagindo com uma folha de papel. Com o Windows Ink é possível criar notas, desenhar em quadros brancos, e compartilhar tudo o que for criado facilmente. A função também está integrada a apps nativos como Maps, Edge e a suíte Office.


Vale destacar que o Windows Ink é capaz de reconhecer o tipo de dispositivo que você está utilizando, sendo habilitado por padrão em aparelhos como o Surface Pro 4 e o Surface Book, que contam com suporte a canetas stylus, bastando que você toque sobre o pequeno botão com o desenho de uma caneta na barra de tarefas. Caso o seu aparelho não seja compatível com este tipo de acessório, o ícone não será exibido, sendo necessário tocar com o botão direito na barra de tarefas e escolher a opção "mostrar botão do Windows Ink Workspace".

Melhorias na tela inicial

Foram adicionadas algumas mudanças na tela inicial do Windows 10 para permitir que o usuário encontre o aplicativo desejado de forma mais rápida e intuitiva, além de possibilitar uma identidade visual mais próxima entre desktops, tablets e PCs.


As seções "aplicativos mais usados" e "todos os aplicativos" foram unificadas, fazendo com que ao abrir o menu iniciar você já tenha acesso à uma lista completa com seus apps, reduzindo assim a quantidade de cliques necessários para chegar ao item desejado. Além disso, funções importantes como "desligar", "configurações" e "explorador de arquivos" foram movidas para uma barra lateral, para que assim possam estar sempre visíveis ao usuário. Vale notar ainda a modificação realizada na lista de "recentemente adicionados", que agora passará a mostrar três apps ao invés de apenas um, bastando que você toque em "mostrar mais" para que o restante seja exibido.

Por último, todas as pastas selecionadas para serem exibidas no menu iniciar agora serão visualizadas imediatamente ao abri-lo, não sendo necessário abrir o menu hambúrguer para ter acesso a elas.

Melhorias no modo tablet

Foram levadas em consideração as reclamações dos usuários, sendo agora encontrado um melhor aproveitamento do espaço em diversos setores, o que gerará uma experiência de imersão muito maior ao ser utilizado o modo tablet.

Lista de todos os aplicativos em tela cheia


Esta foi uma mudança muito requisitada, sendo implementada novamente a lista de todos os apps em tela cheia ao ser acessado o menu iniciar. Foi escolhida a implementação da lista em uma espécie de grade para reduzir a necessidade de se movimentar para cima e para baixo ao procurar pelo aplicativo desejado, tirando proveito principalmente quando o dispositivo estiver sendo utilizado em orientação paisagem. Também foi facilitada a alternância entre os modos de visualização por live tiles fixadas na tela inicial e lista de aplicativos, havendo pequenos botões no canto superior esquerdo responsáveis por isso.

Barra de tarefas com ocultação automática

Agora é possível escolher se você deseja que a barra de tarefas seja oculta automaticamente apenas durante o modo tablet, permitindo assim que seja feita uma verdadeira transição entre o uso como desktop e o uso como dispositivo móvel. Para isso, basta ir ao menu de configurações > sistema> modo tablet e marcar a opção desejada, fazendo com que seus apps tirem total proveito da tela quando a função for ativada.

Melhorias para Cortana

Cortana na tela de bloqueio


Agora é possível contar com a Cortana diretamente em sua tela de bloqueio, podendo ser utilizados comandos como "me lembre de tirar o lixo quando eu chegar em casa" ou "quando será o próximo jogo dos marinheiros?" sem que você precise sequer desbloquear o seu aparelho. Vale notar que em comandos mais específicos ou que necessitam da abertura de um aplicativo será exibido o teclado virtual para inserção o PIN correspondente, o que significa que você não terá sua segurança reduzida.


Para habilitar a Cortana em sua tela de bloqueio, basta ir até as configurações da assistente e procurar por "opções para tela de bloqueio", ativando então o ajuste correspondente. Para tornar a experiência ainda mais completa, deixe marcada também a opção para usar a função "Hey Cortana!" para chamar a assistente.

Novas formas de criar lembretes

Estão sendo implementados dois novos meios para tornar a tarefa de criar lembretes da Cortana muito mais fácil e rápida. Agora é possível criar um "lembrete por foto", bastando que você tire uma foto de algo sobre o qual gostaria de ser lembrado, seja isto um local, um objeto ou uma pessoa. Além disso, agora é possível criar lembretes a partir de outros aplicativos com a capacidade de compartilhar elementos, permitindo que você seja lembrado de falar sobre determinada notícia com um amigo ou de baixar determinado app quando chegar em casa.

Funções integradas entre dispositivos

Pensando em incrementar as funcionalidades da Cortana ao trabalhar sincronizada com vários dispositivos, foram implementadas uma série de novidades na última build 14316, porém muitas delas não estavam funcionando corretamente em dispositivos com o Windows 10 Mobile na compilação 14295. Com a nova atualização liberada hoje tudo deve ser utilizado normalmente, possibilitando que a Cortana informe quando o nível da bateria de seu smartphone estiver baixa, além de prover novos meios de encontrá-lo em caso de perda e muito mais.

Mais simples de ser utilizada

A partir de agora serão implementados cada vez mais meios de facilitar o uso da Cortana, começando pela build 14328. Com ela, você poderá começar a usar a assistente mesmo sem qualquer tipo de login ou configuração prévia, permitindo assim que qualquer pessoa possa utilizá-la sem um conhecimento prévio sobre o que se trata. Obviamente que isto limitará as funções que poderão ser executadas pela Cortana, porém ela poderá ser facilmente utilizada para realizar buscas na web ou comandos mais simples que não envolvam outros aplicativos ou sua conta da Microsoft.

Busca de arquivos mais profunda

Agora é possível pesquisar por arquivos presentes não apenas em seu dispositivo, como também no OneDrive. Atualmente é possível buscar por fotos, vídeos, músicas e documentos, sendo exibido um aviso sobre o local em que ele está armazenado caso encontrado.

Melhorias na Central de Ações e em notificações

Otimizações no ponto de entrada da central


O ícone para abrir a Central de Ações agora foi movido para o canto direito da tela, ficando após todos os demais ícones para que possa ser mais facilmente identificado. Ele agora exibe um pequeno contador com as notificações não visualizadas pelo usuário, possibilitando que você tenha uma ideia melhor do que aconteceu enquanto estava fora. Vale notar que quando notificações chegam é exibida uma animação neste ícone com a imagem do app responsável por ela, facilitando assim a sua identificação.

Mudanças visuais


Várias notificações de um mesmo aplicativo não mostram seu ícone repetidamente na central, sendo agora vista a imagem apenas no topo de todas elas. Isto permitiu que a Central de Ações ganhasse uma grande quantidade de espaço, principalmente por ser utilizado em conjunto com a nova organização das notificações, onde apenas as três primeiras de cada app são exibidas por padrão.

Notificações da Cortana na Central de Ações

Agora são exibidos os "insights" da Cortana na sua Central de Ações, evitando que você acabe perdendo algum compromisso por ter perdido o aviso quando ele de fato chegou ao seu dispositivo.

Personalize seus atalhos

Assim como introduzido no Windows 10 Mobile recentemente, agora é possível personalizar os atalhos presentes na Central de Ações facilmente, permitindo que o usuário possa remover, adicionar ou mover os atalhos de acordo com seu desejo. Para isso, basta ir até o menu de configurações > sistema > notificações e ações, onde será exibida uma réplica de sua grade de atalhos que pode ser manipulada livremente. Vale notar que agora ao clicar sobre o atalho de Wi-Fi na Central de Ações você será levado para a tela de conexões disponíveis ao invés de ser ativada ou desativada a conexão.

Melhorias na tela de bloqueio

Endereço de e-mail oculto na tela de bloqueio

Vários usuários enviaram feedback requisitando esta mudança, e agora na build 14328 o seu endereço de e-mail não será mais exibido na tela de bloqueio do sistema, aumentando assim o nível de privacidade do sistema. O endereço é oculto por padrão, porém caso você deseje que ele volte a ser exibido basta ir até o menu de configurações > contas > opções de entrada > privacidade e escolher a opção desejada.

Controle de mídia na tela de bloqueio


Assim como na versão do Windows 10 Mobile disponibilizada recentemente, tivemos a chegada dos controles de mídia diretamente na tela de bloqueio, sendo esta outra função requisitada há algum tempo pelos Insiders. Com isso, você não precisará tocar nas teclas de volume para ter acesso às opções de pausa/reprodução, avançar e retroceder das faixas que estiverem sendo executadas no aparelho.

Além destas, tivemos novidades para entrada de texto em japonês, um novo ícone para o explorador de arquivos e algumas outras mudanças mais específicas do sistema que podem ser acompanhadas diretamente no blog oficial do Windows em uma publicação feita por Gabriel Aul. Vamos então ao changelog de correções e problemas ainda presentes.

Principais correções

  • Corrigimos o problema que fazia com que o emulador Visual Studio para Windows 10 Mobile e Hololens falhasse com "um erro de autenticação ocorreu. A autoridade de segurança local não pode ser contactado ". Os desenvolvedores devem ser capazes de usar o emulador nesta compilação.
  • Corrigimos o problema que fazia com que o controle do Xbox One apresentasse atrasos e ficasse difícil de usar quando conectado ao seu PC.
  • Corrigimos um problema onde o diálogo de autenticação de dois fatores não foi formatado corretamente após um erro ser recebido.
  • Quando você abre um segundo aplicativo no modo tablet, ele irá aparecer lado a lado com o primeiro aplicativo (split-screen). Quando você fecha um desses aplicativos, ela deve tornar-se tela cheia.
  • Corrigimos um problema em que as larguras de coluna padrão para o Gerenciador de tarefas eram muito estreitas em dispositivos de alta resolução.
  • Corrigimos um problema em que reiniciar o PC poderia deixá-lo preso em "Reiniciar ..." ao invés de solicitar "Tem certeza de que deseja reiniciar?".
  • Nós atualizamos o diálogo de encerramento do Windows para usar um ícone moderno.
  • Corrigimos um problema em que você não podia ver a lista de candidatos para o método de edição de entrada chinesa enquanto no modo de tela cheia para jogos, bem como um problema em que usá-lo na caixa de pesquisa em Configurações causaria o fechamento do menu.
  • Corrigimos um problema que poderia resultar em uma notificação que não podia ser descartada.
  • Corrigimos um problema que resultava em ícones sobrepostos e texto cortado no File Explorer quando a tela estava usando um tamanho de fonte muito grande.
  • Corrigimos um problema que impedia o Quicken de ser executado. No entanto, será necessário desinstalar e reinstalar o Quicken para sair de um estado ruim.

Problemas conhecidos

  • Após a atualização para esta compilação, pode haver alguns casos em que quando o PC entra em Connected Standby ele pode ter uma tela azul (verificação de bug).
  • Nós estamos continuando a fazer alterações ao nosso esquema de armazenamento de dados de extensão no Microsoft Edge. Como resultado, após a atualização para esta compilação todas as extensões instaladas no Microsoft Edge serão removidas. Você pode reinstalar essas extensões para recuperá-las.
  • Feedback Hub não é localizado e a interface do usuário estará em Inglês (EUA), mesmo com os pacotes de idioma instalados.
  • Feedback Hub leva cerca de 20-30 minutos após a atualização para esta compilação para baixar e instalar. Se o feedback Hub não é totalmente instalado, se você receber uma notificação mini-questionário que irá levá-lo em nenhum lugar do aplicativo, procurar no Feedback Hub não irá mostrar os resultados, e se você clicar para ir para Feedback Hub de outro aplicativo ou configuração, feedback não vai abrir.
  • O Desktop App Converter Preview (Projeto Centennial) irá falhar ao ser executado no Windows 10 Insider Preview build 14328. Se você é um desenvolvedor utilizando a ferramenta de conversão para converter seu aplicativo de desktop para UWP, sugerimos pular esta compilação até que possamos corrigir esse problema .
  • Todos os jogos online da Tencent não funcionam mais nesta atual branch de desenvolvimento.
  • Se você estiver em um aplicativo e clicar em um link com uma URL com mais de 260 caracteres, ele vai abrir a caixa de diálogo "Abrir com ..." em vez de abrir com o seu navegador padrão.
  • Estamos cientes de situações em que Groove Music irá falhar ao ser executado através da tela inicial e trabalhamos para obter uma correção em breve.
  • Reprodução de música no Groove Music dentro de 2 minutos após entrar em seu PC irá resultar em erros de reprodução 0xc10100ae. Se você esperar mais de 2 minutos após iniciar a sessão para reproduzir música no Groove Music você vai evitar esse problema.
  • Em Microsoft Edge, alguns grandes downloads podem parecer estarem presos em 99% de conclusão. Você pode contornar esse problema renomeando o arquivo em seus downloads após fechar o Microsoft Edge. Esta solução alternativa ignora verificações de segurança sobre o arquivo, assim que deve ser usado somente com arquivos de uma fonte confiável.
  • Se você possui BitLocker/criptografia de dispositivo habilitada e tentar voltar à uma build anterior via "Volte para uma compilação anterior" em Configurações> Atualização e segurança> Recuperação - o app irá falhar e você não será capaz de reverter. Para contornar esse problema, desative a criptografia e tente novamente.
  • Configurações irá falhar se você tentar fixar uma das páginas no menu Iniciar, resultando em página não está sendo fixada.
  • Você pode ver caixas quadradas em certos aplicativos ao usar alguns dos novos emojis - que ainda estão recebendo os devidos polimentos.
  • Se você atualizou da versão 14316, você pode ver os aplicativos presos na loja. Esses aplicativos também serão duplicados em toda a lista de aplicativos (um real, um pendente). Para resolver esse problema: 1) Comece a baixar algum outro aplicativo. 2) Pause o download, em seguida, vá para os downloads. 3) Clique no botão "Continuar todos". Uma vez que tudo tenha baixado, a questão deve ser resolvida.

A Microsoft afirma ainda que está trabalhando para disponibilizar um "bug bash" para a geração Redstone do sistema, que nada mais é do que uma espécie de fórum para discutir problemas relatados por usuários e que foram descobertos pelos próprios engenheiros da companhia. É informado que isto acontecerá na próxima semana com quatro dias de missões no Feedback Hub, restando aguardarmos por mais detalhes para vermos do que realmente se trata.

E você, está utilizando a build 14328 em seu desktop ou smartphone? Como esta compilação está se saindo se comparada à sua antecessora? Deixe-nos seu comentário abaixo!


213

Comentários

Microsoft libera build 14328 para Windows 10 e Mobile; veja novidades e problemas

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar