LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Venda de fábricas da Microsoft pode marcar o fim dos dispositivos Lumia

18 de maio de 2016 311

A Microsoft oficializou hoje a venda de diversas de suas fábricas adquiridas da Nokia para a Foxconn, além do licenciamento da marca da finlandesa para o uso nos chamados feature phones, que nada mais são do que dispositivos mais básicos como os da linha Asha. Ainda que isto não influencie diretamente na continuidade da linha Lumia com Windows 10 Mobile, o fato da empresa ter redirecionado praticamente todos os funcionários restantes de seu setor mobile para o Surface fez com que muita gente já começasse a especular sobre o fim dos dispositivos herdados da Nokia, algo que já vem sendo comentado há algum tempo devido às ações no mínimo curiosas tomadas pela companhia.

Para tentar conter um pouco os ânimos de seus usuários e evitar uma migração para plataformas rivais ainda maior do que já vem acontecendo, um porta-voz da Microsoft liberou uma declaração sobre o assunto, dando mais detalhes sobre quais setores serão de fato passados à Foxconn e quais continuarão com a empresa.

Em um esforço para focar ainda mais nos produtos onde oferecemos diferenciais únicos e que executam o Windows, a Microsoft está vendendo seus ativos de telefonia de nível de entrada, incluindo sua fábrica Microsoft Mobile Vietnam em Hanoi, à FIH Mobile Ltd., uma subsidiária da Hon Hai/Foxconn Technology Group, e HMD global, Oy. A Microsoft vai continuar a desenvolver o Windows 10 Mobile e prestar suporte a telefones Lumia como o Lumia 650, Lumia 950 e Lumia 950 XL, além de telefones de parceiras como Acer, Alcatel, HP, Trinity e VAIO.

Como pode ser visto, ao invés de acalmar os fãs da linha Lumia a declaração só cria mais expectativa pelo seu fim, já que em nenhum momento é dito que novos aparelhos serão lançados sob esta marca, e sim que os que já estão no mercado continuarão recebendo suporte. Isto apenas reafirma os inúmeros rumores de que a empresa focará todos os seus esforços na produção do Surface Phone, deixando um pouco de lado o público convencional e buscando atrair os consumidores corporativos.

Lumia 650 pode ser realmente o último de sua linha

Vale lembrar que nas últimas semanas a empresa importou alguns componentes para realizar testes na Índia, sendo eles relacionados a um smartphone intermediário com versões compatíveis com um ou dois chips SIM. Isto dá a entender que a empresa poderá lançar variantes do Surface Phone para agradar várias categorias de usuários, transformando assim o que muitos pensavam ser apenas um dispositivo em toda uma nova linha de aparelhos. Caso isto de fato ocorra, teríamos o que Satya Nadella chamou de "a criação de um novo nicho", onde as pessoas procurariam por smartphones capazes de fazer mais do que apenas acessar redes sociais e jogar.

Como ainda não foram revelados mais detalhes sobre a transação multimilionária envolvendo Microsoft e Foxconn, não há como sabermos qual será de fato o futuro da linha Lumia ou da própria casa de Redmond no setor de dispositivos móveis, sendo certo apenas que ela continuará desenvolvendo o Windows 10 Mobile mesmo que para uso exclusivo de suas companhias parceiras.


311

Comentários

Venda de fábricas da Microsoft pode marcar o fim dos dispositivos Lumia

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar