LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Representante da ASUS diz que será possível desbloquear o bootloader em dispositivos

09 de agosto de 2023 21

Atualização (09/08/2023) - HA

Um representante de relações públicas da Asus se pronunciou ao ex-editor-chefe da XDA-Developers, Mishaal Rahman, a respeito da indisponibilidade da ferramenta de desbloqueio de bootloader para Zenfone 9 e Zenfone 10. A confirmação dessa ausência havia sido feita pelo suporte técnico da marca taiwanesa.

Essa comoção teve início recentemente após um usuário reclamar pelo canal oficial que queria desbloquear o bootloader em seu smartphone.


O porta-voz disse que o suporte ao cliente da empresa "entendeu mal a situação" e, embora a ferramenta de desbloqueio não esteja disponível no momento, a Asus está "permitindo a possibilidade de desbloquear" o bootloader em seus telefones.

Apesar do tom esperançoso destinado aos usuários, a Asus não revelou o motivo da indisponibilidade da ferramenta de desbloqueio do bootloader nem deu qualquer prazo para a disponibilização dessa ferramenta para o Zenfone 9 e Zenfone 10. Ou seja, o cenário ainda é desanimador e nebuloso.

Texto original (07/08/2023)

As Custom ROMs são sistemas alternativos que permitem aos usuários prolongarem a vida útil dos seus celulares com sistemas modificados com atualizações fornecidas por desenvolvedores não-oficiais. Entretanto, esta capacidade pode estar com os dias contatos nos celulares da ASUS.

Esta possibilidade foi indicada pelo suporte técnico da ASUS na Espanha sobre o questionamento do usuário Totmakina que não estava conseguindo desbloquear o bootloader do seu Zenfone 9.

A resposta do suporte por e-mail foi a seguinte:

Seguindo o seu caso, nós enviamos a sua dúvida para nossa central de reparos e fomos informados que o desbloqueio de bootloader não é possível e não estará disponível no futuro. Ambos os Zenfone 9 e Zenfone 10 não poderão ser desbloqueados.

Imagem: Totmakina
O que é bootloader?

O bootloader é um componente do sistema do smartphone que gerencia a inicialização do sistema do aparelho. Desbloqueá-lo permite utilizar versões alternativas de sistemas chamadas Custom ROM e até obter acesso root para controlar e personalizar completamente o dispositivo.

Desta forma, impedir o desbloqueio de bootloader restringe os usuários apenas a atualizações oficiais, o que é particularmente preocupante no caso da ASUS, que infelizmente ainda não tem uma política de updates rápidos como suas concorrentes e é acusada de abandonar celulares como o Zenfone Max Pro M2, que até hoje está com o Android 10 Beta.

Por outro lado, um usuário do Reddit que diz ter entrado em contato com desenvolvedores da ASUS afirma que "o servidor da ferramenta de desbloqueio [de bootloader] está em manutenção e será retomado no 3º trimestre". Então nem tudo pode estar perdido para usuários de Zenfone.

Saiba mais

(atualizado em 13 de abril de 2024, às 02:26)

21

Comentários

Representante da ASUS diz que será possível desbloquear o bootloader em dispositivos
  • Mandei msg para o suporte chinês eles me falaram para arranjar um aplicativo de terceiros ou fazer root no aparelho olha as ideias ks , os caras fingem demência só rindo msm , pow tomara que eles apareçam do nada com app novamente! e minha única esperança, fora isso muito decepcionado %uD83D%uDE1E%uD83D%uDE2A

      • Por mim poderia bloquear, pois já me cansei de ficar instalando essas coisas e quero a estabilidade do oficial mas a realidade de todo mundo não é essa e ainda mais com aquele projeto treble que facilita a instalação de custom ROM é sempre bom ter mais opções e esse projeto foi feito pra facilitar as atualizações e ngm usou isso.

        • Sacanagem isso...

            • Já usei Motorola, Samsung, LG e agora com Xiaomi, mas aonde eu tive problemas sérios foi com um ZenFone 5 de primeira geração com Intel atom..
              Horrível e apelido, eu achei que todo Android era assim, bugado, travando direto, e esquentando muito..
              Dai comprei um Redmi S2..Muito melhor em tudo, e ainda funciona hj em dia, mas o Snap 625 e guerreiro viu..

              • Isso se aplica em smartphones mais antigos tambem. Possuo um zenfone 5 que foi abandonado pela Asus na versão 9 do Android (saiu a versão 10 beta mais não vingou) e no site da Asus disponibilizava um app que era utilizado para desbloquear o bootloader. No começo do ano resolvi desbloquear o bootloader mais uma vez, e por incrível que pareça o app simplesmente sumiu. Em um fórum da Asus outro usuário reclamou do sumiço desse app e a resposta da Asus foi que eles não dão mais suporte para essa prática.
                A sorte que o pessoal da XDA disponibilizou um passo a passo utilizado o fastboot.

                  • Sei que os celulares das Asus são melhores para jogos mas isso aí é pilantragem pura, uma das poucas vantagens que tinham e querem remover?

                      • Nossa que maravilha, agora você fica somente com a versão toda bugada feliz da vida, essa ASUS é uma piada mesmo, que tenha o mesmo fim da LG.

                          • Se eu não estiver errado, uma vantagem que a ASUS tinha sobre as outras fabricantes era *justamente* a habilidade de poder desbloquear o bootloader *SEM perder a garantia.*
                            E por extensão..., fazer root, e/ou instalar qualquer custom ROM, contanto que o usuário mantesse o hardware intacto e instalasse a ROM que veio de fabrica. (se precisasse levar para a garantia)

                            Isso é um belíssimo de um tiro no próprio pé.

                              • Nubia Redmagic sola essa empresa buxa! Aí se a HTC não tivesse "sumido" do mapa...

                                • sacanagem isso aí

                                    • Asus, e suas piada. Quer virar um Apple da vida ? Já não basta sua versões betas que nunca virá estável... agora quer tirar a liberdade que Android proporciona!

                                        • eu via as lives do marcel,era o que ele mais prezava,a liberdade do consumidor,uma pena

                                            • Aí você fica limitado a uma ou duas atualizações que é fabricante dá e só dois anos de atualização de segurança... Complicado eim... Em celulares mais básicos isso é comum agora celulares mais caros as pessoas geralmente esperam suporte maior né

                                                Android

                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                Android

                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                Windows

                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                Economia e mercado

                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista