
18 Novembro 2019
18 de junho de 2019 0
A ANATEL está fazendo o máximo possível para coibir a ativação de linhas fraudulentas e, por isso, as operadoras de telefonia móvel vão tomar medidas drásticas a partir do dia 24 de junho.
Clientes pré-pagos da TIM, Vivo, Oi, Claro e Nextel poderão perder a linha caso não completem seus cadastros com informações essenciais como, por exemplo o CEP, endereço completo e CPF (reforçando a lei 19.703/2003, que define que as operadoras tenham como cadastro o número do CPF do cliente).
As telecoms vão enviar nos próximos dias um SMS para aqueles que possuírem cadastro incompleto, requisitando o contato para aquisição dos dados faltantes. A partir dessa data, o cliente terá trinta dias para entrar em contato com a central de atendimento.
As medidas chegam em tempos onde o uso de linhas clonadas ou com informações de outrem obtidas de maneira não autorizada são cada vez mais comuns no Brasil.
Como é relativamente muito fácil conseguir informações como, por exemplo, o CPF de alguém, fraudadores acabam ativando diversas linhas falsas, seja para roubo de informações, golpes, telemarketing e outros.
O prazo estendido (24/06 até 05/07) vale para o cadastro das informações em Goiás (DDD 62). Clientes no Acre, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina terão o processo iniciado a partir de 31 de julho.
Demais estados precisarão passar as informações necessárias a partir de 2 de setembro.
A previsão é que as pendências sejam resolvidas até 2020, para que, ao longo do próximo ano, as empresas passem a implementar os novos métodos de ativação para evitar a disseminação de linhas falsas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários