LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Reprovada! Anatel autoriza quebra de fidelidade com operadora por nota baixa

12 de dezembro de 2019 5

Responsável por intermediar o relacionamento entre operadoras e usuários, a Anatel vem aos poucos buscando atualizar possibilidades para favorecer o consumidor na comunicação de problemas ou de ter seus direitos honrados quando questionado.

Um dos exemplos mais recentes disso é a confirmação por parte do conselho diretor do órgão que um novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQual) passará a ser utilizado para estabelecer direitos e deveres de operadoras visando a correção de problemas.

A principal novidade nesse sentido é o monitoramento do serviço das principais operadoras do país (Claro, Oi, TIM e Vivo), criando uma avaliação com notas que variam entre A e E para cada municipio brasileiro, sendo feita a reclassificação anualmente comparando o período atual com o anterior.

Caso a operadora tenha uma piora na avaliação, sua nota cairá fazendo assim com que o cliente possa cancelar o contrato sem honrar a fidelização celebrada entre as partes, desde que a operadora esteja nas últimas duas notas, ou seja, D e E.

Principais operadoras do país serão anualmente avaliadas visando aferir a qualidade do serviço

Ainda segundo o órgão, o selo será baseado em três indicadores específicos para a avaliação: índice da Qualidade do Serviço, Índice da Qualidade Percebida e Índice de Reclamação dos Usuários, sendo aferida por uma entidade custeada pelas próprias operadoras.

Cabe observar que essas novidades não possuem efeito imediato, sendo a implementação do novo regulamento prevista para 2022, graças ao prazo de 18 meses para a apuração dos novos indicadores, adoção do Documento de Valor de Referência (DVR) para somente então passar a aplicar o selo de qualidade.


5

Comentários

Reprovada! Anatel autoriza quebra de fidelidade com operadora por nota baixa
  • A melhor entidade que existe para aferir algo é o proprio cliente,,, se tiver no site da empresa logo no topo da 1 pagina, uma area em que vc entre com seu numero de telefone (ou email para quem só tenha tv e internet) que seja 1 voto por cpf e vc mesmo possa colocar sua nota de 0 a 10 para estes itens podendo votar de forma separada para cada serviço (tv, internet e telefone), podendo mudar o voto a qualquer momento, só sendo valido os votos dos ultimos 180 dias... ai sim a ANATEL veria os indices beirando (ou tendendo pra quem é de exatas kkk) a zero...Pq é cobrança nunca consumida sendo cobrada, serviço de péssima qualidade sendo entregue, quantidade muito inferior ao "contratado, ofertado e divulgado" e atendimento "indescritível" dos operadores extremamente mal preparados que só têm o objetivo de dar lucro a empresa e nao de resolver os problemas com os clientes.... e isso em TODAS AS OPERADORAS viu!

      • Fazer contrato com padrões é perca de tempo.

          • Foi a piada do dia!

              • Anatel né, quem vai dar crédito a isso?

                  • Indicadores sendo aferidos por entidade custeada pelas operadoras....

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista