LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como fazer uma reclamação na Anatel

19 de maio de 2023 2

Fazer uma reclamação junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é um direito do consumidor brasileiro quando se trata de problemas relacionados a serviços de telefonia, internet, TV por assinatura e algumas outras atividades associadas. Mas você sabe como proceder?

Hoje, dando sequência ao nosso quadro diário de dicas e tutoriais, você confere o passo a passo necessário para fazer uma reclamação junto a Anatel. Confira!

Como fazer uma reclamação na Anatel

A Anatel é a agência reguladora estatal responsável por fiscalizar e regular os serviços de telecomunicações em solo brasileiro. Basicamente, seu papel é garantir que as operadoras sigam as normas estabelecidas e ofereçam serviço de qualidade aos consumidores.

Em casos de mau atendimento, cobrança indevida, interrupção de serviços e velocidade abaixo do contratado – além de outros problemas relacionados aos serviços de telecomunicações, o consumidor pode entrar com uma reclamação junto ao órgão regulador. No entanto, é importante tentar resolver o problema antes, diretamente com a operadora, através de um dos canais de atendimento disponíveis.

Com isso, antes de iniciar o processo de reclamação junto a Anatel, verifique as opções de contato com a operadora do serviço prestado. Geralmente, as empresas oferecem canais de atendimento telefônico, chat, e-mail ou até mesmo atendimento presencial em lojas físicas.

Confira na lista a seguir os canais de atendimento de algumas das principais operadoras. Anote o protocolo de atendimento em todas as suas interações, ele será importante caso você precise registrar uma reclamação na Anatel posteriormente.

  • Vivo: através desse link ou pelo número 0800 770 9800;
  • Tim: através desse link ou pelo número 0800 882 0041;
  • Claro: através desse link ou pelo número 0800 701 0180;
  • Oi: através desse link ou pelo número 0800 031 7923;
  • Sky: através desse link ou pelo número 10611.

O problema persiste e você percebe que suas reclamações não estão sendo levadas em consideração? Com os números dos protocolos de atendimento em mãos, confira nos itens abaixo como realizar uma reclamação na Anatel:

Fazer uma reclamação na Anatel através do site (navegador web)

  • Com seu navegador aberto, acesse o site oficial da Anatel e realize o login com suas informações.
    • Você poderá realizar o cadastro junto ao Anatel Consumidor através da opção de “Cadastre-se”;
    • Você também pode realizar o login no site com sua conta Gov.br. Para isso, clique em “Entrar com gov.br” e realize o processo de login. Caso você ainda não tenha conta na plataforma, confira esse nosso outro tutorial.
    • Caso queira fazer uma Denúncia anônima de alguma irregularidade, clique no botão “Denúncia anônima” e siga os passos apresentados na tela.

  • Na nova tela, clique em “Registrar Solicitação” e, na sequência, clique em “Registrar Reclamação”.

  • Selecione a sua operadora e siga as etapas apresentadas na tela: selecione o tipo de serviço que gostaria de reclamar, o assunto, o problema, a descrição do problema, o número de protocolo registrado junto a operadora e os dados adicionais.

  • Com tudo pronto, clique no botão “Finalizar Solicitação” para enviar sua solicitação a Anatel.

Com a reclamação registrada, o prazo de atendimento para operadora analisar e responder a reclamação é de até 10 dias, contando dias úteis, feriados e finais de semana. É do encargo da Anatel acompanhar os prazos.

Você poderá acompanhar o status da sua solicitação através do próprio site do Anatel Consumidor. A agência te enviará um e-mail quando o status da solicitação for concluído.

Fazer uma reclamação na Anatel através do app Anatel Consumidor (Android & iOS)

  • Com seu dispositivo em mãos, abra o app do Anatel Consumidor;
  • Realize o login com suas informações.
    • Você poderá realizar o cadastro junto ao Anatel Consumidor através da opção de “Cadastre-se”;
    • Você também pode realizar o login no site com sua conta Gov.br. Para isso, toque em “Entrar com gov.br” e realize o processo de login. Caso você ainda não tenha conta na plataforma, confira esse nosso outro tutorial.
    • Caso queira fazer uma Denúncia anônima de alguma irregularidade, toque no botão “Denúncia anônima” e siga os passos apresentados na tela.
  • Agora, toque em “Registrar Solicitação” e, na tela seguinte, toque em “Reclamação”.

  • Selecione a sua operadora e siga as etapas apresentadas na tela: selecione o tipo de serviço que gostaria de reclamar, o assunto, o problema, a descrição do problema, o número de protocolo registrado junto a operadora e os dados adicionais;
  • Com tudo pronto, toque no botão “Realizar Solicitação” para enviar sua solicitação a Anatel.

Com a reclamação registrada, o prazo de atendimento para operadora analisar e responder a reclamação é de até 10 dias, contando dias úteis, feriados e finais de semana. É do encargo da Anatel acompanhar os prazos.

Você poderá acompanhar o status da sua solicitação através do próprio site do Anatel Consumidor. A agência te enviará um e-mail quando o status da solicitação for concluído.

Anatel Consumidor

Desenvolvedor: Seviços e informações do Brasil

Grátis

Tamanho: Depende da plataforma


2

Comentários

TC Ensina: como fazer uma reclamação na Anatel
  • Sempre gostei também do atendimento da Anatel. E sempre que precisar uso o app, mais prático que ficar registrando pelo site.

      • Achei impressionante a experiência que tive com o atendimento da Anatel das vezes que precisei, extremamente diferente do das operadoras que é péssimo.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista