
Tech 20 Jan
21 de janeiro de 2025 3
Conhecida por lançar diferentes periféricos com telas E-Ink, a Dasung apresentou o "primeiro" monitor a embarcar um display do tipo com taxa de atualização de 60 Hz, aproximando a tecnologia de telas LCD tradicionais. Outros aparelhos com E-Ink já haviam oferecido velocidade similar em forma de protótipo, mas a novidade parece ser a primeira a ser comercializada.
As telas E-Ink são a mesma tecnologia vista em dispositivos como o Kindle da Amazon. Suas maiores vantagens estão no maior conforto ocular, por não emitirem luz direta, e na economia de energia, já que só consomem eletricidade quando mudam o que está sendo exibido no painel.
No entanto, os pontos fortes também são responsáveis por limitações — a forma como esse tipo de display funciona dificulta o uso de taxas de atualização mais altas. Até então, os modelos mais avançados apresentavam taxas de 40 Hz no máximo, ficando muito abaixo da média em comparação a telas LCD ou OLED, que já ultrapassam os 360 Hz.
A Dasung deu um passo para mudar esse cenário com o lançamento do Paperlike 103, novo monitor que embarca um display E-Ink com taxa de atualização de 60 Hz. Mesmo não sendo exatamente o primeiro, já que protótipos de tablets e outros eletrônicos já foram demonstrados, a novidade parece ser a primeira a ser vendida ao público.
Ainda há algumas limitações claras em comparação a monitores tradicionais: o tamanho é de apenas 10,3 polegadas, a proporção é mais quadrada em 4:3 e a exibição ainda é feita em preto e branco, apesar de já haver E-Ink colorido. No entanto, a resolução é alta, com 1874 x 1404 pixels, e a construção é robusta, com corpo em peça única de alumínio.
A conexão é feita através das duas portas USB-C embutidas, havendo assim suporte a computadores e smartphones, e há um sistema de iluminação para permitir o uso mesmo em ambientes pouco iluminados — por não emitir luz, o E-Ink precisa de LEDs para casos de uso como esse.
O acessório pode ser uma escolha interessante para quem sofre muito com cansaço ocular após passar horas na frente do computador e, com a taxa de 60 Hz, exige sacrifícios menores. Além disso, mesmo não parecendo empolgante, a chegada da novidade é um sinal de que ainda há muitos avanços a serem feitos nas telas E-Ink.
O Dasung Paperlike 103 já está à venda na China, com preço sugerido de 1,999 yuan, ou cerca de R$ 1.660. A marca possui um site internacional que faz envios ao Brasil, mas ainda não se sabe quando a novidade será disponibilizado através dele.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários