Wunderlist 



O Wunderlist é um aplicativo útil para programar e organizar as tarefas do nosso dia a dia. O programa permite criar essas tarefas, dividi-las por assuntos e agendar alarmes para recordar o usuário de realizá-las. É uma boa opção para quem está cansado de se perder em meio a tantas listas de tarefas em papel. Além de ter um design simples e ser bastante intuitivo aprendê-lo a usar, o Wunderlist tem um grande ponto forte: ser completamente multiplataforma. Há versões dele para Windows e Mac, iOs e, é claro, Android. No caso do sistema operacional do Google, o aplicativo é compatível até mesmo com versões mais antigas e funciona a partir da 2.2 (Gingerbread).
Outra vantagem que ele oferece é a sincronização pela nuvem. Isso quer dizer que todo e qualquer conteúdo criado com o programa é atualizado pela internet diretamente para conta do usuário e pode ser acessado com qualquer aparelho - computador, tablet ou smartphone – que tenha o aplicativo instalado e uma conexão de internet. Assim, você pode começar a usá-lo no celular, depois retomar a lista de tarefas no PC e terminar de organizá-la pelo tablet. Já que estamos em uma época em que uma pessoa tem mais de um aparelho, essa função é essencial para qualquer programa ser realmente prático e verdadeiramente útil. Por fim, o Wunderlist é gratuito e tem versão em português. No entanto, existe uma versão paga que oferece funções adicionais como anexar arquivos às tarefas criadas. Esta versão custa US$5 por mês ou US$50, mas a maior parte de suas funcionalidades está presente em sua versão grátis, o que torna o upgrade dispensável para a maioria dos usuários.
Um bom aplicativo de tarefas deve ter um design simples e ser fácil de usar. Afinal, um programa desse tipo deve simplificar a vida do usuário em vez de complicá-la ainda mais com funções demais ou uma interface complexa. O Wunderlist não foge a essa regra. Ele se resume basicamente a duas telas. A principal traz uma barra para criar novas tarefas e uma lista daquelas que já foram executadas. Na parte inferior da tela principal, há botões para compartilhar as tarefas e outro para organizá-las em ordem alfabética. Ao deslizarmos a tela para a direita, surge o menu principal, onde estão as diferentes pastas onde estão arquivadas as tarefas.
Por essa tela, é possível acessar as tarefas marcadas como importante, aquelas programadas para o dia de hoje ou para a mesma semana. Ainda dá para visualizar todas as tarefas já criadas, somente aquelas que já foram completadas ou aquelas que estão arquivadas por pastas temáticas, como assuntos de trabalho ou privados. Ainda nesta segunda tela, o usuário acessa o chamado centro de atividades pelo ícone com o símbolo de um sino, localizado no canto superior direito. Essa função foi incorporada ao programa no fim de 2012. Neste centro de atividades, ficam as notificações de que uma tarefa está chegando próximo à data ou horário do seu vencimento e as tarefas que foram compartilhadas com o usuário por seus amigos e colegas. O Wunderlist é um aplicativo bonito, mas não há como customizar a maior parte de seu visual.
O único item possível de ser personalizado é o plano de fundo da tela principal. Como padrão, o programa exibe um fundo que se assemelha ao efeito de madeira. Nas configurações da versão gratuita, pode-se mudar o fundo para outras 15 opções, que podem ser fotos ou cores sólidas. A versão paga ainda inclui outras oito opções extras. Por fim, o programa conta com um atalho inteligente, ou widget, que pode ser colocado em uma das telas principais do sistema operacional. Nem todos os programas de notas ou tarefas contam com esse recurso, que é uma forma prática de acessar seu conteúdo sem ser necessário abrir o aplicativo. Isso poupa cliques, tempo e um pouquinho da bateria do celular. No widget do Wunderlist, aparecem listadas as tarefas agendadas para o dia de hoje. Para adicionar uma tarefa, basta clicar no símbolo de mais, o que fará o aplicativo abrir.
CRIANDO TAREFAS
Antes de qualquer coisa, o usuário precisa se registrar no aplicativo depois de baixá-lo e instalá-lo no celular. É possível acessar o programa usando o login e senha da rede social Facebook ou criar um novo login e senha, além de informar o endereço de email, quando se abre o aplicativo pela primeira vez. Com isso feito, a principal forma de criar uma tarefa no Wunderlist é por sua tela principal, no campo “adicionar um item”, localizado no topo. Basta clicar nesta barra e começar a digitar. Ao terminar, ela ficará arquivada na pasta “caixa de entrada” do programa. Uma vez criada a tarefa, basta clicar nela para abri-la em uma nova tela. Dentro da tarefa, o usuário pode definir um prazo final para ela, incluir um lembrete ou torná-la uma tarefa recorrente, ou seja, ela aparecerá diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente, sempre que for necessária.
Esta é uma função bastante útil para o caso do pagamento de contas, por exemplo. Também é possível incluir em uma tarefa uma série de subtarefas, como por exemplo, os itens de uma lista de compras ou assuntos a serem tratados em uma reunião. Além das subtarefas, uma tarefa ainda pode conter anotações com informações consideradas relevantes, como o endereço do local de seus encontros pessoais e profissionais ou até mesmo o link para uma página na internet. Por fim, o programa permite incluir arquivos em uma tarefa, mas essa uma função exclusiva da versão paga. Infelizmente, não é possível fazer todas essas modificações ou inclusões enquanto se está criando a tarefa pela primeira vez. Isso só é possível quando uma tarefa já está criada e se clica nela por meio da tela principal do programa.
Outros aplicativos permitem fazer essa personalização já de partida, quando estamos criando a tarefa pela primeira vez, o que poupa tempo e trabalho do usuário.O Wunderlist ainda permite criar tarefas enviando mensagens para um endereço específico de email criado para cada usuário. Essa função não traz restrições ao tipo de serviço de email usado. Quando uma tarefa é criada, ela é sincronizada com a conta do usuário automaticamente pela internet. Normalmente isso acontece sempre que um novo conteúdo é incluído, mas nem sempre. Não há como determinar uma frequência para essa atualização automática, uma função que seria importante para poupar a bateria do telefone.
Para saber quando a última sincronização foi realizada, é preciso acessar o menu principal e rolar a tela até o seu fim. O Wunderlist ainda permite importar notas a tarefas criadas em outros programas. No entanto, esse recurso é limitado aos programas Astrid, que acaba de ser descontinuado, e ao Any.do. Seria interessante ter mais opções.
GERENCIANDO TAREFAS
Toda tarefa já criada aparece a princípio na lista de “caixa de entrada”. Para mudá-la de pasta, é preciso clicar sobre ela e mantê-la pressionada. Isso fará com que surja no canto superior direito um símbolo com três traços. Ao clicar nele, será possível arquivar uma tarefa em uma das listas já criadas ou em uma inédita, ao clicar em “criar nova lista”. O Wunderlist vem com quatro listas padrão: privado, trabalho, lista de desejos e filmes para assistir. Mas essas listas podem ser personalizadas pelo usuário no menu principal conforme seu gosto pessoal. Uma vez neste menu, basta rolar a tela até o seu fim e clicar no campo “adicionar lista”.
A ordem em que essas listas aparecem também é customizável. Você pode alterar sua posição para que ela apareça mais para cima ou para baixo ao clicar no canto direito e arrastá-la até o local desejado. O mesmo pode ser feito com as tarefas listadas dentro de uma pasta. Ainda é possível criar tarefas diretamente nas pastas, mas para isso é preciso abrir a pasta desejada e criar um item diretamente nela. Falta ao Wunderlist uma função recorrente em programas concorrentes e que ajuda bastante a organizar o conteúdo colocado no programa: as etiquetas temáticas, também conhecidas como tags. Neste programa, só há como dar destaque às tarefas classificadas como importantes.
Isso pode ser feito de duas formas: quando se abre uma tarefa, pelo símbolo de estrela no canto superior direito ou ao clicar sobre esse mesmo símbolo no canto direito de uma tarefa quando ela aparece listada dentro de uma pasta. Isso marcará a tarefa com uma tarja vermelha e a incluirá automaticamente na lista de tarefas importantes, acessível pelo menu principal. Sempre que uma tarefa tiver nela um lembrete incluído, o programa se encarregará automaticamente de lembrar o usuário na data e horário especificados para o alarme. Esse alerta aparecerá tanto no centro de notificações do próprio Wunderlist, como também no centro de notificações do celular. O aplicativo ainda enviará um alerta por email para garantir que o usuário não se esquecerá de uma tarefa mesmo quando não está com o telefone à mão ou com ele desligado ou desconectado da internet.
Quando uma tarefa for concluída, o usuário deve clicar no quadrado no seu canto esquerdo para marcá-la como executada. Isso fará com que ela desapareça da pasta em que está arquivada e apareça riscada, indicando sua conclusão, dentro da pasta de tarefas completadas. O usuário ainda pode compartilhar suas tarefas de diferentes formas. Isso pode ser feito por mensagem de texto, pelo mensageiro instantâneo WhatsApp, por Bluetooth, por email e por redes sociais como o Google Plus e Facebook. Um recurso que faz falta no Wunderlist é a sincronização de seu conteúdo com o calendário do Google. Alguns dos outros programas do gênero oferecem essa função e há muitos pedidos de usuário para ela ser incluída em novas versões do Wunderlist, mas elas não foram atendidas até o momento.
CONCLUSÃO
Prós e contras






Comentários