LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Moto G5 Plus, Redmi Note 4, Zenfone 3 e G5S Plus | Comparativo câmeras TudoCelular

21 de setembro de 2017 51

Chegou a hora de descobrirmos qual foi o grande ganhador de nosso comparativo de câmeras entre Moto G5 Plus, Zenfone 3, Moto G5S Plus e Redmi Note 4, lembrando que todos os votos foram dados sem o conhecimento da ordem em que os aparelhos estavam, tanto por parte dos leitores quanto da equipe que trabalha no TudoCelular.

Antes de seguirmos, vale dar uma rápida repassada nas especificações técnicas de cada dispositivo no que diz respeito às câmeras, lembrando que o Zenfone 3 é o único a contar com estabilização óptica de imagens, enquanto o Moto G5S Plus apresenta o diferencial do flash LED frontal.

Especificações técnicas

Todas as fotos foram tiradas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontecerá caso você vá utilizá-lo.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

74 x 150.2 x 7.7 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
73.98 x 146.87 x 7.69 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
76.15 x 153.5 x 8.04 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76 x 151 x 8.4 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

Na primeira cena temos uma vitória maiúscula do Moto G5 Plus, que marcou um total de 33 pontos contra 23 do Zenfone 3, segundo colocado. Logo em seguida vem o Redmi Note 4 com 22 pontos, e na lanterna fica o Moto G5S Plus com 12.

Foto 2

Novamente o Moto G5 Plus saiu na frente, conseguindo 29 pontos contra 25 do Zenfone 3, que de novo ficou na segunda colocação. Em terceiro temos o Moto G5S Plus com 21 pontos, com o Redmi Note 4 marcando apenas 15.

Foto 3

Mais um cenário e mais uma vitória do Moto G5 Plus. Por aqui, o intermediário lançado no início do ano marcou 31 pontos, enquanto seu sucessor ficou com 28 pontos na segunda colocação. Em terceiro vem o Zenfone 3 com 17 pontos, e novamente a lanterna fica para o Redmi Note 4 com 14 pontos.

Foto 4

Eis que finalmente temos uma cena onde o Moto G5 Plus não foi vitorioso, ficando ele agora logo atrás de seu sucessor, com 27 pontos contra 31 do Moto G5S Plus. Em terceiro vem o Zenfone 3 com 17 pontos, e em último o Redmi Note 4 com 15.

Foto 5

Chegou a hora da Asus brilhar. Aqui, temos 28 pontos para o Zenfone 3 contra 24 do Moto G5 Plus e 22 do Moto G5S Plus, ficando o Redmi Note 4 para trás com somente 14 pontos.

Foto 6

Na imagem com zoom digital, tivemos vitória para o Moto G5 Plus, com 30 pontos contra 26 do Zenfone 3. O Redmi Note 4 finalmente largou a última colocação após um bom tempo, ficando com 23 pontos contra 11 do Moto G5S Plus.

Foto 7

Na cena de macro em ambiente externo, tivemos o foco do Moto G5 Plus garantindo a primeira colocação com larga vantagem para os rivais, com um total de 35 pontos contra 25 do Moto G5S Plus. O Redmi Note 4 veio em terceiro com 17 pontos, deixando o Zenfone 3 em último com apenas 13, já que o aparelho da Asus apresentou uma certa dificuldade para entender o que devia ficar em foco.

Foto 8

Na segunda imagem em macro, por outro lado, vimos que quando o Zenfone 3 acerta no foco ele tem muito a oferecer, com o dispositivo da Asus marcando 27 pontos contra 25 do Moto G5 Plus. Logo em seguida vem o Moto G5S Plus com 23 pontos, deixando mais um vez o Redmi Note 4 para trás com apenas 15.

Foto 9

Em ambiente interno, tivemos 29 pontos para o Moto G5 Plus contra 25 do Moto G5S Plus. Por aqui o Redmi Note 4 conseguiu superar o Zenfone 3, marcando 22 pontos contra 14 do modelo da Asus.

Foto 10

Ao apagar das luzes com o flash ativado, tivemos o Moto G5S Plus como grande ganhador, conseguindo 29 pontos contra 27 do Redmi Note 4. O Zenfone 3 vem em terceiro com 20 pontos, e pela primeira vez temos o Moto G5 Plus em último, com apenas 14 pontos.

Foto 11

Passando para as cenas noturnas vemos que a estabilização óptica do Zenfone 3 faz toda a diferença, com o aparelho totalizando 28 pontos contra 23 do Moto G5S Plus. Logo em seguida vem o Moto G5 Plus com 22 pontos, ficando a lanterna para o Redmi Note 4 com 17.

Foto 12

Mais uma cena noturna, e mais uma vitória do Zenfone 3. Aqui, tivemos o aparelho da Asus com um total de 31 pontos, superando assim o Moto G5 Plus que marcou 28. Em terceiro vem o Moto G5S Plus com 17 pontos, e fechando a lista temos o Redmi Note 4 com 14.

Foto 13

Na última cena noturna tivemos nova vitória do Zenfone 3, que marcou 31 pontos contra apenas 20 de Moto G5S Plus e Redmi Note 4, ambos empatados na segunda colocação. Logo em seguida vem o Moto G5 Plus fechando a lista com 19 pontos.

Foto 14

Na primeira selfie tivemos vitória do Moto G5 Plus, que foi capaz de arrecadar 28 pontos contra 25 do Redmi Note 4, segundo colocado. Em terceiro tivemos o Moto G5S Plus com 21 pontos, e em último o Zenfone 3 com 16.

Foto 15

Por fim, temos a selfie noturna, como não poderia deixar de ser o ganhador foi o Moto G5S Plus, sendo ele o único a contar com flash LED frontal. O dispositivo marcou 33 pontos contra 27 do Moto G5 Plus, que permite usar sua tela para iluminar o autorretrato. Em terceiro ficou o Zenfone 3 com 21 pontos, enquanto o Redmi Note 4 amargou a última posição com apenas 9.

Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final:

  • Moto G5 Plus: 401 pontos
  • Zenfone 3: 337 pontos
  • Moto G5S Plus: 341 pontos
  • Redmi Note 4: 271 pontos
Potência do flash

Em nosso comparativo de câmeras também medimos a potência da iluminação do flash de cada smartphone, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando um luxímetro chegamos aos números apresentados mais abaixo, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.

  • Moto G5 Plus: 1.407
  • Zenfone 3: 1.063
  • Moto G5S Plus: 1.421/428
  • Redmi Note 4: 1.408
Conclusão

Após todos os testes em fotos e vídeos realizados, foi possível percebermos que o Moto G5 Plus continua como uma ótima opção para quem deseja um smartphone barato com câmera capaz de registrar belas imagens, sendo ele o modelo que de longe possui o foco mais rápido e preciso dentre os quatro.

Já o Zenfone 3 se destaca pela estabilização óptica, algo que faz total diferença em ambientes de baixa luminosidade para evitar que suas fotos saiam tremidas e sem nitidez. O ponto negativo aqui fica para a gravação de vídeos noturna, já que a baixa abertura da câmera prejudica bastante a entrada de luz.

O Moto G5S Plus se mostrou uma boa alternativa para quem busca os diferenciais da câmera dupla, porém em alguns momentos a demora para registrar as fotos causa um grande incômodo, principalmente em cenas mais rápidas onde qualquer segundo pode fazer com que você não consiga capturar o momento.

Por fim, temos o Redmi Note 4, que não se destacou em nenhum cenário e ainda apresentou de longe a pior gravação de vídeo, sendo completamente impraticável em ambientes noturnos e bem mediano até mesmo em locais com boa iluminação, principalmente devido à dificuldade da Mali-T880 para lidar com gravação em Full HD.

Com tudo isso, podemos dizer que o Moto G5 Plus é o mais indicado para quem tira muitas fotos durante o dia e precisa de agilidade para cenas mais dinâmicas, com o Moto G5S Plus oferecendo diferenciais bacanas e o Zenfone 3 entregando o melhor resultado para ambientes noturnos.

E você, o que achou das câmeras? Concorda com nosso veredito? Deixe seu comentário aí embaixo e não se esqueça de voltar aqui amanhã para ver o vídeo onde damos ainda mais detalhes sobre o nosso comparativo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

  • O Motorola Moto G5S Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G5 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Redmi Note 4 64GB ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

51

Comentários

Resultados: Moto G5 Plus, Redmi Note 4, Zenfone 3 e G5S Plus | Comparativo câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas