LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Reconhecimento de músicas no Pixel 2 fará você esquecer o Shazam, veja os motivos

06 de outubro de 2017 5

Existem vários recursos no Pixel 2, flagship apresentado pelo Google no último dia 4. E, confirmando alguns rumores que publicamos anteriormente, os novos dispositivos em conjunto com o Android Oreo ganharam a capacidade de reconhecer músicas.

Usuários que já experimentaram aplicativos como o Shazam sabem bem como funciona o recurso - e conhecem sua utilidade. O aparelho capta o áudio, reconhece a música e exibe o nome da obra e do artista. Porém, no caso dos novos Pixel, o smartphone sempre estará "atento" às músicas tocando perto de você e exibirá o título e o álbum na tela de bloqueio.

Ou seja, você nunca precisará se preocupar em abrir um aplicativo e tocar um botão, o que muitas vezes é inconveniente. Este é o primeiro motivo que torna o recurso do Google mais interessante que o Shazam ou o SoundHound.

Mas ainda há outros motivos. Confira alguns deles abaixo.

Reconhecimento off-line

Com o reconhecimento automático do Pixel 2, você não precisa de conexão de dados para descobrir uma música tocando perto de você. Isso mesmo, não será preciso acesso a servidores para encontrar título e álbum da canção, e além de ser uma ótima vantagem no que tange à economia de dados, também é boa notícia para os mais preocupados com privacidade.

Isso é possível graças aos algoritmos de "aprendizagem em máquina" que combinam a música com dezenas de milhares de "padrões" já armazenados no seu aparelho. Mas não há muitos detalhes sobre como é possível armazenar tanta informação em pouco espaço.

Economia de bateria e dados

Se o aparelho executa o recurso offline com tudo gravado na memória, não há qualquer transferência de dados ou muito poder de processamento envolvido. Com o Snapdragon 835 presente, há sempre algo reservado para as soluções de escuta, que cuida dos comandos como "OK, Google".

Portanto, de qualquer forma, os recursos de hardware reservados a esse tipo de coisa já estão ali. O novo reconhecimento de músicas apenas dá uma tarefa a mais.

Tela de bloqueio

Uma vez que os novos Pixels estão equipados com painéis OLED, eles podem mostrar informações pertinentes como data, hora, notificações e, títulos de músicas em tempo real diretamente na tela de bloqueio, com um mínimo de consumo de energia.

Diferente do Auto Shazam, você pode simplesmente olhar a tela do seu Pixel 2 enquanto estiver dirigindo ou andando em uma rua movimentada, em um bar ou na balada, sem ter que desbloquear o celular e entrar em um aplicativo.

E aí, convencido que o novo recurso é superior aos aplicativos rivais? Pois saiba que os novos Pixel têm alguma chance de chegarem no Brasil algum dia, já que o Google anunciou oficialmente que abrirá lojas físicas por aqui.

  • O Google Pixel 2 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Reconhecimento de músicas no Pixel 2 fará você esquecer o Shazam, veja os motivos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas