LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony Xperia XA1 Plus: unboxing e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

13 de novembro de 2017 9

A sony anunciou mais um Xperia aqui para o Brasil, ao trazer o XA1 Plus para o nosso mercado. O TudoCelular já está com uma unidade, e faremos rapidinho um unboxing com as primeiras impressões desse dispositivo, para depois seguir com os testes tradicionais de bateria, desempenho e os comparativos de câmera e tela.

Esse dispositivo se insere entre o XA1 e o XA1 Ultra, trazendo tela de 5,5 polegadas e o mesmo hardware dos irmãos um pouco mais velhos. Os três ainda estarão disponíveis nas lojas brasileiras, sendo o XA1 Plus apenas mais uma opção para o consumidor. Portanto, ideal para quem quer tela grande, mas não tanto quanto as 6 polegadas do XA1 Ultra.

Embalagem e acessórios

A caixa do XA1 Plus é bem simples, na cor branca, sem muitos detalhes impressos. Dentro dela, temos o aparelho embalado em um plástico. A Sony nos mandou uma unidade na cor preta, mas nas lojas brasileiras também será possível encontrar uma versão dourada.

Aqui, é importante observar que esse é um modelo de demonstração, então não teremos todos os acessórios que estarão na caixa caso você compre um desses. Eis todos os acessórios inclusos na versão que estará à venda nas lojas nacionais:

  • Adaptador de parede com saída de 5V e 1,5A (sem suporte ao Quick Charge);
  • Cabo de dados USB para USB tipo-C;
  • Fone de ouvidos intra-auricular básico;
  • Manuais
Design e tela

O design do dispositivo não muda muito em relação ao XA1 ou o XA1 Ultra, ficando inserido exatamente entre os dois na faixa de preço. Sim, os três estarão disponíveis nas lojas brasileiras, cada um focando um público diferente, conforme o tamanho da tela e preço.

O XA1 Plus tem corpo metálico, com as laterais bastante curvas, o que deve garantir uma pegada bem razoável. Esse design quadradão numa tela de 5,5 polegadas e muitas bordas, no entanto, me pareceu um pouco desconfortável. Dependendo do tamanho das suas mãos, é meio difícil manusear o aparelho.

Falando nisso, ele tem 155 mm de altura por 75 mm de comprimento, e 8,7 mm de espessura. E pesa 190 gramas.

67 x 145 x 8 mm
5 polegadas - 1280x720 px
75 x 155 x 8.7 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
79 x 165 x 8.1 mm
6 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Enfim, temos aqui do lado esquerdo apenas a gavetinha de cartões, com dois slots para nanoSIM, na parte que se destaca do aparelho, e o espaço para o micro SD aqui dentro do dispositivo.

Na pate de baixo, temos apenas a entrada usb C e o alto falante de mídia. Na parte de cima, microfone de redução de ruídos e conector de fones de ouvido.

Deixei o lado direito para o final propositalmente. Temos aqui na parte de baixo o botão exclusivo da câmera, e na parte de cima o botão de volumes. No centro, finalmente, o botão de energia com leitura de impressão digital. Aí sim, Sony!

A traseira é bem simples, com a câmera na parte superior esquerda, acima do flash LED. Temos ainda a área de conectividade do NFC, que é identificada em todos os Xperia, algo não repetido por outras fabricantes, mas que é uma ótima ideia.

E, por fim, na parte frontal, bordas. Muitas bordas. Para quem gosta, um prato cheio. Enfim, a borda superior abriga a câmera de selfies, o alto falante de chamadas, acima do nome da marca. Tem ainda os sensores de luz e proximidade, que é bem difícil de ver aqui nessa versão toda preta. Lá embaixo, uma borda gigante para abrigar, no cantinho inferior, o microfone.

Hardware e software

O Xa1 Plus tem tela de 5,5 polegadas IPS LCD, chipset MediaTek Helio P20, 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. A bateria tem 3.430mAh. Veja as especificações completas:

  • Tela IPS LCD de 5,5” com resolução Full HD e Gorilla Glass
  • Processador MediaTek Helio P20 octa-core @2.3GHz
  • 4GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno, expansível via cartão micro SD de até 256GB
  • Câmeras de 23MP (principal) e 8MP (frontal)
  • Sensor biométrico para leitura de digitais integrado ao botão de energia
  • Bateria de 3.430mAh
  • Dimensões: 155 x 75 x 8,7 mm
  • Peso: 190 g
  • Disponível nas cores ouro e preto
  • Android Nougat 7.0 Nougat sob a interface da Sony

O XA1 Plus tem o Android 7.0 Nougat pré-instalado, com a interface modificada da Sony. E isso inclui um Assistente, com algumas dicas, ajustes do modo stamina, limpeza inteligente, gestão da carga da bateria e Xperia Actions. São várias opções aqui dentro, para você configurar algumas ações para o aparelho tomar em casos específicos, como no horário de dormir ou ao abrir um jogo.

Mas o que merece mais destaque é o áudio. Tem aqui um recurso Clear Audio para melhorar a qualidade do som, que serve para música e vídeo. É um recurso próprio do dispositivo, e funciona independente do fone de ouvido ou caixa de som que você optar por escutar música.

E não podemos esquecer da grande novidade do XA1 Plus, que é o primeiro intermediário da Sony com sensor biométrico.

Câmeras

O conjunto de câmeras é igual ao do XA1: 23 megapixels, com abertura f/2.0 na traseira, com capacidade para gravar vídeos em Full HD. Na frente, temos 8MP, em uma lente com abertura f/2.0 também e, novamente vídeos em Full HD.

A câmera traseira tem um sensor de imagem Exmor RS de 1/2,3", com autofoco híbrido, inicialização e captura rápidas, promessa de boas fotos com baixa luminosidade, alcançado ISO máximo de 6.400 e cleam zoom de 5 vezes, além do recurso SteadyShot.

Já o sensor frontal, que também é Exmor RS, tem um tamanho maior, de 1/4". a lente é grande angular, também tem SteadyShot e o ISO máximo é de 3.200.

O app de câmera é o mesmo dos outros XA1, e basta deslizar para os lados para alternar entre os modos, incluindo o vídeo. Deslizando de cima para baixo, você troca a câmera, da traseira para a frontal. Vamos explorar aqui um pouco mais no nosso comparativo de câmeras.

Dúvidas e sugestões

Bom, tiramos da caixa e trouxemos um hands on rapidinho, e agora vamos começar os testes de bateria, desempenho e os comparativos com alguns rivais na faixa de preço.

O XA1 Plus chega ao Brasil em 14 de novembro, inicialmente pelo site oficial da Sony e outras lojas de ecommerce. Poderá ser encontrado nas lojas físicas na semana seguinte. O preço sugerido é de R$ 2.100.

Não esquece de assinar o canal do TudoCelular no YouTube, tocar no sino de notificações e deixar uma curtida no vídeo que abre a matéria para nos ajudar a crescer e trazer cada vez mais dispositivos para testes. E, se você tiver alguma dúvida específica sobre este aqui, deixa um comentário aí embaixo para a gente levar em consideração na análise completa.

O Sony Xperia XA1 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

9

Comentários

Sony Xperia XA1 Plus: unboxing e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas