LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon Summit: Qualcomm anuncia Snapdragon 845

05 de dezembro de 2017 37

O tão aguardado processador Snapdragon 845 foi finalmente anunciado durante o Qualcomm Snapdragon Summit, aqui no Havaí.

Ele chega como um sucessor do Snapdragon 835, apresentando pequenas mudanças em relação ao desempenho geral, algo que detalharei nos parágrafos a seguir.

Processador e arquitetura

A Qualcomm optou por continuar utilizando o padrão 10 nanômetros FinFet, com núcleros Kryo (tecnologia desenvolvida pela Samsung).

Decisão tomada possivelmente em prol do custo de produçãoafinal de contas, as empresas precisam levar em consideração o preço de fabricação envolvido em um processo com ainda menos nanômetros — bem como também a longevidade — elas também necessitam de novidades para apresentar nos próximos lançamentos, não é verdade?

Estamos falando de um SoC com oito núcleos — 4 deles baseados em Cortex-A75 (responsáveis por entregar maior poder de processamento) e outros 4 em Cortex-A53 (desenvolvidos para um melhor gerenciamento de energia).

Com isso a fabricante visa equilibrar tanto o poder de processamento quanto o consumo de bateria (30% menor), dando aos usuários 'o melhor dos dois mundos'.

O clock do chipset poderá chegar até 2.8 GHz (antes o máximo era 2.4GHz, alacançado pelo SD835), ou seja, um aumento marginal, porém, muito bem vindo.

GPU focada em AR e VR

O novo chip da Qualcomm apela principalmente à aqueles que precisam de um maior processamento gráfico (afinal de contas, processamento em si seu antecessor já tinha de sobra).

A GPU presente, Adreno 630, chega com poder de processamento 30% mais rápido, suficiente para executar com perfeição jogos em Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).

Sua inclusão acaba suprindo o 'déficit' por esse recurso no mercado mobile de dispositivos Android, que apesar de ter sido pioneiro no VR e AR, ficou para trás quando a Apple apresentou suas propostas para essa tecnologia, com o ARKit.

Em outras palavras, além de uma maior potência na abertura de apps e jogos, o Snapdragon 845 também traz um maior poder de renderização de gráficos, resultando em uma experiência de uso ainda mais fluida e interessante, especialmente para os gamers.

Inteligência Artificial (AI)

A Inteligência artificial está presente em uma diversidade de cenários na atualidade, entretanto, a maior parte dela está presente apenas na nuvem.

Mas com a chegada do machine learning, o cenário está mudando; além dos clientes não quererem seus dados sendo enviados para outros lugares, eles esperam que todos estejam disponíveis em temo real, em seu próprio dispositivo, sem a necessidade de uma conexão para que possam ser acessados.

O Snapdragon 845 chega como a terceira geração de plataformas móveis da Qualcomm com AI integrada. Nele a empresa se focou na otimização - como conseguir melhorar a experiência com inteligência artificial sem drenar rapidamente a bateria dos dispositivos.

A CPU Kryo 385 aliada à GPU Adreno 630 e ao DSP Hexagon 685 são capazes de entregar até 3x mais desempenho em AI do que a geração passada, o Snapdragon 835.

As diversas melhorias nessa tecnologia poderão ajudar em uma infinidade de cenários como, por exemplo, no uso de assistentes virtuais, na captura de imagem, uso de realidade aumentada, realidade virtual, realidade mista e muitos outros

Segurança

A segurança é algo essencial em todas as plataformas; desde manter suas fotos e vídeos em um lugar longe de olhos curiosos, até o uso de sistemas de pagamentos móveis, algo que a cada dia, torna-se mais comum.

O novo chip top de linha da Qualcomm introduz uma terceira camada extra de segurança chamado Secure Processing Unit, uma espécie de 'cofre de segurança' implementado dentro da plataforma.

Ela funciona como uma espécie de 'ilha de segurança', solidificando a segurança de todo o sistema, impedindo que ataques consigam extrair informações sensíveis como, por exemplo, dados relacionados à biometria, incluindo impressões digitais, íris, voz e reconhecimento facial, senhas, formulários, dados de SIM Cards, dados de cartões de crédito, cartões de trânsito e mais.

Conectividade de sobra

Em relação à conectividade o SD845 traz uma ótima novidade, sendo capaz de alcançar até 1,2 Gbps em conexões Gigabit LTE (carinhosamente apelidado de 4,5G), graças à segunda geração de modems Gigabit LTE (Snapdrragon X20), até 20% mais rápido do que a geração antiga (Snapdragon X16).

A tecnologia 4x4 MIMO, permite que todas as quatro antenas trabalhem ao mesmo tempo, aliada às várias possibilidades de combinações de configuração de espectros, acabam dando até 70% a mais de velocidade de conexão.

Outra novidade em relação à conectividade chega através do multi-Gigabit Wi-Fi, que estendem a experiência de uso no Wi-Fi 11ad, bem como melhorias para o Wi-Fi 11ac, especialmente em lugares lotados, aumentando em até 30% a capacidade.

Para usuários de Bluetooth, o SD845 promete uma economia de até 45% de bateria quando utilizando dispositivos com esse tipo de conectividade, tudo graças a novos protocolos que conexão, que aprimoram a conexão com desde sistemas de som até fones de ouvido.

Câmeras

Não adianta ter as melhores lentes e sensores do mercado se o processador não tiver potência suficiente para capturar e pós-processar esses arquivos aliada à engenharia de software para fazer a 'mágica' acontecer - e com o SD845 a Qualcomm focou justamente em melhorar esse quesito.

Atualmente, a geração atual de consumidores tem uma forma diferente de contar sua história, através das redes sociais. E é aí que entra o processador Spectra 280 ISP, a segunda geração de processadores para imagens.

Continuando a evolução introduzida com o recurso Ultra HD Playback no Snapdragon 835, o SD845 será o primeiro processador capaz de capturar vídeos em 60fps mais vivos do que nunca.

Com esse novo conjunto de hardware aliado ao software, a Qualcomm visa permanecer à frente da concorrencia, e continuar dominando os primeiros lugares no DxOMark, como faz atualmente.

Com a implementação do Ultra HD Premium, não só teremos uma melhoria notável na quantidade, mas também na qualidade dos pixels e cores.

O novo processador da Qualcomm agora suporta sensores duplos de até 25MP em ambas as câmeras, a frontal e a traseira, o dá muito mais margem para as fabricantes de smartphones melhorarem ainda mais seus conjuntos de câmeras.

Bateria

Uma maneira inteligente de reduzir o consumo de energia nesse novo chip foi através de um novo sistema chamado 'Foveation' .

Ele é baseado no sistema de rastreamento ocular do Snapdragon 845, ajudando a GPU a renderizar a parte da tela que o usuário está focando em maior detalhe do que o área a seu redor.

Com isso, há uma redução no uso de energia, ao mesmo tempo em que não há impacto negativo nos FPS e qualidade dos gráficos em jogos e apps mais elaborados.

Além disso, também temos o QuickCharge 4, que começará a ser suportado nos aparelhos com o SD845 lançados no próximo ano. A tecnologia promete até 50% de carga em apenas 15 minutos

Primeiros dispositivos

De acordo com vazamentos recentes a Samsung (Galaxy S9), e LG (G7) estão entre as primeiras empresas a adotar o recém-anunciado processador da Qualcomm.

A Xiaomi surpreendeu a todos durante o primeiro dia do Summit, afirmando que seu próximo smartphone top de linha, o Xiaomi Mi 7, também contará com o recém-anunciado processador.

Os primeiros dispositivos com Snapdragon 845 chegarão ao mercado no início de 2018.

Texto por Paulo Henrique Montenegro

O TudoCelular foi ao Snapdragon Summit no Havaí a convite da Qualcomm


37

Comentários

Snapdragon Summit: Qualcomm anuncia Snapdragon 845

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas