
Economia e mercado 14 Nov
França já havia banido o uso de celulares dentro das salas de aula, mas uma nova decisão anunciada pelo ministro da educação no país, Jean-Michel Blanquer, vai além e aumenta a restrição dos aparelhos nas escolas. A medida será colocada em prática a partir de setembro de 2018.
Com a nova medida, os alunos estarão proibidos de utilizar os dispositivos também fora da classe, seja no banheiro, refeitório ou qualquer lugar do intervalo. De acordo com Blanquer, essa é uma forma de proteger as crianças da perda de concentração gerada, supostamente, pelos smartphones:
Hoje em dia, as crianças não brincam mais no intervalo, elas ficam apenas na frente de seus smartphones e, de um ponto de vista educacional, isso é um problema. Isso é sobre assegurar que as regras e as leis são respeitadas. O uso dos telefones é proibido nas salas. Com os diretores, professores e pais, nós precisamos criar um jeito de proteger nossos pupilos da perda de concentração nas telas e celulares.
Nas palavras do ministro francês, os telefones serão banidos em escolas primárias com crianças de 11 a 15 anos. Professores e pais, por outro lado, apresentam ideias céticas sobre o funcionamento da proibição; Gerard Pommier, diretor de uma das maiores associações de pais, é um deles:
Não achamos que [a medida] é possível no momento. Imagine uma escola com 600 crianças. Eles vão colocar todos os telefones em uma caixa? Como você armazena isso tudo? E devolve no final das aulas? As pessoas precisam se adaptar aos tempos. Seria mais inteligente colocar regras e discutir o significado delas com os alunos. Os próprios adultos não são sempre exemplares sobre o uso de smartphones.
Para Jean-Michel Blanquer, tudo não passa de uma questão de “saúde pública”, mas que os aparelhos podem ser utilizados — para fins de ensino — em casos de emergência. Ele também diz que essa política ajudará a reduzir o cyber-bullying nas escolas. Emmanuel Macron, presidente da França, é a favor do banimento.
Mas e você, concorda ou não com a medida? Conte para a gente na área de comentários!
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários