LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lista com dados de 1 milhão de clientes da Netshoes vaza na web

17 de janeiro de 2018 2

Após uma invasão hacker ao sistema da varejista Netshoes ocorrida ao final do ano passado, onde quase 18 mil internautas foram afetados, a empresa acaba de protagonizar mais uma polêmica.

De acordo com uma publicação recente, um hacker que se apresenta como 'DFrank' enviou ontem (16) para o Tecmundo uma lista pesando 180MB contendo informações pessoais de 1 milhão de clientes da loja.

Dentre os dados vazados estão nome completo, CPF e data de nascimento, bem como a data da última compra e o código (SKU) de ordem do pedido.

Apesar de nada ter sido confirmado, há suspeitas de que o hacker conseguiu obter acesso aos dados utilizando um golpe de phishing — aqueles links que levam usuários a sites similares ao originais, ou os induzem a baixar apps e acessar serviços 'aparentemente seguros'; algo que até já ensinamos a identificar e se prevenir contra.

O cibercriminoso não deu muitos detalhes sobre o ocorrido, limitando-se a dizer que apenas 'explorou vulnerabilidades na plataforma'.

A Netshoes, por outro lado, alega que não foram encontrados indícios de invasão em seus sistemas, frisando que os mesmos são constantemente monitorados, reiterando seu compromisso com a segurança e proteção das informações de seus clientes.

O grande problema é que, mesmo que não tenham vazados números de cartão de crédito ou dados bancários, usuários mal-intencionados podem muito bem usar nomes, datas de nascimento e CPFs para o que bem entenderem, desde a obtenção não-autorizada de crédito até mesmo a abertura de contas usadas em golpes, ou sequestro de e-mails/redes sociais.

Quer saber se seu nome está na lista? Há algumas opções para isso!

A primeira delas acessar esse link, que indica que seu e-mail está listado em um dos últimos vazamentos; outra opção seria entrar em contato com a Netshoes e pedir a lista vazada (eles devem ter a informação).

Caso seja confirmado que seu nome está na lista, o próximo passo seria acionar seu advogado e ver que medidas legais podem ser tomadas para te proteger ou te compensar.


2

Comentários

Lista com dados de 1 milhão de clientes da Netshoes vaza na web

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas