
23 Agosto 2022
27 de fevereiro de 2018 18
A HMD Global Oy aproveitou a MWC18 para lançar uma versão reformulada do Nokia 8, resgatando a icônica marca Sirocco para reforçar sua preocupação com o design. O dispositivo traz alguns pontos em comum com o modelo lançado em 2017, como a presença do chipset Snapdragon 835 e módulo duplo de câmeras, mas que dessa vez recebeu um conjunto mais completo.
Como não poderia deixar de ser, o TudoCelular.com aproveitou sua presença em massa na feira para ver de perto o novo carro-chefe finlandês, e assim poder confirmar se ele de fato entrega um design tão imponente quanto a Nokia afirma. Além disso, fizemos nosso conhecido comparativo prévio de câmeras envolvendo outros flagships, mas isto é assunto para outra publicação.
Logo de cara vemos o grande diferencial do Nokia 8 Sirocco frente aos concorrentes: sua tela curva para ambas as laterais. Por aqui, temos algo similar ao padrão utilizado pela Samsung, principalmente em seus primeiros modelos da linha Edge, o que ajuda a compor o visual e ainda auxiliar em uma melhor ergonomia.
Além disso, na parte traseira temos duas câmeras com lentes ZEISS de 12 megapixels cada, sendo a primeira com abertura f/1.75 e a segunda com lentes teleobjetivas e abertura f/2.6 para aproximação de duas vezes. Logo abaixo fica o leitor de impressões digitais, que em um primeiro momento se mostrou intuitivo e bem posicionado, e ao lado temos os LEDs para flash.
Na lateral direita ficam os botões de volume e energia, infelizmente com a ausência notável de um botão dedicado à câmera, enquanto a lateral esquerda fica completamente vazia. Na parte de baixo temos a porta USB, a saída de som e um microfone, enquanto na lateral superior fica a gaveta híbrida para dois chips nanoSIM ou um chip e um cartão microSD.
No geral, temos um modelo bem bonito, com corpo construído em metal com tanto a parte frontal quanto traseira cobertas por vidro curvo nas laterais, criando assim a sensação de ser abraçado pelo vidro. Na parte frontal, vale notar que temos bom aproveitamento de tela, pois ainda que tenhamos a proporção 16:9 no display ele conta com poucas bordas acima e baixo.
O Nokia 8 Sirocco traz especificações técnicas similares ao modelo lançado em 2017, buscando oferecer um conjunto mais completo em design e diferenciais sem aumentar tanto o preço para o usuário final. Ainda assim, temos algo mais do que suficiente para prover um desempenho fluido por alguns anos, principalmente se lembrarmos que o modelo vem como membro do projeto Android One.
No geral, temos:
Com relação ao software, temos o Android 8.1 Oreo rodando de fábrica, sendo o Nokia 8 Sirocco o modelo mais potente até aqui a participar do projeto Android One. Devido a isto, a interface é extremamente similar à da linha Pixel, porém estão inclusas algumas modificações importantes, como o novo app de câmera que remete ao consagrado Lumia Câmera, incluindo modo profissional com interface intuitiva, áudio OZO para captura de som surround, e muito mais.
Como dito, a Nokia continua apostando forte em câmeras, sendo este um ponto pelo qual dispositivos da marca sempre foram reconhecidos ao longo dos anos. Aqui, temos a continuidade da parceria com a fabricante de lentes ZEISS para uso de um módulo duplo, onde o primeiro entrega imagens com um campo mais aberto e o segundo permite aproximação de duas vezes, criando assim o efeito de zoom sem perda de qualidade.
A grande novidade, porém, está para a reformulação feita no aplicativo de câmera em relação aos demais modelos com Android lançados até então pela empresa, sendo retomado o caminho adotado na época dos Nokia Lumia com um modo profissional muito intuitivo e bem desenhado, além de outras funcionalidades como o modo dual shot (para captura com câmera traseira e frontal simultaneamente) e o modo de desfoque seletivo (também conhecido como modo retrato).
O Nokia 8 Sirocco chegará às lojas na Europa já no próximo mês de abril sob o preço sugerido de 749 euros (ou algo próximo dos R$ 2.979 desconsiderando os impostos). Infelizmente, ainda não há nenhuma previsão em relação à sua disponibilidade em solo brasileiro, sendo inclusive comentado que os Estados Unidos não receberão o dispositivo em 2018, o que pode indicar uma mudança no público alvo da HMD Global Oy.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários