LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Antiga patente da Essential mostra sistema de câmera de selfie idêntico ao do Vivo Apex

03 de março de 2018 11

Certamente, um dos maiores destaques da Mobile World Congress deste ano foi a apresentação do novo conceito de smartphone da fabricante chinesa Vivo, no qual foi intitulado Vivo Apex.

O mesmo levou para Barcelona o maior leitor de impressões digitais sob a tela até o momento, visto que esse novo sistema agora toma conta de praticamente metade do display, ou seja, uma clara evolução dessa mesma funcionalidade que foi apresentada no Vivo X20 Plus UD. Segue o sensor do novo aparelho.

Resultado de imagem para vivo apex gif

Porém, esse não é o único aspecto que chama a atenção no Apex, visto que esse smartphone também possui um sistema de vibração na tela que substitui os falantes de chamada e uma curiosa câmera de selfie fica escondida dentro do corpo do aparelho e só aparece quando o aplicativo de câmera é acionado. Segue um exemplo de funcionamento.

Resultado de imagem para vivo apex selfie cam gif

Todas essas características ajudaram a fabricante a revelar um dispositivo com uma tela praticamente sem bordas, o que certamente tem sido muito desejado pelos consumidores e de fato deixa os aparelhos com um visual bastante singular.

Porém, aparentemente a Vivo não foi a pioneira nesse sistema de câmera de selfies, visto que uma patente revelada recentemente mostra que a Essential, famosa pelo estiloso Essential PH-1, já havia registrado um mecanismo bastante similar em 2016, cujo foi autorizado no ano passado. Segue.


Como nós podemos observar na imagem, realmente o sistema lavrado pela empresa de Andy Rubin se parece bastante com o que a Vivo apresentou na MWC18. De acordo com a descrição, o mesmo chama-se “Apparatus and method to maximize the display area of a mobile device”, ou aparato e método para maximizar a área de exibição de um dispositivo móvel.

O documento explica que existem dois tipos de mecânicas, a primeira mostra uma câmera que fica posicionada logo atrás da tela do smartphone e a segunda mostra algo mais similar ao que encontramos no Vivo Apex, que trata-se do mecanismo que faz a câmera saltar do corpo do dispositivo.

No entanto, é sabido que patentear uma ideia não quer dizer que a mesma será comercializada logo em seguida de seu registro, visto que nós constantemente vemos ideias no papel que certamente não verão a luz do dia.

Somado a isso, as companhias podem ter pensado na mesma coisa, visto que esse mecanismo já vem sendo ensaiado em outros aparelhos com câmeras móveis, tais como o Honor 7i e o recém anunciado Bloobo S2, porém, coube a Vivo a arriscar um mecanismo novo que pode tornar-se tendência para os futuros aparelhos de outras fabricantes, vide o leitor biométrico sob a tela.

Dois primeiros da esquerda Honor 7i, direita Bluboo S2

Acha que um futuro smartphone da Essential pode vir com esse sistema de selfie? Não deixe de comentar e confira que o Xiaomi Redmi Note 5 Pro chama atenção com a qualidade de suas câmeras.

  • O vivo X20 Plus UD ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Essential PH-1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Honor 7i ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

11

Comentários

Antiga patente da Essential mostra sistema de câmera de selfie idêntico ao do Vivo Apex
  • Aí vem a Apple lança um com essa câmera e diz que é a evolução do smartphone que ela inventou a câmera assim.....

      • Aí sim uma coisa que as empresas poderiam "imitar" que eu ficaria bem feliz.

          • Alha a vivo procurando ser processada !

              • 95% tela ?

                • Uma tela atrás seria melhor, utilizaria a melhor câmera para os dois propósitos, além de deixar o smartphone mais elegante, quero ver quando esse mecanismo de subir der probléma e travar, ainda mais importado sem assistencia no brasil.

                    • nao cara, seria pior uma tela atras, a turma ja quebra tela da frente facil imagine atras
                      se os cara arriscar fazer esse mecanismo de subir a camera sera pq eles sabem o que eles estao fazendo
                      se for pra pensar no pior cada celular vai ter um problema crucial no seu uso

                      • Faziam anos que os smartphones não apresentavam nenhuma tecnologia interessante. Gostei muito dessa camera eletronicamente escamoteável! Que alem tudo, protege bem a lente. Ai sim dá vontade de gastar dinheiro!

                          • Sem sentido foi esse Honor 7i com a borda que ele deixou dava parar por uma camera boa tranquilo, agora a qualidade dessa camera vai ter ser muito superior a uma frontal pra fazer valer o projeto.

                              • As idéias por trás deste smartphone são todas realmente inovadoras e diferentes do resto mas essa câmera (que sai pra fora) não acho que será muito usada na industria porque é uma peça que tem que se movimentar e portanto muito suscetível a quebras e desgaste, acho que depois de meses ou anos de uso deve ter grandes chances dessa câmera "não sair mais pra fora" ou "não recolher mais pra dentro".

                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas