
Android 10 Ago
Desde a realização das eleições americanas, o termo fake news se tornou uma pauta presente quase que diariamente em jornais, revistas, sites e redes sociais.
A busca em combater essa forma de manipulação de informações é recorrente e inclusive recebe nosso apoio através da coluna “Detetive TudoCelular”, que visa esclarecer pontos que possam ser considerados equivocados ou que precisam de esclarecimentos.
Além da imprensa de maneira geral, as redes sociais também tem peso importante no combate a mentiras que rondam a internet e visam por muitas vezes, denegrir imagem de terceiros, sejam eles políticos ou não.
Um exemplo proativo disso é o Facebook, que desde o começo deste ano, vem buscando criar formas de combater a multiplicação de notícias falsas na timeline de seus usuários, como a parceria com o “Aos Fatos” e a “Agência Lupa”.
Porém, parece que as movimentações até então feitas não agradaram ao Facebook e mais uma alteração será feita: a avaliação de perfis e distribuições de notas que variam entre zero e um.
Não há informações de como essas “notas” serão calculadas e o motivo disso é justamente evitar que alguns usuários tentem burlar o algoritmo, se baseando em possíveis brechas que possam existir.
As notas, no entanto, não serão públicas, sendo elas apenas a base para que o sistema definir quais posts entregará a quais usuários, desestimulando assim as notícias falsas e combatendo assim a desinformação que pode ser gerada através do compartilhamento inadvertido de fake news.
Resta saber se a ideia do Facebook efetivamente surtirá efeito ou se é apenas uma forma de tentar ganhar pontos com usuários e entes públicos, que andam cada vez mais no calcanhar de Mark Zuckerberg, esperando um deslize para ir em cima da rede social.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários