LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fortnite para Android ultrapassa 15 milhões de jogadores; Epic Games comenta sobre o jogo

08 de setembro de 2018 74

O superpopular título Fortnite finamente desembarcou no Android no mês passado, e como suspeitávamos, o game explodiu em termos de popularidade na plataforma do robôzinho verde.

A Epic Games, desenvolvedora responsável pelo jogo, revelou em uma publicação em seu blog oficial que mesmo não tendo sido lançado na Google Play Store, o título já foi capaz de bater a marca de mais de 15 milhões de jogadores – e 23 mil interessados em jogar.

Estamos falando de números absurdos para apenas um mês de lançamento; a empresa relata que:

Nos primeiros 21 dias desde o lançamento do Fortnite no Android, o interesse tem sido extremamente algo, ultrapassando 23 milhões de jogadores adentrando nosso beta e 15 milhões instalando nosso APK. Mesmo estando em uma fase de convite no Android, nossa conversão dos jogadores tem sido similar à do beta para iOS.

Mesmo não tendo sido lançado na Play Store, Fortnite segue explodindo em popularidade no Android

Os parceiros da Epic foram fundamentais no lançamento do game para Android; a desenvolvedora trabalhou em conjunto com engenheiros da Samsung para aprimorar o desempenho nos tops de linha da marca.

A ARM, Google, Qualcomm, Razer, HiSilicon, Imagination Technologies e diversas outras também estiveram envolvidas no processo, tudo para deixar o Fortnite rodando "lisinho", identificando falhas de memória, otimizando o OpenGL, dentre outras diversas medidas.

Um aspecto que a Epic comentou que atrapalha diversos desenvolvedores da plataforma Android diz respeito à fragmentação – 92% dos jogadores da versão beta estão rodando o Oreo ou Android Pie, mas a firma mostrou-se positivamente surpresa em ver que o jogo rodava bem em aparelhos de até dois anos como, por exemplo, o Galaxy S7.

Para se certificar de que o jogo teria o desempenho otimizado em diversos aparelhos, a firma criou diferentes perfis, cada um voltado para um específico tipo de hardware:

Para conseguir lidar com esse tipo de complexidade, usamos o sistema de perfil hierárquico de dispositivo no Unreal Engine.



Começamos criando quatro diferentes perfis de desempenho: Low, Mid, High e Epic. Esses perfis mudam os ajustes da escala no motor que permite que o jogo rode em dispositivos com diferentes características de performance.



O Low reduz o máximo possível da visibilidade à distância e desabilita todos os recursos gráficos opcionais. O Epic já deixa tudo ligado: sombras, vegetação, distâncias de visão, nos dispositivos mais recentes.



Além disso, também temos um conjunto de perfis de GPU, por exemplo, Adreno 54x e Mali G72. Eles escolhem um perfil de desempenho que melhor encaixa nas habilidades do hardware, bem como permite ativar otimizações e alternativas para aquele hardware específico.




Para finalizar, temos uma série de perfis para dispositivos específicos, por exemplo, Samsung Galaxy Note 9 com Adreno e Google Pixel 2 XL. Essa última camada de perfis nos permite habilitar alternativas ou otimizações para dispositivos específicos, caso seja necessário.

Em sua postagem no blog oficial, a desenvolvedora também detalhou como lida com malware, já que o jogo não é distribuído na Play Store – o que, inclusive, foi utilizado para distribuir ameaças no formato APK próximo do lançamento no Android.

Para prevenir contaminações, a Epic Games está se esforçando para tirar do ar páginas que oferecem o download do Fortnite de maneira não autorizada – até então, 47 sites já foram erradicados graças a uma equipe especial de monitoramento. Para mais detalhes, incluindo informações técnicas detalhadas, visite a fonte desse artigo.

Você está jogando Fortnite no Android? O que acha do título até então? Compartilhe sua opinião com o TudoCelular no espaço abaixo destinado a comentários.

Veja também

74

Comentários

Fortnite para Android ultrapassa 15 milhões de jogadores; Epic Games comenta sobre o jogo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas