LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Engenheira da Intel descobre forma de baterias terem vida útil de 400 anos

14 de abril de 2019 41

Considerado um dos principais problemas da atualidade, a vida útil de baterias não tem acompanhado a evolução percebida nos demais componentes de smartphones, tablets e notebooks, sendo basicamente a mesma há anos.

Isso no entanto, não significa que a industria e pesquisadores estão parados sem desenvolver, tendo como exemplos não tão antigos a confirmação de estudos para a produção em larga escala de baterias de grafeno pela Samsung e a possibilidade de em algum momento, o cânhamo ser opção a esta.

Não bastante, hoje tivemos mais um importante passo relacionado à caminhada por baterias melhores e mais eficientes, sendo essa vindo diretamente dos laboratórios da Intel, graças a um estudo realizado pela pesquisadora Mya Le Thai, ex-estudante de doutorado da Universidade da Califórnia em Irvine e atual Engenheira de Processos Sênior da marca.

A descoberta, que aumentaria a vida útil de uma bateria para até 400 anos surgiu devido a um estudo sobre as propriedades do nanofio de ouro para utilização em baterias comerciais, sendo considerado um achado importante e "de sorte".

Esse componente, por si só, tem capacidade de sobreviver por até 6.000 ciclos de carga (ou 7.000 com muita sorte), porém, ao revestir este com uma espécie de gel eletrolítico, foi criado um circuito capaz de resistir a 200.000 cargas sem perda no desempenho, bem como sem registros de rompimento dos nanofios.

Obviamente, essa descoberta é apenas inicial, devendo demorar ainda para que vejamos chegar efetivamente ao mercado mas já é um grato sinal de que o futuro pode nos reservar baterias com maior vida útil, algo que pode inclusive não somente favorecer eletrônicos como também outros mercados como o de carros elétricos, aeroespacial e mais.

E aí, o que você acha da descoberta? Fala pra gente nos comentários!


41

Comentários

Engenheira da Intel descobre forma de baterias terem vida útil de 400 anos
  • Só espero q eles n permita q a inteligencia artificial, n aplique isso em sí mesmo. O q é impossivel, haja visto sua inteligência é trilhões de vzs elevada a trilhonezima potência mais q nós humanos. Ela sempre vai escolher o melhor pra sí. O futuro da raça humana é ser governardo pela tecnocrácia, afim de n se auto destruir ou por um senso moral e ético. Tudo será cálculo, tudo será descuberto e inventado, será a erá da singularidade. Onde até a quantidade da existencias de pessoas será controlado. Homens, Maquinas e Cyborgues disputaram lado a lado o percurso da história. Se o Eterno n voltar antes da "invasão".

      • Sendo que 1 petabytes se equivale a 1000 terabytes

          • Maluco, a inteligência artificial não é evoluída assim não! Além disto existe diferentes tipos de inteligéncia artificial que são criadas pra um propósito específico, existe as inteligências artificiais que foram programadas para descobrir novos elementos químicos, existe inteligência artificial criadas para se comunicar com humanos, existe inteligência artificial para controlar sistemas mecânicos em empresas, etc etc, atualmente a inteligência artificial está tão longe de chegar perto das dos seres humanos que até uma lesma tem uma capacidade maior que a delas. O celebro humano tem mais de 100.0000 petabytes de memória.

            • 23:59 Eng. da Intel descobre forma de baterias terem vida útil de 400 anos.
              00:00 Eng. que fez descoberta de bateria duradoura morre em acidente de carro.

                • Matéria de 2016

                    • A China está a frente em tecnologia diria algum alucinado... China copia. Só desenvolve tecnologia quem investe em pesquisa.

                      • Interessante....
                        Porém o problema é de fato a obselência programada dos componentes de um produto eletrônico, no entanto é o que fica a curiosidade: como proceder a continuidade dessa bateria de longa vida?

                        • Sei igual a lâmpada que nunca deveria quimar, ou impressora da pau do nada, lâmpada com impurezas para ter vida curta e impressora com chip do mau. Esses cartéis aí nunca deixariam uma bateria durar 400 anos, quem escreveu o texto aí eh um sonhador

                          • Daqui a 400 anos vai ter alguém lendo uma notícia do tipo e dizendo. Há 400 anos atrás uma bateira dita revolucionária poderia ter mudado tudo, mas ficou só no papel.

                              • Nunca os fabricantes de baterias permitirão uma coisa dessas! Para eles quanto menos durabilidade, mais troca de baterias e mais lucro! Igual petróleo! Essa história de carro elétrico vai acabar logo, logo quando as gigantes do petróleo acabarem com essa festa.

                                • Ou seja, poluir mais o planeta. São irresponsáveis algumas tecnologias atuais. É ótimo saber que o desempenho de uma bateria pode durar muito, mas e quanto ao descarte? E quanto a sustentabilidade?

                                  • Bem, lembro da bateria de filamento de titânio, em tese suportava muito mais carga, após isso veio a de filamento de vidro e novamente vida útil, vi as de grafeno e novamente a mesma premissa, o que o consumidor comum não entende é que substituir o maquinario atual de produção em massa de um determinado produto gera custos e investimentos de várias empresas se fazem necessário, aí temos outro fator chave em contra partida que é que apenas 20 a 38% das baterias são recicladas apenas, o que torna custoso em aparelhos que tem vida útil dé 3 anos e mais 3 de gaveta serem feitos com bateria de 200 mil de capacidade e serem descartados de Qualquer modo

                                    • Bateria nao, cristal de carga. Dura mais que a maquina e dai pode ser reciclada nos destrocos da mesma.

                                        • Todos os meses aparecem é a mesma historinha, bateria disso, daquilo, duração de semanas, aumento de qualidade, autonomia, etc.
                                          E você vê as baterias de celular com uma média de 3000mah.

                                            • A ciência funciona assim mesmo. Não são histórinhas, são verdades, mas uma coisa é você fazer UMA bateria, outra é produzir 250 MILHÕES de baterias por ano. O grande problema sempre é o custo do material e a rapidez de produção.

                                              Mas fica tranquilo, uma hora alguém conseguirá resolver estas questões.

                                              O mesmo vale para medicamentos, todos os dias surgem novas descobertas que levam décadas para chegar ao mercado, se chegar.

                                              O viagra demorou 10 anos para chegar e fazer a alegria da velharada.

                                            • Como se o problema dos celulares fossem só isso os processadores com tempo também gastam igual vamos mudar de celulares de 2 em 2 anos sempre

                                                • Só vejo isso como útil se por acaso aquele lance de telefone modular tivesse ido a frente... Aí poderíamos ter uma bateria, ou tela que pudessem ser reutilizados, fazendo upgrade apenas de câmeras, processador e memória quando se achasse necessário

                                                  • Interessante, porém inútil para smartphones, que em 2 ou 3 anos estão obsoletos.

                                                    • Não vai chegar nunca pro consumidor.

                                                        • Isso fica muito mais interessante para os carros elétricos, como solução para nós livramos do acumulo de litio no futuro. Já que poderíamos utilizar e reutilizar as baterias.
                                                          Sobre o valor, com o desenvolvimento será criado novos materiais sintéticos.

                                                          • caso vire uma bateria isso vai triplicar os valores dos celulares

                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas