
Lançamentos 04 Mar
04 de setembro de 2019 13
Nessa semana o USB-IF (USB Implementers Forum) liberou as especificações finais para a nova geração da conectividade, o USB4, que desde março vem tendo detalhes divulgados.
Dentre as várias novidades a que chamou mais atenção fica por conta das novas taxas de transferência de dados, que podem atingir até 40 GB/s – isso é, o dobro do que o USB 3.2, versão mais atual da tecnologia, é capaz de entregar.
Além disso, o USB4 também deve contar com suporte universal ao Thunderbolt 3, o que deve-se ao fato de que a nova tecnologia é, na verdade, baseada nele (por isso é capaz de alcançar velocidades tão altas).
Finalmente a Intel percebeu que não valia a pena cobrar royalties sobre o Thunderbolt 3 e deixar os dois tipos de conectividade “separados”, afinal de contas, eles possuem propósitos muito similares.
Assim como o USB 3.2, o USB4 tem como padrão a conexão USB do tipo C, ou seja, os periféricos atuais compatíveis com Thunderbolt 3 serão totalmente compatíveis com o USB4.
A nova versão do USB também contará com a tecnologia Power Delivery, que foi introduzida na versão 3.1 e garante até 100W de potência para alimentação dos dispositivos que estiverem conectados.
USB 3.0 | 5 Gb/s |
USB 3.1 | 10 Gb/s |
USB 3.2 | 20 Gb/s |
USB4 | 40 Gb/s |
Infelizmente os ansiosos de plantão terão que se conter um pouco pois, pelo que tudo indica, o USB4 só deve chegar ao mercado em 2020 (e sequer tem uma data certa para isso)
Por falar nisso, diferente dos outros padrões anteriores (USB 1.0, USB 2.0, USB 3.0, USB 3.1, USB 3.2 Gen. 1, USB 3.2 Gen. 2, USB 3.2 Gen. 2x2), o nome do USB4 colocou a sigla e o número todos juntos, para “limpar” a bagunça feita anteriormente em relação à nomenclatura – ou seja, de agora em diante, as versões que o sucederão possivelmente devem se chamar USB5, USB6 e por aí em diante.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários