LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Falha na segurança: brecha no Thunderbolt torna milhões de PCs vulneráveis a ataques hackers

11 de maio de 2020 0

A conexão Thunderbolt é uma bela conhecida dos usuários de computadores mais recentes, principalmente de usuários de Mac, os computadores da Apple. Recentemente a Microsoft sem querer revelou que não utiliza a conexão em seus computadores da linha Surface porque a considera vulnerável a hackers. Ela não poderia estar mais certa.

A falha de segurança já tem até apelido: Thunderspy. Descoberta por Björn Ruytenberg no Thunderbolt 3 e versões anteriores, ela torna milhões de computadores em todo mundo vulneráveis por essa conexão.

E não adianta seguir recomendações da BIOS ou desativar a porta, pois ainda assim é possível ter o computador invadido.


A falha compromete a segurança do computador por essa entrada caso o hacker tenha acesso físico ao computador, pois por meio do Thunderbolt é possível desativar recursos de segurança do computador. Para se ter uma ideia, até mesmo um HD criptografado pode ser acessado utilizando esse método que reprograma o controlador da porta e dá acesso total.

Como a falha no Thunderbolt funciona?

Em menos de 5 minutos um hacker pode acessar um computador, tudo isso sem o dono depois nem suspeitar do que houve.

Primeiro, com o dispositivo em mãos, basta abrir o notebook, o que não é muito difícil dependendo do hardware, e acessar a placa mãe e o chip responsável pela Thunderbolt. O hacker conecta um adaptador ao chip, que copia todo o conteúdo dele e o modifica, como é possível ver no vídeo abaixo:

Ruytenberg, que é pesquisador da área, diz que são necessários apenas 400 dólares em equipamentos para realizar o procedimento. Algo que, do ponto de vista dele, não é um problema para os maiores interessados em destravar os computadores, a quem ele se referiu como órgãos de 3 letras, uma clara referência à NSA, FBI, CIA e outras organizações.

Quais computadores estão vulneráveis?

É importante dizer que apenas computadores com Windows e Linux podem ser invadidos, ou seja, notebooks ou computadores com macOS não são vulneráveis. Entretanto, a Intel afirmou que todos os computadores com a conexão são vulneráveis.

Entretanto, vale dizer que um recurso chamado Kernel DMA Protection permite se proteger dos ataques, mas ele só foi implantado em alguns computadores produzidos a partir de 2019

Para alertar o público e fornecer mais detalhes a respeito da brecha, Ruytenberg criou um site chamado Thunderspy.io, onde é possível baixar um programa para saber se o seu computador é vulnerável a ataques, caso ele possua uma porta Thunderbolt.


0

Comentários

Falha na segurança: brecha no Thunderbolt torna milhões de PCs vulneráveis a ataques hackers
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2