LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TCL revela protótipos de smartphones dobráveis e projeto de aparelho com tela deslizante

05 de março de 2020 8

Os smartphones têm apresentado o mesmo formato entediante desde 2007 com o lançamento do primeiro iPhone. Emboraas empresas tenham evoluído seus dispositivos em todas as características, desde tela, ao processamento e construção dos aparelhos, eles continuam sendo essencialmente o que sempre foram: um aparelho em formato de barra.

Com a nova onda dos smartphones dobráveis isso muda completamente. Em apenas um ano desde o lançamento dos primeiros modelos que mudam completamente o seu formato vimos um salto interessante entre aqueles que estão sendo vendidos, basta olhar para a diferença entre o Galaxy Fold, o Huawei Mate X, o Motorola Razr e o Galaxy Z Flip, cada qual com sua própria peculiaridade e diferencial que se distingue dos outros.

Recentemente a TCL realizou um pequeno encontro nos Estados Unidos com jornalistas e youtubers da área de tecnologia e apresentou a eles alguns projetos que a fabricante está desenvolvendo, que inclui não apenas um smartphone com duas dobradiças, mas também um tablet dobrável compacto e o seu aguardado smartphone com tela enrolável.

Protótipos já conhecidos

Entre os modelos que a TCL já havia apresentado em outras ocasiões estão o smartphone que dobra em três segmentos e o tablet dobrável da fabricante.

Ambos já mostram uma fase de protótipo mais avançada que das últimas vezes: o primeiro apresenta agora uma tela funcional onde as pessoas puderam utilizar o software enquanto o smartphone era dobrado e desdobrado em várias posições diferentes, e o segundo, por ser mais simples, também consegue ser manipulado de forma como um produto final.


Não existe características reveladas sobre qualquer um dos dispositivos exibidos pela TCL. Não há informações sobre quando eles serão lançados no mercado (ou mesmo se serão lançados), nem detalhes de hardware, bateria e câmeras.

O foco da TCL é, de fato, apenas apresentar as ideias para os jornalistas e mostrar o que pode ser feito com as tecnologias de tela dobrável, servindo também como uma forma de antecipar o que devemos ver nos próximos anos neste mercado de smartphones dobráveis, já que são muitas possibilidades.

O smartphone com tela enrolável

O único protótipo estreante da vez foi o smartphone da TCL com tela dobrável e display que se curva para a traseira do smartphone, podendo ser esticado para virar um tablet ou encolhido para o formato normal de smartphone.

A ideia é, de certa forma, semelhante ao Mate X da Huawei que oferece os modos de smartphone e tablet em um mesmo corpo com uma mesma tela, mas a diferença fica para a sua execução: enquanto o painel e o corpo do Mate X se dobram, a ideia proposta pela TCL é fazer com que o usuário precise apenas puxar o corpo para transformá-lo.

A visão do projeto fica mais clara com os vídeos e imagens que você pode conferir abaixo, e mais uma vez é necessário lembrar que este é apenas um projeto em fase de prototipagem: a tela não é um painel OLED de verdade, apenas uma cobertura impressa sob o plástico para simular um display.


Enquanto o atual protótipo ainda precisa ser puxado manualmente pelo usuário e para isso é necessário grande esforço, a ideia é oferecer um botão para que todo o trabalho seja realizado automaticamente pelas engrenagens, sem que o usuário tenha que esticar ou diminuir a tela com as próprias mãos.

Como dito, tudo o que a TCL apresentou ainda encontra-se em estágios inicias de prototipagem e talvez nunca sejam vendidos oficialmente para o mercado, mas é interessante notar as possibilidades que podemos ter nos próximos anos e, com a evolução de tecnologias, podemos ter aparelhos ainda mais finos que se dobram mais vezes.


8

Comentários

TCL revela protótipos de smartphones dobráveis e projeto de aparelho com tela deslizante

Moto G8 Power Lite vs Galaxy A30s: uma comparação com pouco sentido | Comparativo

Galaxy A30s vs Galaxy A31: e agora, as mudanças são para valer? | Comparativo

Galaxy A50 vs Moto G8 Plus: você ficaria com atualização ou bateria? | Comparativo

MIUI, OneUI, EMUI: as diferenças entre as interfaces Android | TudoCelular Entenda